CBM apresenta Maria José Carrasqueira e Edson Beltrami

No dia 29 de junho, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta a pianista Maria José Carrasqueira e o flautista Edson Beltrami no Mackenzie Higienópolis. A entrada é franca. Os dois músicos tocarão um rico repertório com obras de Camargo Guarnieri, Júlio Reis, Radamés Gnatalli, Lina Pires de Campos, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda e Villani-Côrtes.

Maria José Carrasqueira

É uma renomada intérprete brasileira, definida pela grande mestra Eliane Richepin “musicienne dans l’âme”, vem se apresentando continuamente nos USA, Europa, Nova Zelândia, Armênia e América Latina como solista, camerista e recitalista. Seu CD com obras de Ernesto Nazareth, lançado na Europa pelo selo SOLSTICE, e YB no Brasil, foi agraciado com 4 estrelas pelas revistas Le Monde de la Musique e Diapason, de Paris, recebendo aclamação unânime no Brasil. Sua estreia no Weill Hall, do Carnegie Hall, de Nova York, foi em 2008, quando se apresentou com seu irmão, o flautista Toninho Carrasqueira, com quem forma o Duo Carrasqueira.

Solista frente a importantes orquestras brasileiras (Sinfônica do Estado de São Paulo; Orquestra Sinfônica Nacional, de Brasília; Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; Orquestra Sinfônica da USP; Orquestra da Rádio e Televisão Cultura; Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, de Porto Alegre; Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outras) e internacionais (Orquestra Sinfônica Nacional de Lima, do Peru; Orquestra Sinfônica Nacional de Quito, do Equador; Berguem Collegium Musicum, da Noruega). À frente da Armenian Philarmonic Orchestra (Armenia), em Yerevan, apresentou pela primeira vez naquele país um concerto de compositor brasileiro: o Concerto nº 3 para Piano e Orquestra de Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência do maestro armênio Ruben Asatryan.

Entusiasta organizadora de eventos e produções musicais de relevo, é a idealizadora e produtora da Série Régia Música, gravada pelo selo Paulinas Comep-SP. Como pesquisadora, é responsável pelas edições dos álbuns O melhor de Pixinguinha e O livro de Pattápio Silva, lançados pela Editora Irmãos Vitale, além de uma extensa revisão crítica dos Vinte Estudos para Piano de Camargo Guarnieri.

Edson Beltrami

Formou-se em Flauta Transversal no Conservatório de Tatuí, na classe de João Dias Carrasqueira. É vencedor de mais de uma dezena de concursos, incluindo o Prêmio Eldorado de Música. Atuou por mais de 10 anos como 1ª Flauta Solo convidado da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como flautista e regente, atuou nos mais importantes palcos do Brasil e do mundo como Carnegie Hall, Avery Fisher Hall (Lincoln Center) e Metropolitan, de Nova York; Bunka Hall e Kobe Shinbun Matsukata Hall, de Kobe (Japão); Harris Theater, de Chicago; Broward Center, na Florida; Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dentre outros.

Desenvolve também intensa carreira como compositor, sendo suas obras editadas e publicadas nos EUA pelas editoras Cayambis Music Presse e Brazilian Music Publications. Por 20 anos, foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, grupo do qual foi um dos criadores. Teve a oportunidade de dirigir inúmeros grupos no Brasil e no exterior, como a Orquestra da Academia de Lyon (França), Orquestra Sinfônica Nacional de Paraguai, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Orquestra de Cordas do Ateneo Paraguayo, Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Banda Sinfônica do Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de ter sido por 10 anos regente associado da Orquestra Filarmônica Bachiana – SESI SP.

É colaborador do projeto Orquestrando São Paulo, do Maestro João Carlos Martins. Nesse projeto foi o responsável pela criação, em 2017, do curso Técnicas e Boas Práticas para Regentes de Orquestras e Grupos Musicais do Sesi-SP, visando a capacitação e aperfeiçoamento de regentes – um curso de educação à distância, realizado por meio do Portal de Educação do SESI-SP, e que já está em sua 22ª Turma. Em 2019, desenvoveu o II Curso Práticas de Desenvolvimento de Grupos Musicais. Nesses dois cursos, já foram atendidos mais de 3000 alunos.

Trabalhou com solistas de renome como Pinchas Zukerman, Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Marcelo Bratke, Amanda Forsyth, William Bennett, Elisa Fukuda, Antonio Lauro del Claro, Angela Jones-Reus, e muitos outros. Atualmente, além de desenvolver suas atividades como flautista, é também maestro titular da Orquestra Filarmônica de Itu e da Orquestra Bachiana Jovem – Sesi-SP.


Maria José Carrasqueira, piano
Edson Beltrami, flauta

Júlio Reis
Ondina (Valsa Poética)
Alvorada Das Rosas (piano e flauta)

Lina Pires de Campos
7 Variações sobre o tema ‘Mucama Bonita’

Nilcéia Baroncelli
O Fio de Ariadne (Dedicada a Maria José Carrasqueira)

Osvaldo Lacerda
Brasiliana nº 7 (Samba e Valsa)
Poemeto (piano e flauta)

Edmundo Villani-Côrtes
Sonata nº 1 (Lenda, Cantinela e Corrupio)
Águas Claras (piano e flauta)

Radamés Gnattali
Sonatina (Allegro Moderato e Espressivo Allegro) – Lembrando Pixinguinha (piano e flauta)

Camargo Guarnieri
Sonatina (Allegro, Melancólico e Saltitante) (piano e flauta)


Quando: 29 de junho, sábado, às 18h
Onde: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Piauí, 130, Higienópolis, São Paulo – próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie)
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Ingressos: entrada franca
Tem acessibilidade / 250 lugares


Foto: divulgação.