Camerata Jovem do RJ realizará turnê na Europa com 10 concertos

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro — formada por 16 músicos de 18 a 28 anos, moradores de comunidades da capital fluminense e oriundos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) — embarcará para uma turnê de concertos pela Europa, de 17 a 30 de maio. Serão, ao todo, 10 apresentações na França e na Itália, em importantes espaços como a sede da Unesco, a Sorbonne Université e a Sorbonne Nouvelle, em Paris; além do Palzzo Quirinale, residência oficial do presidente da Itália.

Para ajudar com os custos, o grupo recebe doações pelo Pix: admasm@uol.com.br. Esta será a quinta vez que a Camerata se apresenta fora do país, e a terceira vez na Europa.

A Camerata Jovem é um dos principais grupos orquestrais da ASMB, projeto que completa 30 anos em 2025 e que já atendeu a 15 mil estudantes ao longo deste tempo, com ensino de musicalização e instrumentos musicais. O objetivo do projeto é oferecer a jovens e crianças de áreas de vulnerabilidade um caminho para a educação e profissionalização por meio da arte. Os estudantes também recebem aulas de reforço escolar, oficinas de estudos transversais e ações como cestas básicas. Alguns dos jovens componentes da Camerata sairão do país pela primeira vez:

É uma alegria imensa realizar essa turnê pela França e Itália ao lado de talentos tão promissores. Para alguns, será a primeira vivência internacional — e não poderia ser mais especial. Estaremos nos apresentando em locais emblemáticos, marcantes tanto na política quanto na história musical desses países”, diz Fiorella Solares, diretora da ASMB e da Camerata.

Intensa agenda de apresentações terá 10 concertos em 12 dias

A intensa agenda da Camerata Jovem começará em Paris, no dia 19, com um concerto na Igreja de Saint-Ignace. As apresentações seguem nos dias 21 e 22 na Sorbonne Université e na Sorbonne Nouvelle, respectivamente. Ainda haverá um concerto no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, um dos mais importantes do mundo, no dia 21. E no dia 22, a convite da Unesco, o grupo se apresentará na sede da organização, em um evento voltado para diplomatas e convidados, como parte da programação comemorativa do Ano Cultural França-Brasil 2025

Depois, os jovens músicos partem para a Itália, iniciando sua agenda no dia 24, com um concerto em Spoleto — cidade reconhecida internacionalmente por seus festivais de música de concerto e popular.

Já no dia 25, a apresentação acontece no histórico Palzzo Quirinale, em Roma, residência oficial do presidente da república italiana, com transmissão ao vivo por rádio pública do país, a Canal 3. A turnê continua com concertos no dia 26, na Officina delle Arti Pier Paolo Pasolini, um importante centro cultural italiano; no dia 27, com apresentações para estudantes de escolas públicas da comuna de Ravello; e se encerra no dia 28 com um concerto na Embaixada do Brasil em Roma.

Fiorella Solares ressalta a relevância dessa experiência na trajetória dos jovens músicos: “Estes jovens são heróis de sua própria história. Essa oportunidade certamente enriquecerá o aprendizado e ampliará a visão de mundo deles”, afirma ela, que já acompanhou a Camerata em outras apresentações pela Europa, incluindo Catalunha, Zurique, Berlim e Basileia.


  • Paris

19/05 – Igreja de Saint-Ignace 
21/05 – Sorbonne Université / Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
22/05 – Sorbonne Nouvelle / Sede da Unesco

  • Itália

24/05 – Spoleto – Local a definir
25/05 – Cappella Paolina, no Palazzo Quirinale
26/05 – Officina delle Arti Pier Paolo Pasolini
27/05 – Apresentação para escolas públicas de Ravello 
28/05 – Sala Palestrina, na Embaixada do Brasil em Roma


Foto: Márcio Amaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *