CMB encerra temporada com concerto de violoncelo, flauta e piano

Dia 19 de novembro, sábado, às 18h, acontece o encerramento da Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo de Higienópolis. Na primeira parte apresentam-se Elise Pittenger (violoncelo) e Rodrigo Miranda (piano), e, na segunda, Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano). A entrada é franca.

A série desse ano estava inserida nas comemorações dos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e teve apresentações nas unidades de Campinas, Alphaville e Higienópolis. “Ficamos muito felizes de estar nesses espaços levando música erudita brasileira, foram oito apresentações, com compositores variados, uma gama de músicos renomados e vários instrumentos”, conta Eudóxia de Barros, presidente do CMB.

Fundado em 1984, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

Elise Pittenger nasceu em Baltimore e vive em Belo Horizonte. Possui Doutorado em Performance Musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e Mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Na Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona, realiza pesquisa sobre música brasileira para violoncelo.

Rodrigo Miranda vive em Belo Horizonte e possui diversos prêmios em concursos de piano, como Concurso Arnaldo Estrella, Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares e Concurso Art Livre. É chefe do Departamento de Prática Musical, na Escola de Música da UEMG.

Celina Charlier (foto de Luiz Casimiro)

Radicada há 20 anos em Nova Iorque, Celina Charlier mantém intensa carreira internacional, no Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Uruguai, Itália, Malta, França, Suíça, Sri Lanka e Emirados Árabes. As obras de Villani-Côrtes que serão interpretadas foram dedicadas à flautista.

Maria Emília de Moura Campos é professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo, Emesp-Tom Jobim. Ganhou os prêmios de Melhor Pianista Acompanhadora do 3º Concurso para Instrumentos de Cordas da Pró-Música de Juiz de Fora, e do 4º Concurso A Canção de Câmera Brasileira, realizado pelo Centro de Música Brasileira.

PROGRAMAS

1ª parte – Elise Pittenger (violoncelo) e Rodrigo Miranda (piano)

José Guerra Vicente
Cenas Cariocas (Valsa Seresteira / Cantiga / Choro)

Osvaldo Lacerda
Cançoneta

Villa-Lobos
Divagação
O Canto do Cisne Negro

Camargo Guarnieri
Sonata para violoncelo e piano nº 2 (Allegro moderado / Melancólico / Festivo)

2ª parte – Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

Osvaldo Lacerda                                         
Sonata para flautim e piano (Esperto / Lento, mas não muito / Vivo)
Poemeto para flauta e piano

Ernesto Nazareth
Apanhei-te, Cavaquinho (original para piano de Ernesto Nazareth, transcrição para flautim e piano de Osvaldo Lacerda)

Edmundo Villani-Côrtes                            
Fantasia Sakura, para flauta e piano (dedicada a Celina Charlier e Junko Ichikawa, que tocaram a primeira audição mundial em 2003, em Nova York)
Procissão à luz de Velas, para flauta e piano (dedicada a Celina Charlier, que tocou a primeira audição mundial em 2009, em Nova York)
Arabian Shifting Sands, para flauta e piano (dedicada a Celina Charlier e Eshantha Peiris, que tocaram a primeira audição mundial em 2012, em Abu Dhabi)

*

Foto principal: Sarah Torres. Na foto, Elise Pittenger e Rodrigo Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *