Documentário inédito celebra o tenor brasileiro Aldo Baldin

O ideal de qualquer realizador cinematográfico é contar uma narrativa diferente, inédita e que leve o espectador a refletir sobre o contexto de uma obra. Sob esta ótica, Yves Goulart acertou em cheio. Ele apresenta ao público um expoente da música, cuja importante trajetória artística ainda não tinha sido contada na tela grande. O diretor dá a chance para a plateia conhecer Aldo Baldin (1945-1994), protagonista de uma história de vida que promete uma sessão de cinema para lá de especial. Com o apoio cultural da Cinemateca do MAM, no CCBB-Rio, no dia 19 de dezembro, às 18h, no Cinema I, será exibido Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, com direito a convidados especiais como o maestro Isaac Karabtchevsky, que participa do documentário, além de Eliane Sampaio, a primeira professora de canto de Baldin no Rio, e a presença do público. O filme será lançado pela distribuidora BRETZ Filmes em circuito comercial no Brasil em abril de 2025.

Além da paixão pela arte, o diretor do filme e o famoso tenor brasileiro têm em comum a cidade natal, Urussanga, com pouco mais de 20 mil habitantes, de colonização italiana, localizada em Santa Catarina, no Brasil.

Aldo Baldin

O repórter cinematográfico, que vive entre Brasil e Nova York há quase duas décadas, descobriu o tenor em 2009, quando uma amiga apresentou a ele o LP Serenatas, Bachianas & Canções, de Heitor Villa-Lobos, gravado por Aldo Baldin. A capa do álbum era a foto da igreja matriz de Urussanga. Yves pensou: “Como é possível que a igreja da minha cidade esteja na capa deste álbum? Quem é Aldo Baldin? Naquele momento, surgiu o interesse em descobrir a origem daquele artista e o motivo dele ser tão desconhecido do grande público no Brasil, mas respeitado e admirado pelos apreciadores do canto lírico e da música de concerto em todo o mundo” – refletiu o diretor do filme, que pela sua formação profissional, logo correu atrás das informações para chegar a essa bela história.

Goulart contatou a viúva de Baldin, Irene Flesch Baldin, radicada na Alemanha desde a década de 1970, e descobriu que o cantor havia gravado 100 discos. Para completar, Baldin tinha sido indicado a um Grammy com As Bodas de Fígaro, de Mozart, e ganhou outra estatueta com A Criação, de Haydn, ao lado de nomes de peso da música clássica no mundo, como Edith Mathis, Dietrich Fischer-Dieskau e sob a regência do maestro inglês Sir Neville Marriner. Foi a partir daí que o artista Aldo Baldin entrou de vez na vida do cineasta Yves Goulart. O resultado de toda essa história está no documentário, que revela desde a origem simples do cantor até o sucesso internacional.

Aldo Baldin

Foram 14 anos de pré-produção, entre pesquisa, vídeos, fotos e entrevistas com artistas e pessoas do segmento para reunir um material inédito, instigante e importante para a cultura brasileira, que agora está sendo exibido em pré-estreias pelo mundo, começando pelo 24º Havana Film Festival New York, realizado em abril de 2024. Depois passou a percorrer diversas cidades brasileiras, principalmente em Festivais como a 16ª IN-EDIT Brasil Festival Internacional do Documentário Musical, que ocorreu em junho desse ano, em Pernambuco, tendo grande retorno do público e da crítica.

“Um dos destaques deste filme de múltiplas qualidades é a habilidade do diretor de entrelaçar a carreira e a vida privada de Aldo Baldin, fazendo que, ao final do filme, o público se sinta íntimo desse grande artista” – ressalta Fernando Severo – cineasta e imortal da Academia Paranaense de Letras.

Sinopse

Aldo Baldin – Uma Vida pela Música é um documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época. Cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos. Sua história é contada em primeira pessoa pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira única desse fenomenal artista brasileiro.

Entrevistados:

Isaac Karabtchevsky, Helmuth Rilling, Hera Lind, Sir Neville Marriner, Rolf Beck, Maria Lúcia Godoy, Roberto de Regina, Edino Krieger, Eliane Sampaio, Celso Antunes, Heloísa Nemoto Vergara, Walter Santos Filho, Fernando Portari, Roberto Saccà, Bernhard Gärtner, Marc Marshall, Hernán Iturralde, Marga Schiml, Peter Lika, Andreas Keller, Walter Forchert, Lilian Barretto, Fany Solter, Cicinato Cascais da Silva, Neyde Borges Coelho, Ir. Bruno Klein, Darcy Brasiliano dos Santos, Noemi Kellermann, José Araujo Filho, Laura Lindolfo, Galileu Sangaletti, Delfina Baldin Sangaletti, Irene Flesch Baldin, Serena Flesch Baldin e Sofia Flesch Baldin.

Yves Goulart

Yves Goulart, brasileiro nascido em Urussanga, Santa Catarina, em 15 de maio de 1975, é ator, produtor, cineasta e repórter cinematográfico. Goulart iniciou a sua carreira artística em 1995, como ator nos palcos paranaenses. Aos poucos foi descobrindo e conquistando outras formas de se expressar, como no cinema e na televisão. Formou-se em Cinema e pós graduou-se em Educação na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, local onde desenvolveu a monografia Cinema na Educação (2006) e descobriu a sua vocação como cineasta.

Em 2023, recebeu o título de Especialista, pela conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em A Psicanálise do Século XXI, com o psicanalista Jorge Forbes. Sua filmografia inclui documentários de conteúdo relevante inspirados na identidade do seu país, como os premiados Além da Luz e Machado 21. Goulart tem um olhar único a temas pouco explorados no cinema, que lhe renderam diversos prêmios e reconhecimento público ao longo de sua carreira. Aldo Baldin – Uma Vida pela Música é o seu terceiro documentário longa-metragem.


Distribuição: Bretz Filmes
Produção: Goulart Filmes
Produtores executivos: Yves Goulart e Nayglon Goulart
Produtores: Yves Goulart, Marcelo Nigri e Nayglon Goulart
Direção: Yves Goulart
Direção musical: Irene Flesch Baldin
Roteiro: Yves Goulart
Fotografia: Yves Goulart
Edição: Yves Goulart
Câmeras: Yves Goulart e Sidney Schroeder
Drones: Cleber Bonotto e Yves Goulart
Correção de cor: Viviane Rangel
Design e efeitos gráficos: Erico Dias
Mixagem de som: Tim Starnes


Aldo Baldin – Uma Vida pela Música

Première: 19 de dezembro, às 18h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I (Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: gratuitos
Categoria: documentário (Colorido – HD/2024 – Brasil)
Duração: 114 minutos
Classificação indicativa: livre
Apoio cultural: Cinemateca do MAM no CCBB – Rio


Fotos: divulgação. Na foto principal, Irene Flesch Baldin e Yves Goulart.