O Exfakeado, ópera de rua de Jorge Antunes, volta à cena neste mês de agosto, com apresentações em seis cidades do Distrito Federal. A ópera de rua é um novo gênero criado pelo maestro Antunes, que leva às ruas espetáculos de teatro musical com caráter popular, em que o drama inclui engajamento político com muito humor e sarcasmo.
Os temas abordados são sempre atuais, fazendo ironia e deboche com acontecimentos recentes e falcatruas de políticos. A ópera O Exfakeado, que foi estreada em 2019 no campus da Universidade de Brasília, é a terceira ópera de rua de Jorge Antunes.
A história se passa em Brasília em época de eleições para escolha da nova diretoria da Associação Cultural Pacotão, sociedade que todo ano coloca na rua seu famoso bloco carnavalesco “O Pacotão”. Existem 9 candidatos à presidência da Associação: Pastor Falamaia, Eskindô-Jonum, Reembolso-Nário, Ostra Brilhante, Alessandro Fruta, Donald-Trompa, Goiabosa dos Mares de Jesus, General da Banda-Mourão e Sergio Des Moro-Alisado. Outros personagens são William Boina, apresentador de TV, Mister Bananon, Amélio e Phlavio Reembolso-Nário.
Revivendo cenografia do antigo teatro grego, nesta ópera de rua os intérpretes utilizam grandes máscaras, representativas dos personagens. Durante a campanha eleitoral os candidatos debatem na televisão comunitária do Conic. Apenas um candidato nunca comparece aos debates: Reembolso-Nário. Este, ao final, simula um atentado à sua vida, com ataque à faca. Esse fato sensibiliza o eleitorado e ele acaba sendo eleito.
As novas apresentações têm o patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, projeto de fomento artístico a fundo perdido do Governo do Distrito Federal. Eis o calendário das apresentações, sempre às 16h, com entrada franca:
13 de agosto, sábado – CEILÂNDIA (Praça dos Eucaliptos, ao lado do Skate Park)
14 de agosto, domingo – TAGUATINGA (Praça do Relógio)
20 de agosto, sábado – PARANOÁ (Praça Central)
21 de agosto, domingo – GAMA (Praça Cine Itapoã)
27 de agosto, sábado – VARJÃO (Praça Central, em frente à Escola Parque)
28 de agosto, domingo – PLANALTINA (Praça Coronel Salviano Monteiro, em frente ao Museu)
A orquestra será regida por Jorge Lisbôa Antunes, e o coro, por Alfredo Ericeira. Os cantores solistas serão as sopranos Andréia Lira e Gandhia Brandão, as contraltos Raísa Curty e Marina Andrade, os tenores Yonaré Barros, Adélio Rocha e Hilan Bensusan, e os barítonos Hugo Lemos, Juliano Berko e Demétrio Bogéa. O próprio Jorge Antunes interpreta o papel do apresentador de televisão William Boina.
Foto: divulgação.