Dia 25 de junho, sábado, às 18h, dois duos apresentam-se no Centro de Música Brasileira, na Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. Primeiro, violino e piano com Cristiane De Léon e Larissa Paggioli e depois canto e piano com Sandro Bodilon e Rosely Freire. A entrada é franca.
O Centro de Música Brasileira busca difundir e defender a música brasileira e foi convidado para participar das comemorações dos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nessa apresentação serão interpretadas obras de 8 compositores brasileiros: Adelaide Pereira da Silva, Kilza Setti, Lina Pires de Campos, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, Oswaldo Franconi, Patrícia M. de Mello, Villa-Lobos e Villani-Côrtes.
Cristiane De Léon é doutora em música pela UNICAMP e Mestre (violino) pela Duquesne University em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Participou de turnês com orquestras nos Estados Unidos, Brasil e Ásia.
Larissa Paggioli é doutora em performance (piano solo e piano como instrumento colaborador) pela University of Northern Colorado, mestre em piano pela University of Wyoming. Tem participado ativamente de congressos em pesquisa voltadas à música brasileira, com ênfase nos compositores Heitor Villa-Lobos e Edmundo Villani-Côrtes.
Em 2004, o barítono Sandro Bodilon foi um dos vencedores do Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira promovido pelo Centro de Música Brasileira de São Paulo. É integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, e membro do grupo de música antiga Il Dolce Ballo e do Núcleo Hespérides das Américas com o qual gravou o CD Música das Américas pelo Selo Sesc e o CD Hõkrepoj com obras da compositora Kilza Setti.
Rosely Freire estudou piano com a professora e compositora Lina Pires de Campos, tendo participado de vários concursos nacionais e cursos de interpretação pianística ministrados por Camargo Guarnieri, Maria Regina Seidehofer, Charles Dobler e Magdalena Tagliaferro. Com Sandro Bodilon desenvolve extenso trabalho camerístico dedicado à interpretação de canções francesas, alemãs, italianas e em especial da canção de câmera brasileira. Uma de suas últimas colaborações com o barítono foi um recital com canções do compositor Waldemar Henrique promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. É membro titular da Academia de Música do Brasil, na cadeira, cujo patrono é Gilberto Mendes.
Programas
Cristiane De Léon (violino) e Larissa Paggioli (piano)
Villa-Lobos – Bachiana nº 4 – Prelúdio e Coral (piano solo)
Osvaldo Lacerda – Três Dansas Brasileiras Antigas (Chote e Lundu)
Patrícia M. Mello – Alma Gêmea (primeira audição)
Nilcéia Baroncelli – Metamorfoses para 2 instrumentos
Villani-Côrtes – Águas Claras
Oswaldo Franconi – Romança
Sonho (Patinando sobre o gelo ao Amanhecer)
Baião nº 1
Amorosa
Staccato
Sandro Bodilon (canto) e Rosely Freire (piano)
Osvaldo Lacerda
Minha Maria – texto de Castro Alves
Receita para o amor – texto de Marina Tricânico
Lina Pires de Campos
Eu sou como aquela fonte – texto de Vicente de Carvalho
Modinha –Folclore
Toada – Folclore
Confissão – texto de Alice Camargo Guarnieri
Retrato – texto de Cecília Meireles
Embolada – Folclore
Adelaide Pereira da Silva
Eu fiz de ti o meu refúgio – texto de Alice Camargo Guarnieri
Era tão manso o apelo dos teus olhos – texto de Alice Camargo Guarnieri
É tão pouco o que desejo – texto de Vicente de Carvalho
Conceitos – texto de Nero Sena/Peri Ogibe Rocha
Kilza Setti
Raro dom – texto de Suzana de Campos
A estrela – texto de Manuel Bandeira
Poema da tua luz – texto de Rossine Camargo Guarnieri
Quatro Canções – texto do Folclore (As penas do meu martírio; Você me fez esperar; Coração entristecido; A moda da chimarrita)
Foto: Divulgação