O palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, a versão estendida – dois atos e quatro cenas – do balé Le Corsaire (O Corsário), montada por uma companhia nacional. A obra, um clássico do repertório mundial com música de Adolphe Adam, que narra uma história de amor e aventura em um universo de piratas e odaliscas, será encenada pela jovem Cia BEMO-TMRJ, de 15 a 19 de junho, com ingressos a preços populares. Como protagonistas, três talentos da BEMO: Marcella Borges, que brilhou recentemente na última montagem de Lago dos Cisnes no Theatro Municipal, José Ailton e Alysson Trindade, e os primeiros bailarinos do Theatro Municipal, Cícero Gomes e Filipe Moreira, em participação especial. A remontagem e adaptação da coreografia de Marius Petipa são de Hélio Bejani e Jorge Teixeira. Direção geral de Helio Bejani e Ana Paula Lessa.
Uma hora antes de cada espetáculo será realizada uma palestra educativa gratuita no Salão Assyrio com curiosidades sobre o balé O Corsário, o processo criativo da montagem, a diversidade e a valorização das diferenças (raça e gênero). A estreia do espetáculo, no dia 15 de junho, será exclusiva para escolas e contará com uma palestra de boas-vindas da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline e do primeiro bailarino, Filipe Moreira.
Formação profissional
“Criamos uma companhia de balé que respeita e valoriza a diversidade. São 26 moças e 17 rapazes em cena, de diferentes raças e situações sócio-econômicas, unidos pelo amor à arte, talento e disciplina. Quem assiste às apresentações da Cia BEMO apoia a Escola de Dança Maria Olenewa e a ampliação do mercado profissional, cada vez mais promissor, para jovens bailarinos”, diz Hélio Bejani, diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Regente do Ballet do Theatro Municipal, bailarino consagrado nos palcos e coreógrafo de comissões de frente dos desfiles de Carnaval, atual campeão do Carnaval 2022 com a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio.
Cia BEMO-TMRJ
A Cia Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BEMO-TMRJ) foi criada em abril de 2018 para dar oportunidade de uma experiência profissional aos alunos oriundos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), a mais antiga escola de dança do país, criada em 1927. Na EEDMO, os alunos estudam por nove anos e recebem gratuitamente uma formação de excelência em dança. “Na BEMO-TMRJ, eles vivem a experiência de ingressar em uma companhia profissional e têm a certeza de que é o que desejam como carreira”, explica Bejani.
Formação de plateia
Oitenta professores participaram de uma palestra com o historiador da Dança, Prof. Dr. Paulo Melgaço, com o objetivo de receberem informações para trabalharem em sala de aula com os estudantes. “É muito importante oportunizar os alunos das escolas públicas a terem acesso a diversas culturas. Receberemos jovens estudantes para assistir jovens bailarinos”, contextualiza, Melgaço. Os professores fizeram uma visita guiada ao Theatro Municipal e saíram com material educativo. Os alunos vão aprender em sala de aula com os seus professores, e no dia da estreia do espetáculo participarão de uma récita exclusiva para escolas com uma palestra de boas-vindas da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline. Os estudantes receberão caderno educativo visando estimular o pensamento crítico e o debate.
Balé O Corsário
Balé em dois atos, com quatro cenas, que se passa na costa do Mar Jônico, quando a Grécia estava sob o domínio turco.
Ato 1
Cena 1 – No Mercado: Mulheres escravizadas são negociadas pelo mercador Lankendem. O rico Paxá Seyd arremata a linda e amável Gulnara. Lankendem então lhe oferece a bela Medora, mas Conrad, um corsário disfarçado de comerciante, apaixonado por Medora, duela com o Paxá para impedir a venda da amada. Vitorioso, Conrad escapa com ela e outras escravas levando Lankendem como prisioneiro.
