O Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, por meio do projeto Desafios Musicais, com a parceria da Cia. Bachiana Brasileira e do seu diretor e maestro Ricardo Rocha, apresentarão a palestra-vídeo, com legendas em português, da Paixão Segundo São João, BWV 245, uma das obras-primas de Johann Sebastian Bach e da história da música, apresentada no Rio de Janeiro, na Antiga Catedral da Sé. Estreada na Sexta-Feira Santa de 1724, marcou o primeiro ano dos 27 em que Bach ocuparia o cargo de Kantor na Igreja de São Tomás, em Leipzig, Alemanha. Em 2021, quase 300 anos depois da estreia, ela renasceu aqui no Brasil, em vídeo, durante a pandemia que assolou o mundo entre 2020 e 2022.
Escrita para coro, orquestra e solistas, a parte do coro foi realizada com dois madrigais, sendo um de solistas, cantando toda a obra, e outro de apoio, para o coro inicial e os corais, que representam, como respirações ao longo da obra, imagens poéticas da Via Crucis.
A obra apresentada foi gravada no dia 18 de abril de 2020 na Catedral do Império, Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, pela Orquestra e Coro da Cia. Bachiana Brasileira, sob a direção e regência do maestro Ricardo Rocha, ele próprio apresentador e palestrante desse Encontro.
“Convido todos vocês para assistirem a uma das maiores obras-primas do genial compositor Johann Sebastian Bach e conhecerem como foi difícil todo o processo de sua montagem em meio à pandemia” – ressalta o maestro da Cia. Bachiana Brasileira.
SERVIÇO
Série Desafios Musicais
Direção: Saulo Chermont
Data: Sábado – 17 de dezembro de 2022
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Cinelândia
Endereço: Av. Rio Branco, 241
Ingressos no local: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada idosos e estudantes)
Duração: 180 minutos, incluído o intervalo.
Foto: Diego Padilha.