Camerata Antiqua de Curitiba na Sala Cecília Meireles

Camerata Antiqua de Curitiba apresenta na Sala Cecília Meireles, no domingo, 16 de julho, às 11h, o excepcional oratório Joshua, de Händel, em versão reduzida, sob a regência de Ricardo Kanji, com importantes participações do coro e de solistas convidados. A realização é da Dellarte.

Raramente executada, a obra está dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, contando os momentos finais de Cristo na cruz, e será interpretada pelo tenor Anibal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.

O oratório Joshua é inspirado na história bíblica de Josué, o líder dos antigos israelitas. A narrativa aborda momentos marcantes, desde a travessia do rio Jordão, rumo à Terra Prometida, até a emocionante conquista de Jericó, com o dramático desabamento de suas muralhas. E também narra a história de amor entre Achsah, filha de Caleb, e Othoniel, um jovem soldado.

A um ano de completar seu meio século de existência, a Camerata Antiqua de Curitiba, formada por Coro e Orquestra, é um dos símbolos musicais de Curitiba, com uma trajetória histórica e prestígio reconhecidos.

O flautista e regente Ricardo Kanji, especializado na interpretação da música barroca, comenta: “É uma obra grandiosa, mas também delicada, como só Händel tem essa qualidade. São 18 movimentos, cada um com características distintas”.

Camerata Antiqua de Curitiba

Formada por coro e orquestra em 1974, com o apoio de seus fundadores Roberto de Regina e a cravista Ingrid Müller Seraphim, a Camerata Antiqua de Curitiba contou também com o comando de músicos notáveis, como o contratenor Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio. Desde sua criação, a Camerata tem a orientação de um Conselho Artístico, e atualmente é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista vem sendo enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros. Sua trajetória de conquistas e sucessos é registrada em oito discos e seis CDs. 

A preocupação com as questões sociais também marca a atuação da Camerata. Os programas Música pela Vida, Alimentando com Música e Concerto nas Igrejas têm estabelecido um forte vínculo socioeducativo e cultural com a comunidade curitibana.

–**–

Programa

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Joshua, HWV 64 (1747) – oratório em versão resumida
1. Introduction 
2. Coro: Ye sons of Israel 
3. Aria (Achsah): Oh, who can tell, oh, who can hear 
4. Aria (Achsah): Hark, ‘tis the linnet and the thrush! 
5. Aria (Joshua): Haste, Israel haste, your glitt’ring arms prepare! 
6. Solemn March 
7. Coro e (Joshua): Glory to God! 
8. Aria (Othniel): Heroes when with glory burning 
9. Aria (Caleb): See, the raging flames arise 
10. Coro e (Joshua): Almighty ruler of the skies 
11. Aria (Joshua) e Coro: With redoubled rage return 
12. Aria (Joshua) e Coro: O thou bright orb, great ruler of the day 
13. Aria (Caleb): Shall I in Mamre’s fertile plain
14. Coro: Father of mercy, hear the pray’r we make 
15. Aria (Achsah): Happy, oh, thrice happy we 
16. Coro: See, the conqu’ring hero comes! 
17. Aria (Achsah): Oh, had I Jubal’s lyre 
18. Dueto (Achsah, Othniel): O peerless maid, with beauty blest  
19. Coro: The great Jehovah is our awful theme

–**–

SERVIÇO

Camerata Antiqua de CURITIBA

Joshua, oratório de Händel

Ricardo Kanji, regente
Joshua: Anibal Mancini, tenor
Achsah: Marília Vargas, soprano
Othniel: Paulo Mestre, contratenor
Caleb: Fúlvio Souza, barítono

Quando: 16 de julho, domingo, às 11h
Onde: 
Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47, Lapa, Rio de Janeiro)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 40 (50% de desconto: maiores de 60 anos, Estudantes, Clube O Globo e site Dellarte)
Vendas emfunarj.eleventickets.com / Dellarte – tel.: (21) 3235-8500 / whatsapp (21) 98698-1103 / e-mail dellarte@dellarte.com.br (horário de atendimento: de 2ª a 6ª, de 9h às 17h)

— **–

Foto: Ricardo Marajó.