Coletivo de música “Acorda!” se apresenta no CCJF

O Acorda!, quarteto de músicos instrumentais, volta ao palco do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e apresenta o resultado das suas pesquisas sonoras. Além de um concerto especial, o coletivo de música  convida o público a conhecer as engrenagens da produção de suas composições e os seus arranjos em oficinas ministradas antes dos concertos. No dia 16 de setembro, às 15h, além dos clássicos de Haydn e Pixinguinha, o público será contemplado com as estreias das composições de Daniel Quaranta e Nayara Tamarozi. Ao final da apresentação, os participantes da primeira oficina – realizada em maio –  colocarão em prática o trabalho realizado em sala de aula, dividindo o palco com os integrantes do Acorda! em improvisações livres criadas no calor do momento.

Estudantes e músicos que queiram conhecer mais sobre os instrumentos de corda ou sobre composição musical terão uma nova oportunidade de participar da oficina, de forma gratuita, às 11h, também no CCJF no mesmo dia (16/09). “O objetivo é analisar com os participantes o repertório a ser apresentado no concerto do mesmo dia, no CCJF. As músicas serão abordadas do ponto de vista das questões relativas à interpretação e também da composição, visto que algumas obras foram criadas para o grupo”, conta Alexandre Brasil, um dos fundadores do Acorda!  Do ponto de vista da interpretação, serão estudadas as técnicas instrumentais, as opções estéticas para interpretar as obras e as estratégias de adaptação idiomática de estilos da música popular brasileira para a situação de concertos. Já do ponto de vista composicional, serão abordadas as técnicas empregadas, as ideias composicionais trabalhadas e as particularidades da escrita para cordas. O interesse é confluir os pontos de vista da interpretação e da composição e, ao final do processo, promover uma conversa entre os membros do grupo e os participantes sobre as questões levantadas.

Acorda! Coletivo de música

Formado por Alexandre Brasil (OSB), Nayara Tamarozi (OSTM), Alexandre Fenerich (UNIRIO)  e Bernardo Fantini (OSB), o Acorda! Coletivo de Música é o mais novo conjunto de experimentação sonora da cidade. O objetivo é realizar apresentações que se destacam pela qualidade do repertório e pela diversidade de composições apresentadas, proporcionando ao público a audição de obras consagradas e a descoberta de novas peças do repertório camerístico nacional e internacional, com destaque para as diversas linguagens musicais dos compositores contemporâneos e latino-americanos, do clássico ao popular, além de composições dos próprios integrantes do grupo. Em 2022, o Acorda! realizou o seu concerto de estreia, na série Clássicos Domingos do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, com obras de Dittersdorf, Cartola, Guerra-Peixe, Waldir Azevedo, Baden Powel e Chiquinha Gonzaga. Ao longo do ano, tocou no programa Sala de concerto, da Rádio MEC, na série Música na UNIRIO, no encontro de poetas CEP 20.000, no Sarau da livraria Beco das Letras e foi contemplado no edital de ocupação musical do Museu de Arte do Rio (MAR). Em 2023 participa do edital de ocupação do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), promovendo concertos e oficinas. Acorda, vem ouvir!

–**–

PROGRAMA

Nayara Tamarozi
Quarteto Chorado

Carl Nielsen
Faith and Hope are playing

Daniel Quaranta
Él me regaló un pedacito de tiempo

Heitor Villa-Lobos
Assovio a jato

Acorda!
Improviso livre (com participação dos alunos da Oficina 1)

Michael Haydn (irmão mais novo de Joseph Haydn)
Divertimento

Alfredo da Rocha Vianna Filho “Pixinguinha”
Naquele Tempo (arranjo de Alexandre Fenerich)
Lamento (arranjo de Alexandre Brasil)

–**–

SERVIÇO

Oficina “Por dentro do Acorda!”

Quando: 16 de setembro, sábado, às 11h
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) / Av. Rio Branco, 241, Cinelândia, Rio de Janeiro (Metrô Cinelândia)
Entrada: gratuita, mediante inscrição por meio do link: https://forms.gle/fQiyfdZWm85qd3KfA
Classificação: 14 anos

Concerto

Quando: 16 de setembro, sábado, às 15h
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) / Av. Rio Branco, 241, Cinelândia, Rio de Janeiro (Metrô Cinelândia)
Ingressos: R$ 30 inteira / R$ 15 meia / venda de ingressos na bilheteria antes do concerto (PIX ou dinheiro)
Classificação: livre

–**–

Foto: Carlos Fernando Macedo.