Cena 2 – Na Gruta dos Piratas: Conrad mostra seu esconderijo a Medora. O colega Birbanto convoca os piratas a levarem as escravas e Lankendem à gruta. Medora suplica a Conrad para que as liberte, ele concorda, mas Birbanto se opõe e persuade os piratas a se rebelarem. A liderança de Conrad os faz mudar de ideia. Lankendem então oferece ao insatisfeito Birbanto, em troca de sua liberdade, uma poção que, se borrifada em flores, faria a vítima dormir. Birbanto a coloca em uma rosa e a entrega a Medora, que a estende a Conrad, que cai em um sono profundo. Os piratas se rebelam. Medora rouba um punhal e corta o braço de Birbanto. Na confusão, Lankendem captura Medora e escapa. Birbanto, prestes a matar Conrad, é impedido por um escravo. Conrad acorda e, atordoado, novamente sai para salvar a sua amada.
Ato 2
Cena 1 – No Salão do Paxá: Gulnara está sendo mimada pelo Paxá quando Lankendem chega trazendo Medora. Emocionado, o Paxá declara que ela será sua principal esposa e, satisfeito com suas amadas mulheres, sonha com elas como se fossem flores de um lindo jardim. Neste momento é alertado de que peregrinos desconhecidos chegaram durante as orações noturnas. São os piratas disfarçados. Conrad lidera as rezas enquanto os seus companheiros desarmam a guarda. Medora é libertada e Lankendem novamente capturado com suas riquezas.
Cena 2 – Na Gruta dos Piratas: Os piratas retornam à gruta e Medora e Conrad dançam celebrando o amor, partindo novamente em busca de novas aventuras.
Le Corsaire (1856)
Música: Adolphe Adam (1803-1856)
Coreografia (versão 1858): Marius Petipa (1818-1910) e Jules Perrot (1810-1892)
Remontagem e adaptação: Hélio Bejani e Jorge Teixeira
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Datas: 15 a 19 de junho de 2022
Horários: 14h (15), 19h (16,17,18) e 17h (19)
Duração aproximada: 2h
Ingressos: de R$ 10,00 a R$ 30,00 (bilheteria e plataforma Imply).
Elenco:
Medora: Marcella Borges ou Tabata Salles
Conrad: Filipe Moreira (Primeiro Bailarino do BTM – Convidado) ou Alyson Trindade
Ali: Cicero Gomes (Primeiro Bailarino do BTM – Convidado) ou José Ailton
Gulnara: Tabata Salles ou Manuela Roçado
Lankeden: Rodrigo Hermesmeyer
Birbanto: Michael Willian
Paxá Seyd: Saulo Finelon (Bailarino do BTM – Convidado)
Odaliscas: Ana Flavia Alvim, Laura Zach e Isa Matos
Pequeno Pirata: Luís Paulo Martins
Palestras
Dia 16, às 18h: Reflexões sobre Raça: entre Branquitude e Negritude – Caminhos para uma Luta Antirracista no Ballet Clássico. Palestrante: Prof. Dra. Glenda Melo (Professora da UNIRIO – Departamento de Memória Social)
Dia 17, às 18h: Processo de Criação – Reflexões Artísticas e Técnicas na Montagem do Ballet O Corsário. Palestrantes: Claudia Mota (Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Irene Orazen (Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Formada pela EEDMO em 1957), Tânia Agra (Figurinista) e Manoel dos Santos (Cenógrafo)
Dia 18, às 18h: Mercedes Baptista e Consuelo Rios – Símbolos da Luta Antirracista na Dança. Palestrantes: Keila Castro (Pesquisadora e ex-bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) & Marina Tessarin (Bailarina e Historiadora)
Dia 19, às 16h: Homens no Ballet Clássico. Palestrantes: Cícero Gomes (Primeiro Bailarino do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Filipe Moreira (Primeiro Bailarino do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Anderson Dionísio (Bailarino Solista do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) & Victor Ciattei (Bailarino, Professor e Coreógrafo).
Lotação da palestra: 150 lugares
Entrada por ordem de chegada
Pessoas que não vão assistir ao espetáculo podem assistir às palestras
Fotos: Carol Lancelloti.