1º Encontro de Ópera Brasileira: passado, presente, futuro

Sobre o encontro

O 1º Encontro de Ópera Brasileira: passado, presente, futuro tem por objetivo fazer um balanço da criação operística no Brasil, especialmente das composições mais recentes.

Nos últimos anos, as encomendas por novas criações cresceram significativamente em comparação com 20 anos atrás. Tem havido um número muito expressivo de novas composições pelo Brasil afora.

Esse aumento de novas óperas, no entanto, tem sido pouco percebido na sua globalidade. O Encontro pretende clarear esse fenômeno tanto em relação ao passado, quanto ao presente e ao futuro.

O Encontro reunirá compositores, libretistas, intérpretes, historiadores e críticos para debater a ópera de um modo geral.

O resultado será de grande importância para se desenhar o movimento da criação operística hoje no Brasil e para estimular novos caminhos para esse movimento que se mostra cada vez mais crescente. Ele permitirá mostrar também a importância desse movimento que passa desapercebido tanto pelo público, quanto pelos especialistas, e às vezes até mesmo pelos teatros.

Os convidados participarão de debates abertos ao público em geral. Haverá também a encenação de uma ópera e um recital com trechos de óperas brasileiras.

O Encontro deverá fortaler não somente o resgaste de óperas já compostas, muitas delas esquecidas, mas também o intercâmbio de novas produções e encenações entre os teatros. O Teatro Estadual de Araras, que pertence ao Governo do Estado de São Paulo e é administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), foi escolhido para começar a descentralização da ópera pelo Brasil.

Debatedores:

Leonardo Martinelli e Ronaldo Miranda (compositores);
André Cardoso e Jorge Coli (libretistas);
Carlos Moreno (maestro e compositor);
Adalgisa Rosa, Flávio Leite e Lício Bruno (cantores e produtores);
Flávia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera);

Mediador: João Luiz Sampaio (jornalista, crítico musical e libretista)
Direção geral e artística: Paulo Esper

Onde e quando:

Programação:

27 de setembro:
  • 19h – Encenação da ópera A Noite de São João (1860), de Elias Álvares Lobo, com libreto de José de Alencar
28 de setembro:
  • Das 10h às 13h e das 14:30h às 17:30h – Debates
  • 19h – Recital com trechos de óperas brasileiras e encerramento

Inscrições:

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, até 26/09, pelo site: https://forms.gle/iuCCQ1NANypQhJpo8