A prefeitura de Guarulhos lançou na última quarta-feira, 1° de fevereiro, a Temporada 2023 das Orquestras de Guarulhos. O evento, que aconteceu no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, contou com a participação de artistas, membros da Academia Guarulhense de Letras (AGL) e do SESC Guarulhos, além das presenças do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, e do maestro Emiliano Patarra.
Mais que pinçar alguns dos principais destaques da intensa programação, que conta com cerca de 60 apresentações durante toda a temporada, o lançamento também ofereceu aos convidados um recorte de atividades musicais, como a participação de quarteto de cordas composto por professores do Projeto Música nas Escolas, que também são instrumentistas da Orquestra Gru Sinfônica.
A cantora Céllia Nascimento deu uma pequena mostra do espetáculo Samba em Concerto – 3ª edição, que acontece no próximo dia 25 de fevereiro, sábado, às 20h, abertura da Temporada 2023 com a Orquestra Jovem, no Teatro Padre Bento. Sob regência de Emiliano Patarra, arranjos de Fernando Gomes e curadoria da própria Céllia, Samba em Concerto é parte da série Nossa Gente e também convida ao palco outros artistas da cidade como Teresa Gama, Fernando Lima e Carlão da Vila.
“Nosso objetivo é oferecer aos munícipes uma temporada altamente qualificada, seja pela qualidade técnica dos instrumentistas, seja pelo referencial artístico dos artistas guarulhenses. Isso impacta muito mais que a rotina cultural da cidade, pois insere Guarulhos em um circuito artístico nacional bastante reconhecido, mas também desperta gostos e interesses, que aos poucos vão se alinhando com o de grandes polos culturais de nosso país”, comemorou Professor Jesus.
Novidades
Aquarela, Convidados Especiais, Sangue Novo e Nossa Gente são os nomes das quatro séries de espetáculos em celebração à nova sede da Gru Sinfônica e Orquestra Jovem: o Teatro Padre Bento. Desde maio do ano passado, o espaço passou a abrigar tanto as orquestras, quanto outros projetos do Conservatório de Guarulhos, o corpo artístico da Banda Sinfônica, coordenada pelo maestro Marcelo Mendonça, e a Roda de Choro do Samuka, coordenada pelo professor JG, além dos encontros formativos em dança, teatro e circo da Escola Viva de Artes.
Em 2023, a prefeitura de Guarulhos, por meio da secretaria de Cultura, realiza o 2º FOG – Festival de Ópera de Guarulhos, que consolida o gênero na cidade. Em meio às novidades, estão ainda a participação das orquestras da cidade em gravações de álbuns com obras de compositores com intenso trabalho musical, e o GruCanto, o primeiro concurso de canto da cidade de Guarulhos.
Série Convidados Especiais
Convidados de alto nível, que compartilham os seus talentos e a sensibilidade de suas interpretações, em concertos que inserem definitivamente a programação realizada em Guarulhos no circuito artístico nacional. No dia 26 de fevereiro, domingo, às 17h, o violinista Davi Graton, que foi spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSEP), estrela apresentação da Orquestra Gru Sinfônica com o Concerto para Violino em Ré Maior e a Sinfonia Nº 3, de J. Brahms, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.
Em março, a Orquestra Jovem convida a Filarmônica de Pasárgada, sob regência de Emiliano Patarra, ao Teatro Padre Bento. Em maio, o maestro Miguel Campos Neto rege a Missa em Dó Maior, K. 337, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia Nº 8, de Antonín Dvorák, em concerto que contará com a participação de solistas convidados e do coro Collegium Musicum.
Em julho, a Série Convidados Especiais destaca a apresentação da violoncelista brasileira Marina Martins, com o Concerto para Violoncelo Nº 2, de Dmitri Shostakovich. E em setembro, Guarulhos recebe Ligia Amadio, regente da Orquestra Filarmônica de Mendoza, na Argentina, e o pianista Leonardo Hilsdorf para as Bachianas Brasileiras Nº 3, de Heitor Villa-Lobos.
Série Nossa Gente
Além da 3ª edição do Samba em Concerto, sobem ao palco do Teatro Padre Bento em 2023 artistas da tradição popular como o Duo Inhambu, instrumentistas como o compositor Robson Nascimento e artistas de outras linguagens como o palhaço e ator Lucas Branco e o coreógrafo Hélio Lima, com o espetáculo Ballet A Sílfede, com a Orquestra Jovem e regência de Kevin Camargo, em abril.
