200 anos de memória da música e músicos do Brasil

Contemplado com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ2, o espetáculo 200 anos de Memória da Música e Músicos do Brasil, apresentado em outubro pela soprano Georgia Szpilman e pela pianista Yuka Shimizu no Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca), já está disponível no YouTube desde o último dia 29 de janeiro. O concerto didático, resultado da pesquisa de ambas as musicistas, transporta o púbico para épocas distintas, abordando a diversidade sonora da música erudita, a história das composições e seus autores, sempre com uma pitada de fatos e casos interessantes que marcaram esses 200 anos.

Simultaneamente, um segundo vídeo também se encontra disponível no YouTube, com cerca de 40 minutos. Conduzida por Szpilman e Shimizo, a produção retrata locais que remetem à história dos 200 anos da Independência, da música brasileira e de seus mais representativos compositores, como Museu Villa Lobos, Paço Imperial e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Incluindo bastidores da produção e fragmentos do concerto, o documentário conta com a participação de importantes nomes do meio musical como a pianista Maria Josephina Mignone, o compositor João Guilherme Ripper e o pesquisador de música brasileira Luiz Antônio Almeida. Ambos os vídeos contam com recurso de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Georgia Szpilman

Destaca-se pela versatilidade e pela vasta experiência, tem atuado como solista em grandes produções como: Turandot (Liú), As Bodas de Fígaro (Condessa), Il Trittico, Electra, Fosca (papel título), A Viúva Alegre (Valentina), Cavalleria Rusticana (Lola), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora).

Na área de música erudita contemporânea, trabalha com a compositora Jocy de Oliveira. Participou do Festival Internacional de Mulheres Compositoras, apresentou-se na 1aAudição de Composições Brasileiras e esteve nos espetáculos da série Palavras Brasileiras – Momentos da História do Brasil em Música. Participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes.  Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos.  É corista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou o elenco de musicais de sucesso, como Sinatra Olhos Azuis e West Side Story.

Yuka Shimizu

Natural de Saitama, no Japão, em 1995 ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni.  Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 sob a orientação da Professora Maria Teresa Soares. Foi premiada em vários concursos de piano no Brasil e editais de fomento.

Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros no Brasil e no Japão. Lançou os CDs de piano solo Ernesto Nazareth – Embalada pela brisa do RioPiano Brasil, e, como integrante do grupo  T’Rio, Trios Brasileiros, e do Duo Burajiru, Tacuchian e a Viola. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional -UFF, e Orquestra de Barra Mansa -RJ, e Orquestra Camerata de Sesi -ES. Realizou o recital de encerramento, na embaixada do Brasil em Tóquio, do evento de Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos.

Serviço

Os vídeos estão disponíveis nos links: https://www.youtube.com/@YukaShimizu e https://www.youtube.com/@georgiaszpilman8298

Dharma Arte e Entretenimento –  Realização
Ventania Cultural – Produção
Rafael Lima de Almeida Monteiro –  Direção Geral
Condomínio Multimídia – Filmagem e Edição
Sérgio Alberto – Fotografia
Ana Luiza Videira – Editoração de Material Gráfico
Legendagem – Open Senses

Foto: Sérgio Alberto.