Callas e de Los Angeles são homenageadas no T. São Pedro-SP

Conhecidas por suas vozes excepcionais e interpretações emocionais marcantes no mundo da ópera, as sopranos Maria Callas, de origem greco-americana, e Victória de Los Angeles, nascida em Barcelona, fariam 100 anos em 2023. Com um legado significativo para a riqueza e a diversidade do repertório operístico, suas gravações e performances ao vivo continuam a ser apreciadas por fãs de música clássica e ópera, assim como estudadas em conservatórios e escolas de música em todo o planeta.

E para marcar o ano em que as cantoras completariam um século de existência, o Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, realizará dois concertos em homenagem às artistas. As apresentações acontecerão em 04 e 05 de novembro, com a Orquestra do Theatro São Pedro tendo a parceria da Cia Ópera São Paulo, e participações da soprano Maria Gerk e do tenor Daniel Umbelino, sob a regência do maestro Flávio Lago, trazendo obras de Vincenzo Bellini (1801-1835) e Jules Massenet (1842-1912).

“Pelo significado que elas imprimiram em tudo o que cantaram, artistas como elas representam muito mais do que grandes cantoras no cenário musical”, afirma Lago. Segundo ele, qualquer estudante ou pessoa interessada em ópera acaba se deparando com os nomes de Maria Callas e Victória de Los Angeles, em razão de legados que transcendem a técnica e a visão artística de ambas.

“Podem passar quantas gerações forem, as gravações que elas deixaram e as formas que elas cantaram Bellini e Massenet, por exemplo, vão continuar sendo referências. Por mais que a estética mude, as técnicas se aprimorem e os ouvintes se modifiquem ao longo do tempo, elas continuarão sendo referências. Então essa homenagem é mais do que justificada”, ressalta.

Além de destacar a excelência dos cantores que estarão no palco do Theatro São Pedro, o maestro salienta que o repertório será especial para o público apreciador da beleza da voz. “Tanto Bellini quanto Massenet souberam explorar isso ao máximo. Você tem as possibilidades da voz no seu auge, principalmente nesse tipo de repertório, então serão concertos muito especiais”.

Transmissão ao vivo 

O concerto do dia 04 de novembro, sábado, às 20h, terá também transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro. Acesse em: https://www.youtube.com/@TheatroSaoPedroTSP 

–**–

PROGRAMA

Homenagem ao centenário de nascimento de Maria Callas 
 
Vincenzo Bellini (1801-1835)
Norma (Abertura)

La Sonnambula
– Ária: Care compagne – Come per me sereno – Sovra il sen
– Dueto: E me tu lasci – Son geloso zefiro errante
– Ária: Tutto é sciolto. Ah perché non posso odiarti
– Ária: Oh se una volta sola – Ah non credea mirarti – Ah non giunge

[INTERVALO]

Homenagem ao centenário de nascimento de Victória de Los Angeles 
 
Jules Massemet (1842-1912)
Thaïs (Meditation) 
 
Manon
– Ária: Gavotte – Obeissons quand leur voix appelle
– Ária: Je suis seul – Ah fuyez dulce image
– Ária: Adieu notte petite table
– Dueto – Cena de St. Suplice: Toi Vous – N`est ce plus ma main

–**–

SERVIÇO

Orquestra do Theatro São Pedro
Cia Ópera São Paulo

Flávio Lago, regência
Maria Gerk, soprano
Daniel Umbelino, tenor

Quando: 04 de novembro, sábado, às 20h e 05 de novembro, domingo, às 17h 
Onde: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo) 
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) / à venda em: https://feverup.com/pt/sao-paulo/theatro-sao-pedro

–**–

Foto: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *