Duo Siqueira Lima lança o CD “Siqueira Lima Sessions”

O Duo Siqueira Lima, formada por Cecília Siqueira e Fernando de Lima, está lançando o CD Siqueira Lima Sessions, pelo selo GuitarCoop, nas plataformas digitais e também em formato físico. As composições de Tom Jobim, Piazzolla, Gershwin e Fattoruso são interpretadas em arranjos do próprio Fernando de Lima.

O escritor e violonista uruguaio Alfredo Escande escreve no encarte do CD:

“‘Poucas coisas são mais bonitas do que o som de um violão. Talvez o som de dois violões’. Para além da discussão sobre a autoria desta frase, que uma lenda urbana atribui a Chopin, e há quem diga que é de Paganini, tenho certeza que somos muitos os que com muito prazer a citamos e fazemos dela nossa própria, sem nos importarmos com quem a disse pela primeira vez. (…) Agora, já veterano nessas questões de ouvir violões e violonistas, me sinto assim novamente toda vez que ouço Cecília e Fernando fazendo música juntos. Tive o privilégio de conhecer os dois quando ainda não tinham formado o duo. (…) Agora nos oferecem uma nova amostra de sua arte, em que brilham tanto o altíssimo nível de interpretação, de conjunção impecável, quanto a maestria e criatividade de Fernando na realização de arranjos. O fato é que, com exceção dos dois movimentos da ‘Suíte Tango’ (que Piazzolla escreveu em 1984 expressamente para os Irmãos Assad), o restante do repertório que compõe este ‘Siqueira Lima Sessions’ surgiu da inventividade de Fernando em transmitir o charme especial dos dois violões à música original do próprio Astor Piazzolla (‘Libertango’/1974), George Gershwin (‘I Got Rhythm’/1930), Tom Jobim (‘Amparo’/1969) e Hugo Fattoruso (‘O candombe sin nombre’/2010)”.

Duo Siqueira Lima

Dono de técnica apurada, interpretação detalhada e muito carisma, o Duo Siqueira Lima possui prestígio raro entre os violonistas de música erudita. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música (BR/2015) e do Brazilian International PressAwards (EUA/2014), a dupla ultrapassa barreiras e estilos. Em mais de 20 anos tem se apresentado pelas Américas do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados para festivais no mundo e já atuaram na Sala São Paulo/SP, Lincoln Center/Nova York e em outros palcos.

É formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, que se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Pró-Música/SESC (Caxias do Sul/RS/2001), quando dividiram o 1º prêmio. O acontecimento foi decisivo para a formação do duo, que logo se tornou um casal, e deu início a uma carreira internacional. Nesse período lançou mais de sete CDs, entre eles, The Art of Duo Siqueira Lima (2016), com versão inédita das Bachianas Brasileiras nº 4 (Villa-Lobos), considerado
pela revista francesa Guitare Classique, um dos melhores do ano; e Dois Violões em Concerto (2023) ao lado da Orquestra GRU Sinfônica, com composição inédita de André Mehmari.

Ambos vêm de famílias ligadas à música. Fernando é mineiro de São Bento Abade e aprendeu a tocar viola caipira com o pai. Aos 12 anos descobriu o violão clássico. Formou-se em violão pelas faculdades FAAM e Carlos Gomes (SP). Cecília tem pais e tios violonistas. Iniciou-se na música aos seis anos e aos nove já tocava guitarra em bailes. Em paralelo, passou a se dedicar ao violão clássico e, aos 15 anos, já vencia o seu 1º concurso. Entre seus professores estão o uruguaio César Amaro e o
brasileiro Henrique Pinto.


01. George GershwinI Got Rhythm (arr. Fernando de Lima) / 2’10
02. Astor PiazzollaTango Suíte. II. Andante / 3’48
03. Astor PiazzollaTango Suíte. III. Allegro / 6’18
04. Antonio Carlos JobimAmparo (arr. Fernando de Lima) / 5’43
05. Hugo FattorusoSin nombre (arr. Fernando de Lima) / 4’48
06. Astor PiazzollaLibertango (arr. Fernando de Lima) / 3’18


Foto: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *