O curso Ópera Comentada, do maestro Ricardo Rocha, continua nos meses de janeiro e fevereiro no Centro Cultural Baukurs, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com o objetivo não apenas de iniciar leigos no instigante reino dessa manifestação artística plural para a formação de novas plateias, mas também trazer informações históricas, estéticas e estilísticas de cada obra aos conhecedores do gênero, assim como apresentar biografias de cada compositor e a análise detalhada de seu libreto. Organizado em três blocos independentes, o conteúdo sempre é apresentado com a análise, a explicação e o contexto histórico em que foi escrita a obra.
As aulas começaram ainda em 2022, com o módulo Ópera Italiana, origem do gênero em si, e suas principais expressões, como a Trágica (drama), a Cômica (‘buffa ’) e a Verista (realista). Em 2023, será a vez da Ópera Francesa e da Ópera Alemã. O Bloco II, relativo à Ópera Francesa, acontecerá entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, enquanto o terceiro e último bloco, destacando a Ópera Alemã, acontecerá em março. As aulas ocorrem sempre das 19h às 21h.
Origem e definição
A ópera é um gênero artístico exclusivo e extraordinário produzido pela civilização ocidental, capaz de reunir teatro, literatura, cenografia, dança e outras manifestações em perfeita simbiose com a música, que com a ajuda daquelas, representa os afetos da poesia e da palavra através do canto, numa relação funcional de mútuo proveito, como organismos que interagem harmônica e produtivamente entre si.
Quem não a conhece, pergunta se este gênero é teatro musicado ou música encenada. A resposta é fácil, se começarmos pela origem de seu nome, opera, palavra italiana que significa ‘obra’, que por sua vez vem do latim ‘opus’, cujo plural é… ‘opera’. Assim, ópera é a arte plural na qual a música é uma protagonista que até se sustenta sozinha em concerto, mas que, não fosse o suporte de outras artes, não passaria de um oratório ou uma cantata profana com narração cantada.
Bloco II: A Ópera Francesa comentada
AULA I – 20 e 23 de janeiro: Carmen, de Georges Bizet
AULA II – 27 e 30 de janeiro: Don Quichotte, de Jules Massenet
AULA III – 03 e 06 de fevereiro: A Danação de Fausto, de Hector Berlioz
AULA IV – 10 de fevereiro: L’Enfant et les Sortilèges, de Maurice Ravel
Inscrições
Investimento: R$ 560,00 (bolsas especiais: R$ 230,00 aos primeiros quatro profissionais e estudantes de música).
Inscrições e mais informações: secretaria Baukurs – (21) 99411-8480 ou através do e-mail secretaria@baukurs.com.br.
Ricardo Rocha
Ricardo Rocha é atualmente um dos regentes mais renomados do Brasil. Pós-graduado pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe como Kapellmeister (maestro de ópera e concertos sinfônicos), o mais alto título em Regência em países de língua alemã, é também mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na Alemanha, ao longo de 11 anos, criou o ciclo Brasilianische Musik im Konzert, para a difusão da música de concerto brasileira, à frente de orquestras como a Sinfônica de Bamberg, as Filarmônicas da Turíngia e de Südwestfallen, e a Sinfônica de Baden-Baden.
No Brasil, Rocha foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro Estável da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi professor de Regência. Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTMSP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB – Orquestra Jovem do Brasil, com a qual executou apresentando a Nona Sinfonia, de Beethoven, pelos 20 anos da queda do muro de Berlim.
É autor do livro Regência, uma arte complexa (2004) e do atlas As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural (2013).
Em meio à pandemia de Covid 19, foi contemplado por diferentes editais musicais, como Itaú Cultural e Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, por meio dos quais publicou três vídeos com reflexões sobre Cultura, Arte e Música.
Rocha é também Comendador pelo Poder Judiciário (Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho, TRT da 23ª Região) desde 1994.
Foto: Meg Lopes.
Caro Leonardo, quero agradecer-lhe a divulgação desse nosso curso, voltado não só para a divulgação e o conhecimento dessa expressão extraordinária que é a Ópera, mas também para a formação de plateia em nossa capital, resultado consequente dessa difusão. Obrigado pelo apoio e um grande abraço!