O Encontro ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro, no Teatro Estadual de Araras.
O 1º Encontro de Ópera Brasileira: passado, presente, futuro tem por objetivo fazer um balanço da criação operística no Brasil, especialmente das composições mais recentes.
A Noite de São João
O Encontro será aberto na sexta-feira, 27 de setembro, às 19h, com a ópera A Noite de São João.
A Noite de São João
Ópera em 1 ato.
Música: Elias Álvares Lobo (1834-1901)
Libreto: José de Alencar (1829-1877)
Estreia Mundial: 14 de dezembro de 1860 – Theatro São Pedro de Alcântara, Rio de Janeiro (RJ)
Reconstituição e orquestração: Mateus Araujo
Direção musical e regência: Emmanuele Baldini
Direção cênica e artística: Rosana Orsini
Direção de Coro: Marcos Baldini
Figurinos: Cristian Lourenço e Rosana Orsini
Cenografia: Giorgia Massetani
Pianista correpetidor: Fernando Carrera
Figuração com Coro: Lavínia Girelli Baldini
Inês: Flavia Albano, soprano
Joana: Cecília Massa, mezzosoprano
Carlos: Maurício Etchebehere, tenor
André: Isaque Oliveira, barítono
Orquestra Sinfônica, Coro e Grupo de Violeiros do Conservatório de Tatuí
A Noite de São João é a primeira ópera brasileira cantada em língua portuguesa e sobre um tema nacional. Em dezembro de 2022, a ópera foi resgatada e produzida pelo Conservatório de Tatuí. A trama se passa no Rio de Janeiro, na noite de São João de 1845, e conta a história de amor entre a jovem Inês, cujo plano era ir para o convento, e seu primo Carlos.
O passado, o presente e o futuro da ópera brasileira
No sábado, 28 de setembro, a partir das 10h, o encontro contará com quatro rodadas de conversas, onde serão abordados temas como: a importância do resgate de óperas históricas, o papel da ópera contemporânea, o processo criativo na ópera contemporânea e o papel do intérprete.
Debatedores:
Leonardo Martinelli, Mário Ferraro e Ronaldo Miranda (compositores);
André Cardoso e Jorge Coli (libretistas);
Carlos Moreno (regente e compositor);
Adalgisa Rosa e Flávio Leite (cantores e produtores);
Flávia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera);
Participação especial: Hudson Lima (coordenador de ópera e música de concerto da
FUNARTE)
Mediador: João Luiz Sampaio (jornalista, crítico musical e libretista)
Recital com óperas brasileiras contemporâneas
Ainda no sábado (28 de setembro), às 19h, o encontro será encerrado com um recital com trechos de óperas brasileiras contemporâneas.
Thayana Roverso, soprano
Luiza Girnos, mezzosoprano
Vinicius Atique, barítono
Leandro Roverso, piano
A Chave (Carlos Moreno)
Domitila (João Guilherme Ripper)
Plastic Flowers (João MacDowell)
Inês (música de João Rocha e libreto de Jorge Coli)
O Menino e a Liberdade (música de Ronaldo Miranda e libreto de Jorge Coli a partir
de um conto de Paulo Bonfim)
O Pagador de Promessas (música e libreto de Guilherme Bernstein a partir da peça
de Dias Gomes)
Nietzsche a Torino (Lucio Costantinni)
Moto-Contínuo (música de Piero Schlochauer e libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti
e Piero Schlochauer)
Três Minutos de Sol (música de Leonardo Martinelli e libreto de João Luiz Sampaio)
O Comedor de Nuvens (música de Mário Ferraro e libreto de Eric Edwards)
Onde e quando
- Datas: 27 e 28 de setembro de 2024
- Local: Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo
Programação:
27 de setembro:
- 19h – Encenação da ópera A Noite de São João (1860), de Elias Álvares Lobo, com libreto de José de Alencar
28 de setembro:
- Das 10h às 13h e das 14:30h às 17:30h – Debates
- 19h – Recital com trechos de óperas brasileiras e encerramento
Inscrições:
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, até quinta-feira, 26/09, pelo site: https://forms.gle/iuCCQ1NANypQhJpo8
Direção Geral e Artística: Paulo Esper
Excelente comunicado, parabéns e sucesso pelo evento.