Orquestras de Guarulhos divulgam a sua programação para 2023

A prefeitura de Guarulhos lançou na última quarta-feira, 1° de fevereiro, a Temporada 2023 das Orquestras de Guarulhos. O evento, que aconteceu no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, contou com a participação de artistas, membros da Academia Guarulhense de Letras (AGL) e do SESC Guarulhos, além das presenças do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, e do maestro Emiliano Patarra.

Mais que pinçar alguns dos principais destaques da intensa programação, que conta com cerca de 60 apresentações durante toda a temporada, o lançamento também ofereceu aos convidados um recorte de atividades musicais, como a participação de quarteto de cordas composto por professores do Projeto Música nas Escolas, que também são instrumentistas da Orquestra Gru Sinfônica.

A cantora Céllia Nascimento deu uma pequena mostra do espetáculo Samba em Concerto – 3ª edição, que acontece no próximo dia 25 de fevereiro, sábado, às 20h, abertura da Temporada 2023 com a Orquestra Jovem, no Teatro Padre Bento.  Sob regência de Emiliano Patarra, arranjos de Fernando Gomes e curadoria da própria Céllia, Samba em Concerto é parte da série Nossa Gente e também convida ao palco outros artistas da cidade como Teresa Gama, Fernando Lima e Carlão da Vila.

“Nosso objetivo é oferecer aos munícipes uma temporada altamente qualificada, seja pela qualidade técnica dos instrumentistas, seja pelo referencial artístico dos artistas guarulhenses. Isso impacta muito mais que a rotina cultural da cidade, pois insere Guarulhos em um circuito artístico nacional bastante reconhecido, mas também desperta gostos e interesses, que aos poucos vão se alinhando com o de grandes polos culturais de nosso país”, comemorou Professor Jesus.

Novidades

Aquarela, Convidados Especiais, Sangue Novo e Nossa Gente são os nomes das quatro séries de espetáculos em celebração à nova sede da Gru Sinfônica e Orquestra Jovem: o Teatro Padre Bento. Desde maio do ano passado, o espaço passou a abrigar tanto as orquestras, quanto outros projetos do Conservatório de Guarulhos, o corpo artístico da Banda Sinfônica, coordenada pelo maestro Marcelo Mendonça, e a Roda de Choro do Samuka, coordenada pelo professor JG, além dos encontros formativos em dança, teatro e circo da Escola Viva de Artes.

Em 2023, a prefeitura de Guarulhos, por meio da secretaria de Cultura, realiza o 2º FOG – Festival de Ópera de Guarulhos, que consolida o gênero na cidade. Em meio às novidades, estão ainda a participação das orquestras da cidade em gravações de álbuns com obras de compositores com intenso trabalho musical, e o GruCanto, o primeiro concurso de canto da cidade de Guarulhos.

Série Convidados Especiais

Convidados de alto nível, que compartilham os seus talentos e a sensibilidade de suas interpretações, em concertos que inserem definitivamente a programação realizada em Guarulhos no circuito artístico nacional. No dia 26 de fevereiro, domingo, às 17h, o violinista Davi Graton, que foi spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSEP), estrela apresentação da Orquestra Gru Sinfônica com o Concerto para Violino em Ré Maior e a Sinfonia Nº 3, de J. Brahms, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.

Em março, a Orquestra Jovem convida a Filarmônica de Pasárgada, sob regência de Emiliano Patarra, ao Teatro Padre Bento. Em maio, o maestro Miguel Campos Neto rege a Missa em Dó Maior, K. 337, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia Nº 8, de Antonín Dvorák, em concerto que contará com a participação de solistas convidados e do coro Collegium Musicum.

Em julho, a Série Convidados Especiais destaca a apresentação da violoncelista brasileira Marina Martins, com o Concerto para Violoncelo Nº 2, de Dmitri Shostakovich. E em setembro, Guarulhos recebe Ligia Amadio, regente da Orquestra Filarmônica de Mendoza, na Argentina, e o pianista Leonardo Hilsdorf para as Bachianas Brasileiras Nº 3, de Heitor Villa-Lobos.

Professor Jesus e Emiliano Patarra (foto de Michel Wakin)

Série Nossa Gente

Além da 3ª edição do Samba em Concerto, sobem ao palco do Teatro Padre Bento em 2023 artistas da tradição popular como o Duo Inhambu, instrumentistas como o compositor Robson Nascimento e artistas de outras linguagens como o palhaço e ator Lucas Branco e o coreógrafo Hélio Lima, com o espetáculo Ballet A Sílfede, com a Orquestra Jovem e regência de Kevin Camargo, em abril.

