Dança e Música: noites de colaborações artísticas no Espaço Tápias

Uma noite com dois espetáculos em que a colaboração entre a dança e a música são inseparáveis, no Centro Cultural Espaço Tápias. Na beira do mundo, do outro lado de mim, criação e atuação da dançarina russa Dasha Lavrennikov, com música de Rafael Rocha, e Colaboração ou 16 variações sobre um tema, de Maria Alice Poppe e Tato Taborda, que assinam a criação e a performance, são espetáculos que dizem algo sobre a vontade dos artistas de se aproximarem artisticamente, compartilharem pesquisas, perguntas e o palco.


Na beira do mundo, do outro lado de mim (35 minutos de duração)

A coreografia de Dasha Lavrennikov em colaboração com o músico Rafael Rocha foi desenvolvida a partir de uma longa pesquisa artística, cruzando diferentes territórios entre Europa e América do Sul. Surgiu como um diálogo entre as linguagens das artes de movimento, sonoras, e visuais.

“Essa peça perpassa a ideia de um corpo que se deixa transmutar – em manchas coloridas, curvas, texturas, ritmos, e paisagens, desfigurando-se para sintonizar-se com suas origens e trajetórias de composição singular”, explica Dasha. Os diversos tons e cores ressoam uns com os outros – gerando acordes sensoriais transmitindo qualidades físicas, emocionais e espirituais.

Ficha Técnica

Criação e atuação: Dasha Lavrennikov
Criação Musical e atuação: Rafael Rocha
Figurino: Gabriela Lotaif
Acompanhamento artístico: Lindon Shimizu
Produção: Marina Micas
Fotografia: Carol Pires | Renato Mangolin


Colaboração ou 16 variações sobre um tema (35 minutos de duração)

Colaboração entre Maria Alice Poppe e o músico Tato Taborda, é uma peça sobre lacunas que não devem ser preenchidas. A exposição deliberada dessas lacunas revela precariedade e potência em igual medida, como acontece com os ambientes em que os dois artistas-professores atuam.

“A peça, uma estrutura de 16 variações pensada no sentido cageano (do modo de pensar do compositor John Cage), de uma entidade autossustentável, se desdobra em conformações paradoxais a partir das fricções entre dança, música e conceito”, destaca Maria Alice.

Ficha Técnica

Criação e performance: Maria Alice Poppe e Tato Taborda


Na beira do mundo, do outro lado de mim / Colaboração ou 16 variações sobre um tema

Quando: 21 e 22 de setembro, sábado e domingo, às 20h
Onde: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias (Rua Armando Lombardi, 175, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Duração: 35 minutos (cada espetáculo)
Ingressos: R$ 45,00 (inteira), R$ 22,00 (meia-entrada) / à venda na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
Classificação etária: livre


Foto: Carol Pires (na foto, cena do espetáculo “Na beira do mundo, do outro lado de mim”).