A série Nossa Gente aborda a cidade a partir da sua intensa atividade de produção cultural nas mais diversas linguagens. Esta série abre espaço para que alguns dos mais ativos artistas possam dividir o palco com as orquestras de Guarulhos, em espetáculos criados especialmente para ocasiões específicas.
Série Aquarela
Como na temporada passada, o público infantil continua a ocupar lugar de destaque em 2023, com espetáculos consagrados e especialmente desenvolvidos para essa faixa etária. Para reforçar os trabalhos formativo e pedagógico, nos quais as orquestras se dedicam e apresentar a música clássica para as crianças de forma criativa, em março, a temporada recebe a dupla de instrumentistas Diogo Maia e Daniel Oliveira com Clownrinetas em ConSerto e, em maio, o grupo Barbatuques, com espetáculos nos CEUs da cidade.
Série Sangue Novo
Incentivar os novos talentos da atividade musical, a criação de obras inéditas e a circulação de obras novas da música de concerto, aproximar o público dos solistas que estão surgindo e dos novos rumos pelos quais caminha a música de concerto, são alguns dos objetivos da série Sangue Novo.
Além do já conhecido GruPiano, a Temporada 2023 apresenta o GruCanto, o primeiro concurso de canto da cidade de Guarulhos. A série Sangue Novo também se dedica ao lançamento de obras inéditas de compositores brasileiros, encomendadas especialmente para as orquestras, com 1ª audição mundial na cidade. Em julho, acontece a estreia de obra do compositor João Guilherme Ripper, e, em novembro, a obra Paisagens Brasileiras, de André Mehmari.
II Festival de Ópera de Guarulhos
A Temporada 2023 traz ainda o II Festival de Ópera de Guarulhos, com espetáculos fundamentais para consolidar a tradição do gênero na cidade e para contemplar diferentes facetas. Em sua segunda edição, o festival apresenta a consagrada Gianni Schicchi, ópera cômica em ato único do compositor italiano Giacomo Puccini, que será executada pela Orquestra Jovem em setembro, no Teatro Adamastor. A regência será de Emiliano Patarra, e a direção cênica, de William Pereira. Dentre os principais solistas, estão o barítono Vinicius Atique, a soprano Thayana Roverso, o tenor Giovanni Tristacci, a mezzosoprano Juliana Taino e o baixo Saulo Javan.
Antes, em agosto, será apresentada a ópera The Medium (A Médium), do compositor italiano (naturalizado norte-americano) Gian Carlo Menotti. Obra ainda pouco encenada, mas muito instigante do ponto de vista sinfônico, e com enredo provocante e de grande importância para o gênero, é uma peça para grupo de câmara, e será executada pela Orquestra Gru Sinfônica no Teatro Padre Bento, sob a regência de Emiliano Patarra. A direção cênica será de Livia Sabag, com cenários de Nicolás Boni e figurinos de Fábio Namatame. Integram o elenco, dentre outros, a mezzosoprano Ana Lucia Benedetti e a soprano Tati Helene.
Já a primeira audição brasileira da ópera Chapeuzinho Vermelho, do compositor russo Cesar Cui, circulará em português (versão de Irineu Franco Perpétuo) pelos CEUs de Guarulhos, com o objetivo de alcançar um público maior e diversificado. A direção musical será de Kevin Camargo, e a encenação, de Felipe Venâncio. No elenco, Tatiane Reis, Daiane Scales e Cintia Cunha.
Gravações
As orquestras de Guarulhos participam ainda da gravação de dois álbuns. O primeiro ligado ao projeto do Duo Siqueira Lima aprovado pelo ProAc, e que, além de dois violões, conta com a participação de flauta e percussão em concerto do compositor brasileiro Radamés Gnattali, e ainda a encomenda e gravação de um obra de André Mehmari para dois violões e orquestra.
As orquestras de Guarulhos também se dedicam à produção de um álbum, gravado pela Gru Sinfônica em parceria com a Faculdade Santa Marcelina. O álbum conta com gravações de composições de João Guilherme Ripper, dos estagiários de composição e regência das orquestras, Fernando Gomes, Adriano Carrijo e Kevin Camargo, e uma obra do pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.
Ao adentrar o universo do fonograma por meio do registro sonoro, o trabalho das orquestras da cidade torna-se ainda mais conhecido e presente nas plataformas de streaming. Depois de finalizado os trabalhos de gravação, os lançamentos dos álbuns acontecem no Festival de Inverno de Campos de Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Padre Bento, em Guarulhos.
Para saber mais detalhes sobre a Temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.
Foto principal: divulgação.