A série Nossa Gente aborda a cidade a partir da sua intensa atividade de produção cultural nas mais diversas linguagens. Esta série abre espaço para que alguns dos mais ativos artistas possam dividir o palco com as orquestras de Guarulhos, em espetáculos criados especialmente para ocasiões específicas.

Série Aquarela

Como na temporada passada, o público infantil continua a ocupar lugar de destaque em 2023, com espetáculos consagrados e especialmente desenvolvidos para essa faixa etária. Para reforçar os trabalhos formativo e pedagógico, nos quais as orquestras se dedicam e apresentar a música clássica para as crianças de forma criativa, em março, a temporada recebe a dupla de instrumentistas Diogo Maia e Daniel Oliveira com Clownrinetas em ConSerto e, em maio, o grupo Barbatuques, com espetáculos nos CEUs da cidade.

Série Sangue Novo

Incentivar os novos talentos da atividade musical, a criação de obras inéditas e a circulação de obras novas da música de concerto, aproximar o público dos solistas que estão surgindo e dos novos rumos pelos quais caminha a música de concerto, são alguns dos objetivos da série Sangue Novo.

Além do já conhecido GruPiano, a Temporada 2023 apresenta o GruCanto, o primeiro concurso de canto da cidade de Guarulhos. A série Sangue Novo também se dedica ao lançamento de obras inéditas de compositores brasileiros, encomendadas especialmente para as orquestras, com 1ª audição mundial na cidade. Em julho, acontece a estreia de obra do compositor João Guilherme Ripper, e, em novembro, a obra Paisagens Brasileiras, de André Mehmari.

II Festival de Ópera de Guarulhos

A Temporada 2023 traz ainda o II Festival de Ópera de Guarulhos, com espetáculos fundamentais para consolidar a tradição do gênero na cidade e para contemplar diferentes facetas. Em sua segunda edição, o festival apresenta a consagrada Gianni Schicchi, ópera cômica em ato único do compositor italiano Giacomo Puccini, que será executada pela Orquestra Jovem em setembro, no Teatro Adamastor. A regência será de Emiliano Patarra, e a direção cênica, de William Pereira. Dentre os principais solistas, estão o barítono Vinicius Atique, a soprano Thayana Roverso, o tenor Giovanni Tristacci, a mezzosoprano Juliana Taino e o baixo Saulo Javan.

Antes, em agosto, será apresentada a ópera The Medium (A Médium), do compositor italiano (naturalizado norte-americano) Gian Carlo Menotti. Obra ainda pouco encenada, mas muito instigante do ponto de vista sinfônico, e com enredo provocante e de grande importância para o gênero, é uma peça para grupo de câmara, e será executada pela Orquestra Gru Sinfônica no Teatro Padre Bento, sob a regência de Emiliano Patarra. A direção cênica será de Livia Sabag, com cenários de Nicolás Boni e figurinos de Fábio Namatame. Integram o elenco, dentre outros, a mezzosoprano Ana Lucia Benedetti e a soprano Tati Helene.

Já a primeira audição brasileira da ópera Chapeuzinho Vermelho, do compositor russo Cesar Cui, circulará em português (versão de Irineu Franco Perpétuo) pelos CEUs de Guarulhos, com o objetivo de alcançar um público maior e diversificado. A direção musical será de Kevin Camargo, e a encenação, de Felipe Venâncio. No elenco, Tatiane Reis, Daiane Scales e Cintia Cunha.

Gravações

As orquestras de Guarulhos participam ainda da gravação de dois álbuns. O primeiro ligado ao projeto do Duo Siqueira Lima aprovado pelo ProAc, e que, além de dois violões, conta com a participação de flauta e percussão em concerto do compositor brasileiro Radamés Gnattali, e ainda a encomenda e gravação de um obra de André Mehmari para dois violões e orquestra.

As orquestras de Guarulhos também se dedicam à produção de um álbum, gravado pela Gru Sinfônica em parceria com a Faculdade Santa Marcelina. O álbum conta com gravações de composições de João Guilherme Ripper, dos estagiários de composição e regência das orquestras, Fernando Gomes, Adriano Carrijo e Kevin Camargo, e uma obra do pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.

Ao adentrar o universo do fonograma por meio do registro sonoro, o trabalho das orquestras da cidade torna-se ainda mais conhecido e presente nas plataformas de streaming. Depois de finalizado os trabalhos de gravação, os lançamentos dos álbuns acontecem no Festival de Inverno de Campos de Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Padre Bento, em Guarulhos.

Para saber mais detalhes sobre a Temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.

Foto principal: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *