A percussão popular e a sinfônica têm um encontro marcado com o público carioca! A Orquestra Petrobras Sinfônica e a sua Academia Juvenil promovem o evento Diálogos Percussivos nos dias 23 (sexta-feira, a partir das 13h) e 24 (sábado, a partir das 10h) de agosto, na Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro. A programação conta com convidados ilustres, que vão abordar temas relevantes para a música de forma gratuita.
Com o objetivo de explorar a diversidade da percussão, o encontro conta com masterclasses, palestras e apresentações musicais que podem ser assistidas mediante a inscrição no link petrobrasinfonica.com.br/academia. A Petrobras Sinfônica tem como missão democratizar o acesso à música de concerto e dá passos importantes nessa direção com a sua Academia Juvenil. O projeto educativo é fundamental na formação de jovens profissionais da área e os prepara para os Testes de Habilidades Específicas, os THEs, das universidades. Atualmente, o índice de aprovação dos academicistas é de 99%, número que orgulha todo o corpo docente.
“Esse encontro tem o objetivo de celebrar este instrumento tanto do ponto de vista sinfônico quanto do ponto de vista popular. Ele se constituiu com atividades diferentes com oficinas, masterclasses, palestras e apresentações. Vão ser atividades muito ricas para aprendizagem e para a performance de um componente tão importante da música. Estamos muito felizes com essa iniciativa”, conta Monique Andries, coordenadora pedagógica da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A agenda conta com músicos renomados, como Aquim Sacramento, Pedro Amparo, Janaína Sá, Jean Carlos, Mangueirinha, Paulinho Bicolor, Pedro Moita, Pedro Sá e Rodrigo Foti. A coordenação é do percussionista Lino Hoffmann e do Programa Educativo da OPES.
SERVIÇO
Quando: 23 de agosto, sexta-feira, das 13h às 19h / 24 de agosto, sábado, das 10h às 19h
Inscrições: bit.ly/dialogospercussivos
Onde: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro/RJ)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
23 de agosto – sexta
13h – A hierarquia das claves do samba, com Pedro Amparo
14:45h – O uso dos diferentes tipos de baquetas de tímpanos no repertório sinfônico, com Rodrigo Foti
16h – Tímpanos: afinação e articulação, com Pedro Sá
17:15h – Luiz D’Anunciação e Guerra-Peixe: contribuições percussivas, com Duo Sá (Janaína Sá e Pedro Sá)
18:15h – Apresentações Musicais
24 de agosto – sábado
10h – Abertura Diálogos Percussivos dia 2, com apresentação da Academia Juvenil
10:20h – O Processo de preparação para uma audição de orquestra, com Jean Carlos
12h – Pandeiros e outros tambores de caixilho: origens, estilos, técnicas, notações e outras características, com Pedro Moita
13:15h – O batuque da apoteose vibra ao som do silêncio, com Mangueirinha
14:30h – O desenvolvimento da cuíca na história do samba, com Paulinho Bicolor
16h – Masterclass – performance, com Aquim Sacramento
18:15h – Apresentações Musicais
Foto: divulgação.