Conservatório de Tatuí recebe o sopranista Bruno de Sá

Com tema Roma 1700, o concerto acontece hoje, dia 14 de novembro, às 20hs, e traz obras do período barroco.

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – traz para a Capital da Música, na próxima terça-feira, dia 14, às 20h, o sopranista Bruno de Sá. Na ocasião, o artista fará um concerto gratuito no Teatro Procópio Ferreira ao lado de seis instrumentistas, com o tema ‘Roma 1700’ que traz obras do período barroco. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Radicado em Berlim, Bruno de Sá é um jovem brasileiro que tem conquistado cada vez mais o público no cenário musical europeu. Em sua estreia, no Bayreuth Baroque Opera Festival, o jornal Le Monde declarou que Bruno é uma “nova estrela no firmamento”. Na crítica musical feita por Marie-Aude Roux para o mesmo jornal, ela cita que, de olhos fechados, é impossível distinguir que a voz de “ouro líquido e agudos estratosféricos” são de um rapaz. Seu raro timbre vocal (sopranista), além de fruto do seu trabalho musical, deve-se a uma característica física: sua laringe é menor que o tamanho médio prevalente no biotipo masculino, o que resulta num timbre vocal agudo. Ao se observar os vários conjuntos musicais, como uma banda ou uma orquestra, percebe-se que os instrumentos agudos são sempre menores que os instrumentos graves.

O concerto ‘Roma 1700’ oferece ao público uma imersão no repertório sacro realizado na cidade de Roma durante o séc. XVIII. Acompanhado por Marcus Held e Roger Ribeiro no violino, Carlos Martins na viola, João Guilherme Figueiredo no violoncelo barroco, Gustavo D’Ippolito no contrabaixo e José Renato Gonçalves no cravo e órgão, Bruno de Sá interpreta personagens femininas de cantatas e árias de Oratórios. Papéis que, em razão do decreto de 1588 do papa Sisto V que baniu as mulheres de representações cênicas nos Estados Papais, passaram a ser cantados por Castrati. Foi essa ordem papal que deu origem ao fenômeno da castração com objetivos musicais, para que papéis femininos continuassem a existir nas óperas e palácios principescos de Roma, mas sempre a partir de um elenco totalmente masculino. Proibição que vigorou até o fim do séc. XIX.

Por meio da sonoridade rara da voz de Bruno de Sá, o público poderá apreciar o estilo barroco único deste período e todas as suas possibilidades virtuosísticas. Um repertório que conecta a plateia com o universo sacro desta época em uma viagem singular no tempo pela música.

–**–

PROGRAMA

Antonio Vivaldi (1678-1741)
Sinfonia para cordas em Mi menor, RV 134
l. Allegro moderato
ll. Andante
lll. Allegro

George Friedrich Händel (1685-1759)

Glória in Excelsis Deo
Notte plácida e cheta
Tu del ciel ministro

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Trio Sonata Op. 4 nº 3
I. Prelúdio
II. Corrente
III. Sarabanda
IV. Tempo di gavotta

Antônio Vivaldi (1678-1741)
Nulla in mundo pax sincera
In furore iustissimae irae RV 626

–**–

SERVIÇO

Concerto: Roma 1700

Bruno de Sá, sopranista
Marcus Held, violino
Roger Ribeiro, violino
Carlos Martin, viola
João Guilherme Figueiredo, violoncelo
Gustavo D’Ippolito, contrabaixo
José Renato Gonçalves, cravo e órgão

Data: 14 de novembro de 2023, terça-feira, às 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)
Ingressos: Retire seu ingresso gratuito pela INTI 

–**–

Fotomontagem: Divulgação/Conservatório de Tatuí