A Temporada 2025 da tradicional Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais traz orquestras de renome mundial com grandes solistas e instrumentistas consagrados, em uma programação dedicada à comemoração de três décadas de parceria com O Globo. A Temporada 2025, que vai de março a novembro, traz ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro músicos reverenciados pela crítica e pelo público.
Para os fãs de música clássica, uma opção para garantir presença em todas as apresentações pagando menos é tornar-se assinante da Série. Entre os benefícios, 50% de desconto no valor dos ingressos, garantia do mesmo lugar/assento em toda a temporada e prioridade na compra de outros eventos da Dellarte. As assinaturas já estão à venda.
“No aniversário de 30 anos da série O Globo/Dellarte, apresentamos uma temporada com nomes famosos que já viraram garantias de grandes performances, como o pianista norueguês Leif Ove Andsnes ou a Orquestra de Câmara do Concertgebouw de Amsterdã, e outros artistas incensados pela crítica especializada e donos de currículos impressionantes. Um exemplo é o clarinetista austríaco Andreas Ottensamer, que é líder do seu naipe na Orquestra Filarmônica de Berlim, ou seja, está na elite do seu instrumento. Ele fará um recital com o violonista montenegrino Milos Karadaglic, que tem a admiração do nosso ícone do violão, Sérgio Assad, além de gravações pelos maiores selos clássicos: Sony, Decca e Deutsche Grammophon”, aponta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte.
PROGRAMAÇÃO DELLARTE 2025 RIO DE JANEIRO
* programação sujeita a alteração
24 de março, sábado – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Alessio Bax, piano & Ensemble
Com 14 anos, Alessio Bax se formou com honras no conservatório de Bari, sua cidade natal na Itália, e, na década de 1990, mudou-se para os Estados Unidos. Já se apresentou com mais de 150 orquestras, incluindo as filarmônicas de Londres, de Nova York e de São Petersburgo e a Royal Philharmonic. Recebeu diversos prêmios em concursos internacionais. Desde 2017, é diretor artístico do Incontri in Terra di Siena Festival, um festival de música de verão na região de Val d’Orcia, na Toscana. No concerto que fará no Rio de Janeiro, ele estará acompanhado de Lucille Chung ao piano, Daishin Kashimoto no violino, Adrien la Marca na viola, Paul Watkins no violoncelo e Nabil Shehata no contrabaixo.
***
18 de abril, sexta-feira – Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Andreas Ottensamer, clarinete & Miloš Karadaglić, violão
Andreas Ottensamer nasceu em Viena, em uma família de músicos, e começou a tocar piano aos quatro anos. Desde março de 2011, Ottensamer é clarinetista da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma referência de excelência na música mundial. Ao lado do pianista José Gallardo, ele dirige o Bürgenstock Festival, na Suíça. Nos últimos anos, Ottensamer intensificou seus estudos de regência. Ele tem um contrato de gravação exclusivo com a Deutsche Grammophon desde 2013, sendo o primeiro clarinetista desse prestigioso selo.
Miloš Karadaglic, conhecido por MILOŠ, nasceu em Montenegro. “Amor à primeira audição” é como Miloš descreve o momento em que, quando criança, ele pegou pela primeira vez o violão. Aos 14 anos, decidiu ir para uma escola de música especializada. Deixar os Bálcãs e chegar a Londres para assumir uma vaga na prestigiosa Royal Academy of Music foi, segundo ele, “um pouco como ir a Marte”. Ele é um apaixonado defensor da educação musical e atua como patrono do Fundo do Prefeito de Londres para Jovens Músicos e do Prêmio para Jovens Músicos. Ele mora em Londres e toca um violão Greg Smallman de 2018.
***
1º de junho, domingo – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Festival Strings Lucerne & Nelson Goerner, piano
Festival Strings Lucerne (Orquestra de Cordas do Festival de Lucerna) foi fundada em 1965. Seus músicos de primeiríssima linha são famosos pelo som que produzem e pela qualidade dos instrumentos: a maioria deles construídos pelos lendários ateliês italianos Stradivarius, Amati e Guarneri del Gesù. A orquestra surgiu em função do festival de verão em Lucerna, sendo uma das mais prestigiadas orquestras suíças em atividade, buscando o diálogo criativo entre a música antiga e a música nova.
Nelson Goerner é um dos maiores pianistas clássicos do mundo. Ele é elogiado por suas performances da mais alta arte e poesia. Um apaixonado músico de câmara, Goerner colabora regularmente com Martha Argerich, Renaud Capuçon, Sol Gabetta, Gary Hoffman, Alexei Ogrintchouk e Tedi Papavrami.
***
25 de julho, sexta-feira – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Concertgebouw Chamber Orchestra Amsterdam & Antje Weithaas, violino
Fundada em 1987, a Concertgebouw Chamber Orchestra é um conjunto de câmara composto por músicos da renomada Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, eleita pela revista especializada Gramophone a melhor do mundo. Alguns dos astros que já se apresentaram como solistas junto a esse grupo camerístico são Maria João Pires, Sarah Chang, Janine Jansen, Mischa Maisky, Schlomo Mintz e Friedrich Gulda. A orquestra foi escolhida para tocar na cerimônia do casamento real do Príncipe Willem-Alexander com a princesa Máxima, em fevereiro de 2002, o que resultou num álbum recordista de vendas.
Antje Weithaas é uma violinista clássica alemã, nascida em 1966, conhecida por suas performances solo e de música de câmara. Ela tem um extenso repertório que inclui os grandes concertos de Mozart, Beethoven e Schumann, novas obras como o Concerto para Violino de Jörg Widmann, clássicos modernos de Shostakovich, Prokofiev, Ligeti e Gubaidulina, e concertos menos tocados de Hartmann e Schoeck.
***
26 de agosto, terça-feira – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Le Voci del San Carlo di Napoli
As primeiras notícias de um conjunto vocal do Teatro di San Carlo têm as suas raízes no século XIX, um período de atividade intensa e refinada, quando o maestro Giuseppe Papa, após os sucessos obtidos no Scala, em Madri e no Colón de Buenos Aires, decide se estabelecer em Nápoles, organizando em pouco tempo um conjunto coral de alta qualidade. Desde então, o Le Voci del San Carlo di Napoli é um celeiro de grandes cantores, um espaço que celebra e incentiva a tradição operística. Este concerto inédito apresentará os mais promissores talentos do Teatro di San Carlo, como a soprano Désirée Giove, o tenor Francesco Domenico Doto, a soprano Mariia Knihnytska, o barítono Maurizio Bove, a mezzosoprano Sayumi Kaneko e o baixo Yunho Eric Kim. No programa, obras de compositores como Verdi, Mozart, Rossini e Puccini.
***
23 de setembro, terça-feira – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Leif Ove Andsnes, piano
Com sua técnica impecável, veia lírica e interpretações de grande sensibilidade, o celebrado pianista norueguês Leif Ove Andsnes ganhou reconhecimento mundial tocando concertos e recitais nas principais salas do mundo e com as principais orquestras. Já foi artista residente nas filarmônicas de Berlim e de Nova York e na Sinfônica de Gothenburg, dirigiu festivais de música nos Estados Unidos e na Europa e ganhou inúmeros prêmios, como o Hindemith Prize Frankfurt, o Preis der Deutschen Schallplattenkritik e o Royal Philharmonic Society Music Awards.
Paralelamente, ele se dedica a uma extensa discografia, com mais de 50 títulos – lançamentos solo, de câmara e concertos, abrangendo um repertório que vai do Barroco até os dias atuais e, muitas vezes, explorando preciosidades raramente gravadas. Ele recebeu sete vezes o Gramophone Awards.
***
18 de outubro, sábado – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Sheku Kanneh-Mason, violoncelo & Isata Kanneh-Mason, piano
Os irmãos Kanneh-Mason são as estrelas de uma nova geração de artistas. Sheku e Isata estrearam o seu duo no Carnegie Hall, em Nova York. Desde então, realizam turnês por todo o mundo, com programas que mesclam obras canônicas e composições menos conhecidas do público. Sheku se apresenta todo verão no BBC Proms, e não foi diferente em 2020, quando fez um recital emocionante com sua irmã Isata para um auditório vazio, devido à pandemia de Covid-19.
