Corpo de Dança do Amazonas se apresenta no Rio de Janeiro

Dando continuidade ao Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 05 e 08 de outubro, o projeto Circulação Amazônica, com dois espetáculos realizados pelo Corpo de Dança do Amazonas, com direção de Mário Nascimento. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro CAIXA Nelson Rodrigues, uma hora antes das apresentações.

Rios Voadores, com apresentações nos dias 05 a 06 de outubro, às 19h, é um espetáculo de Rosa Antuña e traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo “rios voadores” representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores.

O espetáculo TA – Sobre Ser Grande, de Mário Nascimento, com apresentações nos dias 07 de outubro, às 19h, e 08 de outubro, às 18h, reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, TA significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles. Os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de relevar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.

Corpo de Dança do Amazonas

A companhia foi criada em 1998 pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, para compor os corpos artísticos do Teatro Amazonas. É referência em dança contemporânea no Amazonas e na região Norte do país, mantém uma programação artística com repertório diverso. Vem construindo um patrimônio material reconhecido nacionalmente, com mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior, que mostram a diversidade cultural local por meio da pluralidade da dança contemporânea, levando em consideração a singularidade da Amazônia e a diversidade e abrangência da Cultura.

–**–

SERVIÇO

Circulação Amazônia: Corpo de Dança do Amazonas 25 anos

Quando: de 05 a 08 de outubro de 2023 – de quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues (Av. República do Paraguai, 230, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: entrada gratuita, sujeita à lotação da sala
Capacidade: 409 lugares (08 para cadeirantes)
Bilheteria: retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada apresentação
Informações: (21) 3509-9621 ou pelo site
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com deficiência

–**–

Foto: Michael Dantas.