CEU São Rafael recebe concertos da OSM e do Coro Lírico

No mês de agosto, o Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza mais uma grande apresentação do projeto Municipal Circula, que busca levar os seus corpos artísticos a diversos espaços culturais nas periferias da cidade. No sábado, 27 de agosto, a partir das 11h, o espaço que abriga o espetáculo é o CEU São Rafael, que recebe dois concertos gratuitos, um da Orquestra Sinfônica Municipal, e outro do Coro Lírico Municipal. A abertura do evento ficará por conta da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus, que toca clássicos do choro, samba e bossa-nova.

Os solistas e os programas para as apresentações trarão um repertório especial para os amantes da música clássica e, também, para os que estão querendo conhecer os grandes clássicos. No concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, destaque para a pianista Cecília Moita e para as harpistas Jennifer Campbell e Paola Baron, que executam um programa que inclui a Peer Gynt Suite nº 1 , do compositor norueguês Edvard Grieg; Parvis, do Francês Bernard Andres; Intermezzo – da ópera Manon Lescaut, do italiano Giacomo Puccini; Satin Doll, dos pianistas de jazz americanos Duke Ellington e Billy Strayhorn; Trout (arr. John Thomas), do austríaco Franz Schubert; Sonata in Ré, do pianista espanhol Isaac Albéniz; Danza nº 1 de La Vida Breve, do também espanhol Manuel De Falla; e a Marcha da ópera O Amor das Três Laranjas, do compositor russo Sergei Prokofiev.

Já o Coro Lírico Municipal leva ao concerto a contralto Magda Painno; a soprano Caroline De Comi; o barítono Sebastião Teixeira; o tenor Miguel Geraldi e, ao piano, Marcos Aragoni. O programa vai contar com Largo al Factotum (ária da ópera O Barbeiro de Sevilha), do italiano Gioachino Rossini; Habanera (ária da ópera Carmen), do francês Georges Bizet; La donna è mobile (ária da ópera Rigoletto), Un dì, se ben rammentomi… Bella figlia dell’amore (quarteto da ópera Rigoletto) e o brinde Libiamo, ne’ lieti calici (dueto da ópera La Traviata)do compositor italiano Giuseppe Verdi; e Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (ária da ópera A Flauta Mágica), do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. 

Como parte do projeto, ao longo do mês haverá exibições do filme Pedro e o Lobo, com a Giramundo Teatro de Bonecos e a Orquestra Experimental de Repertório, em instituições, ONGs, CEUs, CCAs e coletivos do bairro do Ipiranga que atendem prioritariamente o público infanto-juvenil.

Projeto Municipal Circula

Com o intuito de promover o acesso às criações artísticas do Theatro Municipal, o projeto Municipal Circula promove a circulação dos Corpos Artísticos do Theatro Municipal em várias regiões da cidade. O projeto consiste em apresentações gratuitas que acontecem até novembro de 2022 em várias instituições de diferentes bairros de São Paulo, e também no intercâmbio entre os artistas locais e artistas do Theatro. A programação conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e convidados especiais, seguidas de exibições da animação Pedro e o Lobo, com a Giramundo Teatro de Bonecos e a Orquestra Experimental de Repertório, e encontros de troca de experiências entre os corpos artísticos e os artistas locais.

Municipal Circula – CEU São Rafael
R. Cinira Polonio, 100 – Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo/SP

Sábado, 27 de agosto, a partir das 11h

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal

Abertura: Orquestra de Samba e Choro de São Mateus

Foto: Rafael Salvador.