O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina – está com inscrições abertas para vários Cursos Livres e Cursos de Curta Duração. As modalidades têm entre 12 e 24 horas de duração, com aulas virtuais e presenciais. Os cursos são gratuitos e abertos ao público em geral, sem taxa de inscrição. As vagas são limitadas, e os períodos de inscrições mudam de acordo com cada curso.
–**–
CURSO LIVRE
Tema: Músico, Música e Músicas: o Humano e os Sons para Além do Ocidente
Com Marcus Held
O curso aborda a relação rica, complexa e multifacetada do ser-humano com os sons do mundo: desde os sons da natureza, passando pelas primeiras concepções de música, até as compreensões e fruições na atualidade. No entanto, não nos restringiremos ao Ocidente, como é de costume no ensino tradicional. Propomos, pelo contrário, um percurso histórico, antropológico e etnográfico por diversas culturas e suas relações sonoras, abordando o músico, a música e as músicas de todos os continentes.
Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII, com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, foi professor Especialista Visitante no Instituto de Artes da Unicamp no primeiro semestre de 2023. Atualmente, é docente credenciado do PPGMUS-ECA-USP, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS – Música Antiga USP (SP) e da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. Idealizador e fundador do Música Pretérita®, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).
Período do curso: 06 de setembro a 29 de novembro de 2023
Aulas virtuais: quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: não há
Público-alvo: interessados(as) em Música, História, Etnomusicologia, Antropologia e áreas afins, maiores de 16 anos
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 30 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: link
–**–
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: Oficinas de Fluxo na Performance Musical
Com Abel Moraes
Desenvolver conhecimentos e estratégias para aprimorar a performance através de um estado mental positivo, que possibilite superar a insegurança e a autocrítica negativa, alcançando autonomia criativa e realização pessoal com a música.
Abel Moraes é violoncelista, mestre em música pela Thames Valley University, de Londres, e doutor em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Como músico profissional, atuou por mais de vinte anos como instrumentista de orquestra e camerista, tendo se apresentado pelo Brasil e no exterior (EUA e Reino Unido). Desde 1997, é professor universitário, ingressando na Universidade do Estado de MG (UEMG) e posteriormente na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde é professor de violoncelo e performance musical. Possui publicações nas áreas da educação musical, ensino instrumental em grupo, didática e psicologia da performance musical. Participa regularmente como palestrante e professor convidado em festivais, escolas de música e universidades de vários estados brasileiros. Desde 2008, ministra regularmente as Oficinas de Fluxo na Performance Musical, possibilitando a compreensão e os benefícios deste estado de consciência para a educação e a prática musical.
Período do curso: 04 a 05 de setembro de 2023
Aulas presenciais: segunda e terça-feira, das 13:30h às 17:30h e das 19:30h às 21:30h
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 15 participantes e 30 ouvintes
Público-alvo: participantes – cantores(as) e instrumentistas desejosos de vencer problemas relacionados à performance frente ao público, vídeo, concursos e testes em geral onde há um confronto de suas qualidades artísticas e sua autoestima / ouvintes – público geral, professores, músicos, musicistas e estudantes
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 25 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: link
–**–
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: Planejamento e Gestão da Carreira do Cantor Solista no Brasil
Com Vitor Philomeno
O curso terá um total de doze horas, sendo dividido em quatro aulas com três horas de duração cada, com uma primeira parte expositiva e uma segunda parte voltada à interação e resolução de dúvidas com os participantes. Com uma abordagem bastante prática, focada na realidade do mercado, planejamento e resolução de problemas, as quatro aulas abordarão os seguintes temas:
Aula 1 – 13/09 – Audições
Aula 2 – 20/09 – Concursos
Aula 3 – 27/09 – Agenciamento
Aula 4 – 04/10 – Autoprodução
Vitor Philomeno é um dos principais preparadores vocais e gerentes artísticos do Brasil. Em 2014 fundou o Opera Atelier Artists, empresa de gerenciamento artístico que é referência no mercado nacional e que propõe uma abordagem diferenciada, marcada pelo acompanhamento cuidadoso e pela consultoria especializada, tendo sempre em vista a arte como essência do trabalho.
Período do curso: 13 de setembro a 04 de outubro de 2023
Aulas virtuais: quartas-feiras, das 18h às 21h
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 80
Público-alvo: participantes do 1º Concurso Joaquina Lapinha e pessoas interessadas no tema
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 30 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: link
–**–
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: Introdução à Percussão Medieval: Frame Drums, Pandeiros e Adufes
Com Dr. Mauricio Molina
Os frame drums foram popularmente usados na música da Idade Média. Encontramos três tipos diferentes de instrumentos: pandeiro com aro redondo sem platinelas (pandeiro), pandeiro com aro redondo com platinelas e pandeiro com aro de formato quadrado (adufe). Músicos profissionais e não profissionais os utilizavam para acompanhar dança vocal e instrumental e música processional. Felizmente, fontes medievais nos fornecem informações cruciais sobre o seu uso prático, técnica de execução e prática de execução que, quando combinadas com outras teorias medievais de ritmo, podem nos guiar para uma maneira historicamente informada de tocar e usar os instrumentos. Durante o curso, serão desenvolvidos os seguintes tópicos: Exploração do uso do pandeiro e do adufe na música medieval; Posição correta de como tocar e segurar o pandeiro medieval e o adufe; Golpes básicos do adufe medieval e do pandeiro; Diferentes tipos de movimentos complexos com os dedos, a palma da mão e o pulso; Aprender a tocar e ornamentar padrões rítmicos baseados nos modos rítmicos medievais (trocaico e iâmbico); Aprender a acompanhar canções medievais (Cantigas de Amigo / Cantigas de Santa Maria); e Improvisação rítmica na música medieval.
Mauricio Molina é um musicólogo histórico e intérprete de música medieval dedicado ao estudo, reconstrução e execução de música composta durante a Alta Idade Média (1100-1300). Ele também é um professor estabelecido e premiado, escritor e pesquisador nos campos da música medieval, arte e cultura medievais.
Período do curso: 16 de setembro a 07 de outubro de 2023
Aulas virtuais: sábados, das 9h às 12h
Carga horária: 12h
Público-alvo: pessoas interessadas no tema
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 10 de setembro de 2023
Ficha de inscrição: link
–**–
Foto: divulgação.