Novo regente titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cyrano Sales é mineiro, natural de Juiz de Fora, mas está no Rio de Janeiro desde os quatro anos quando foi com a família para Cabo Frio e por lá ficou até entrar na faculdade. A partir daí, Cyrano veio para a capital, onde estudou e se desenvolveu profissionalmente. Foi na UFRJ que conheceu a cantora lírica Michele Menezes, hoje integrante do Coro do TMRJ, com quem é casado e tem uma filha, Julieta, atualmente com 10 anos de idade. Cyrano Sales é regente, cantor lírico (barítono), pianista, compositor, diretor musical e artístico premiado. Foi maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Formado em Regência pela Escola de Música da UFRJ, Cyrano também é regente do Coral da Fundação Bradesco, da Basílica da Imaculada Conceição e do Coral Veni Sancte Spiritus.
Foi vencedor do concurso para Regente Orquestral no XVIII CINVES (MG) e conduziu importantes estreias, incluindo as óperas Godó, o Bobo Alegre, de Francisco Mignone, Joca, Juca e o Pé de Jaca, e Os Irmãos Repentistas e os Pandeiros Mágicos, de Rafael Bezerra. Também foi selecionado para reger as óperas Gianni Schicchi, de Puccini, e A Flauta Mágica, de Mozart, em Curitiba.
Além de seu trabalho como regente, Cyrano Sales atuou como professor de canto e pianista em instituições como a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e em diversos projetos, incluindo o Aprendiz – Música nas Escolas e o Projeto Acorde, da Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi também pianista e maestro substituto do musical premiado Funny Girl, em temporada no Rio de Janeiro em 2023, além de ser diretor musical dos espetáculos da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa desde 2015.
Como cantor solista, Cyrano interpretou papéis de destaque, como Papageno, em A Flauta Mágica, Belcore, em O Elixir do Amor, e Mamma Agata, em Viva la Mamma. Além disso, participou de cursos de aperfeiçoamento com mestres renomados, como Kurt Masur, Martin Schmidt, Saul Zacks, Alastair Willis, Naomi Munakata, entre outros.
Sua dedicação à música e à educação lhe rendeu o Prêmio Rio São Sebastião de Cultura em 2019 e menções honrosas pelos projetos de extensão A Escola vai à Ópera e Brasil Ensemble-UFRJ.
Nomeado para a nova função no TMRJ, ele comemora: “Como novo maestro do Coro do Theatro Municipal, meu maior desafio é manter a tradição e o alto nível do coro, considerado um dos melhores do mundo pela revista Opera News. Enquanto busco novas ideias e incentivo cada integrante a alcançar seu máximo potencial, tenho a missão de levar ao público apresentações inesquecíveis, dignas de seu altíssimo nível. Ser maestro do coro da instituição mais tradicional de ópera do país é a realização de um sonho e um grande privilégio. Juntos faremos história”!
Fotos: Daniel Ebendinger (na foto principal, Cyrano Sales prepara o Coro do TMRJ para a ópera “Rusalka”).