Concerto no Municipal do Rio comemora os 100 anos do rádio

No mesmo dia em que se comemora a Independência do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro serve de palco para uma grande festa: os 100 Anos do Rádio! E foi neste templo da música que aconteceu, há um século, a primeira transmissão de Rádio com O Guarani, de Carlos Gomes. Em 2022, no dia 07 de setembro, duas orquestras se apresentam no Municipal do Rio: a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Nacional.

“É um marco histórico para essa casa secular celebrar o centenário do rádio em nosso palco, nessa linda parceria com a EBC e em uma data tão emblemática como o 07 de setembro. Será uma noite muito especial, com um programa primoroso apresentando obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos” – celebra a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

O Presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Glen Valente, destaca a importância desta comemoração:

“A primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua história junto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”.

O Diretor Artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero, que também vai se apresentar na data, enaltece esta parceria:

 “A celebração do centenário do rádio não poderia acontecer em outro palco que não fosse o Theatro Municipal do Rio de Janeiro! Dele foi feita a primeira transmissão em 07 de setembro de 1922. Toda a Cinelândia pôde ouvir a ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes, naquela data histórica! Agora, 100 anos depois, em parceria com a EBC, nossa OSTM volta a executar trechos desta ópera brasileira para todo o país e para o mundo, graças à internet! É uma alegria enorme para todos nós poder contribuir para a viabilização e execução de tão importante festa desse veículo de comunicação que nos acompanha e ajuda no desenvolvimento da sociedade!”

Na primeira parte do concerto, a OSTM vai executar trechos da ópera O Guarani, como a abertura; a balada de Cecilia: C’era una volta un principe; a ária de Pery – Vanto io pur; e o famoso dueto Sento una forza indomita. Como solistas, a soprano Maria Gerk (Cecilia) e e o tenor Eric Herrero (Pery). A regência será do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres.

Após o intervalo, será lançado o Selo Comemorativo dos Correios 100 anos de Rádio no Brasil, feito em parceria com a EBC.

 “É uma honra para a Rádio MEC ter esta oportunidade de celebrar o centenário no rádio no Brasil com um espetáculo que apresenta o mesmo ‘Guarani’ da transmissão inaugural do veículo, no mesmo Theatro Municipal que em 1922 mostrava aos brasileiros o poder que esta então nova tecnologia teria de compartilhar cultura e educação pelas ondas sonoras. Além de todo este espetáculo, teremos a oportunidade de lançar nesta noite um selo postal comemorativo com os Correios, que traz a figura de Edgar Roquette-Pinto na sua ilustração, um brasileiro à frente do seu tempo, e que nos orgulha muito de ser o patrono do rádio no nosso país” – enaltece Thiago Regotto, Gerente da Rádio MEC.

Na segunda parte da noite, a Orquestra Sinfônica Nacional, grupo formado por músicos oriundos da Rádio Nacional e que nos seus primeiros 20 anos de existência foi a Orquestra da Rádio MEC, apresentará o magistral Choro n° 6, de Heitor Villa-Lobos.

O concerto será transmitido ao vivo na Rádio MEC e na Rádio Nacional, emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública, e ainda nas Redes Sociais da EBC (Youtube, Facebook e Twitter). O concerto será gravado ainda pela TV Brasil, para exibição no fim de semana. A apresentação será dos locutores da Rádio MEC (Sidney Ferreira) e da Rádio Nacional (Luciana Valle).

PROGRAMA

Primeira parte

OSTM (Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal)
Felipe Prazeres, regente
Maria Gerk, soprano
Eric Herrero, tenor

Antônio Carlos Gomes
Il Guarany (O Guarani)
– Abertura
Balada de Cecilia: C’era una volta un principe
– Ária de Pery: Vanto io pur
– Dueto do 1° ato: Sento una forza indomita

Segunda parte

OSN (Orquestra Sinfônica Nacional)
Javier Logioia Orbe, regente

Heitor Villa-Lobos
Choros N° 6

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

100 Anos do Rádio

Quarta-feira, 07 de setembro, 19h

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Felipe Prazeres, regente
Maria Gerk, soprano
Eric Herrero, tenor

Orquestra Sinfônica Nacional
Javier Logioia Orbe, regente

Ingressos: Gratuitos – podem ser adquiridos neste link

Foto: Daniel A. Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *