Autor de algumas das maiores óperas já escritas, como La Bohème, Madame Butterfly e Tosca, Giacomo Puccini (1858-1924) também foi um prolífico compositor de canções para voz e piano. Uma leva inédita dessas obras acaba de ser lançada na Itália pela editora Casa Ricordi, em homenagem aos 100 anos de morte do compositor, e agora poderá ser ouvida em Porto Alegre pela primeira vez. Nesta terça-feira, 29 de outubro, os participantes do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores apresentam Experimentos Poéticos – Espetáculo cênico-musical baseado nas canções de câmara de Giacomo Puccini. O evento começa às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco. A entrada é franca e por ordem de chegada.
No espetáculo, os 17 participantes do Ópera Estúdio se revezarão para interpretar 16 canções do período romântico escritas por Puccini. Embora pouco conhecidas, algumas delas deram origem a grandes sucessos do italiano, como a ária O mio babbino caro. “Será a primeira vez que a obra integral para voz e piano de Puccini será apresentada no Rio Grande do Sul. Na verdade, são canções inéditas no mundo inteiro porque usamos material recém lançado pela Ricordi em homenagem aos 100 anos de morte de Puccini”, explica Flávio Leite, diretor pedagógico do Ópera Estúdio.
Como o nome indica, o espetáculo Experimentos Poéticos não envolve apenas canto, mas uma encenação inovadora, que também contará com figurinos, projeções e cenário. A concepção e a direção do espetáculo é de Carlota Albuquerque, renomada coreógrafa e preparadora corporal. Segundo a artista, que integra o quadro de professores do Ópera Estúdio, cada intérprete foi estimulado a trazer imagens que conversassem com uma canção. No cenário, foram distribuídas caixas em diferentes formatos. “Serão experimentos corpo/objeto. Múltiplas imagens foram investigadas por cada intérprete, referindo-se às poéticas de suas canções. O espetáculo não tem uma estrutura narrativa linear, mas uma estrutura imagética. Cada intérprete sugeriu, para a cena, uma relação com o objeto caixa”, explica Carlota.
Ópera Estúdio
Criado em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, o Ópera Estúdio oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP). A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.
As apresentações ao vivo promovidas pelo Ópera Estúdio funcionam como uma vitrine para os talentos do projeto, ao mesmo tempo em que se consolidam como opção de programa acessível para os amantes do canto lírico. Em 2024, estão previstos três eventos: Recital de Música de Câmara Vocal, ocorrido no dia 26/09; Experimentos Poéticos, no dia 29/10; e a ópera Gianni Schicchi, de Puccini, nos dias 30/11 e 01/12.
PROGRAMA
Giacomo Puccini
Salve Regina – Xavier Quiñonez, tenor
Sogno d’or – Eric de la Vega, barítono
Canto d’anime – Oséas Duarte, tenor
E l’uccellino, Ninna-Ninna – Debora Moretti, mezzosoprano
Inno a Diana – Cesar Cavalheiro , tenor
A te – Vinicius Reis Braga, barítono
Sole e amore – Cecília Salatti, soprano
Terra e mare – Kaique Campos, barítono
Casa mia, casa mia – todo o elenco
Avante Urania! – Rose Carvalho, mezzosoprano
Ave Maria Leopolda – Gabriela Jucá, soprano
Inno a Roma – Leonardo Menin, tenor
Morire? – Matias Herrera, tenor
Ad una morta – Roberto Moreira, baixo
Storiella d’amore – Elisa Lopes, soprano
Mentìa l’avviso – Felipe Bertol, tenor
SERVIÇO
Quando: 29 de outubro, terça-feira, às 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Multipalco (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Porto Alegre)
Classificação etária: livre
Mais informações: ospa.rs.gov.br/opera-estudio
Foto: Vitória Proença.