O violoncelista Sheku Kanneh-Mason se apresenta em escolas, em clubes underground ou nas principais salas de concerto do mundo. Depois de vencer a competição BBC Young Musician em 2016, a performance de Sheku no casamento do Duque e da Duquesa de Sussex no Castelo de Windsor, em 2018, foi assistida por dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Ele toca um violoncelo Matteo Goffriller de 1700.
A pianista Isata Kanneh-Mason é muito requisitada internacionalmente como solista e musicista de câmara, com repertório eclético. Isata recebeu o cobiçado prêmio Leonard Bernstein, o prêmio Opus Klassik de melhor artista jovem, e foi uma das escolhidas para a residência artística Junge Wilde, promovida pela Konzerthaus Dortmund.
***
1º de novembro, sábado – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Salzburg Chamber Soloists & Constanze Quartet
Lavard Skou Larsen, regente
A Salzburg Chamber Soloists, fundada em 1991, é composta por músicos de 13 países diferentes e com idades entre 25 e 35 anos, todos com formação acadêmica na universidade Mozarteum, na Áustria. Já no seu primeiro ano de existência, empreendeu uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá. Uma década depois, foi premiada por sua gravação das Oito Estações de Vivaldi/Piazzolla. Em 2013, a orquestra chegou ao Metropolitan de Nova York e ganhou elogios do jornal The New York Times, pela maneira elegante como tocou Haydn e pela interação atenta entre os músicos.
O maestro Lavard Skou-Larsen é gaúcho de Porto Alegre, filho de uma brasileira e de um dinamarquês, ambos violinistas, e vive na Áustria desde os quatro anos. Aos 14 anos, Larson foi admitido na Academia de Música e Artes Cênicas do Mozarteum, em Salzburgo, e recebeu um diploma de performance com distinção. Larsen é o fundador e diretor artístico da Salzburg Chamber Soloists e também professor de violino no Mozarteum de Salzburgo desde 1991.
O Constanze Quartet é formado por Emeline Pierre-Larsen, Sara Mayer e Hana Hobiger, nos violinos, e por Julia Ammerer-Simma, no violoncelo. Elas vêm de diferentes países e continentes: França, Austrália e Áustria, e encontraram em Salzburg uma linguagem musical em comum. As gravações pelo selo alemão CPO chamaram a atenção do público e da crítica, e o Constanze Quartet é regularmente convidado para se apresentar em festivais e turnês na Europa e nas Américas. O repertório do conjunto abrange todos os gêneros.
CALENDÁRIO DA PROGRAMAÇÃO
* programação sujeita a alteração
24/03 – Alessio Bax (Piano) & Ensemble
18/04 – Andreas Ottensamer (Clarinete) & Miloš Karadaglić (Violão)
01/06 – Festival Strings Lucerne & Nelson Goerner (Piano)
25/07 – Concertgebouw Chamber Orchestra Amsterdam & Antje Weithaas (Violino)
26/08 – Le Voci del San Carlo di Napoli
23/09 – Leif Ove Andsnes (Piano)
18/10 – Sheku Kanneh-Mason (Violoncelo) & Isata Kanneh-Mason (Piano)
01/11 – Salzburg Chamber Soloists & Constanze Quartet, Lavard Skou Larsen (Regente)
SERVIÇO
Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais
Quando: diversas datas em 2025, conforme informado anteriormente
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Centro, Rio de Janeiro)
Classificação: 10 anos
Assinaturas Dellarte — Oito concertos com 50% de desconto:
Frisas e Camarotes > R$ 14.400,00
Plateia e Balcão Nobre > R$ 2.400,00
Balcão Superior > R$ 1.000,00
Galeria > R$ 480,00
Valores avulsos > a definir
Desconto de 50% (eventos avulsos): Idoso, Estudante e Clube O Globo
Vendas: ingresso.dellarte.com.br ou 4002 0099 – de 2ª a 6ª, das 9h às 16h, no whatsapp (21) 98698-1103 ou no e-mail dellarte@dellarte.com.br
Foto: Peter Tollenaar (na foto, a Concertgebouw Chamber Orchestra Amsterdam).