A pianista Eudóxia de Barros finaliza a sua intensa agenda de concertos em São Paulo com duas apresentações gratuitas. No dia 08 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Teatro Sérgio Cardoso e no dia 16 de dezembro, sábado, às 17h, na Sociedade Brasileira de Eubiose. No repertório obras de Arnaldo Rebello, Beethoven, Lecuona, Lina Pesce, Liszt, Lorenzo Fernández, Marcello Tupinambá, Mozart, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda e Rachmaninoff.
Em 2023, Eudóxia tocou em 25 localidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Campinas, Santo André, Araras, Recife, Cuiabá, Pouso Alegre, Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campos do Jordão, Belo Horizonte e Florianópolis.
A renomada pianista gravou mais de 30 discos, dois DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre a sua vida intitulado Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda (caixa com seis CDs), tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.
Eudóxia de Barros
Nasceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1937. Estudou piano com Mathilde Frediani e Karl Heim. Em 1953 foi uma das vencedoras do concurso para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Estudou com Magdalena Tagliaferro entre 1954 e 1957. Seguiu para Paris, onde estudou com Tagliaferro, Pierre Sancan, Christianne Sénart, o russo Pyotr Kostanoff e Lazare Levy. Retornou ao Brasil em 1959 e tornou-se aluna de Guilherme Fontainha, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda (matérias teóricas, e, após o seu casamento, tocava para ele seus programas, tendo obtido enorme aproveitamento, sobretudo em sonoridade e observância total das partituras). Aperfeiçoou-se nos Estados Unidos com Olegna Fuschi e Howard Aibel, entre 1965 e 1967, ocasião na qual deu aulas na North Carolina School of Arts. Na Alemanha, entre 1969 e 1970, estudou com Walter Blankenheim. Aqui no Brasil teve ainda estes eméritos professores: Roberto Sabbag, Sebastian Benda, Arnaldo Estrella e Yara Bernette.
De 2005 a 2017, aconselhava-se com o insigne maestro Henrique Morelenbaum, com enorme aproveitamento, se apresentando a ele no Rio de Janeiro, à cada repertório novo que fazia.
Apresentou concertos em várias cidades americanas, como Nova York, Washington, Houston, Winston Salem, Miami, Chicago e Asheville, em importantes salas como a National Gallery of Art, no Town Hall e no Carnegie Hall. Foi solista à frente da Orquestra Sinfônica de Cleveland, sob a regência de José Serebrier. Sua carreira internacional a levou para concertos em Paris (Salle Gaveau), Suíça, Inglaterra, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e México.
No Brasil foi solista à frente de várias orquestras como a OSESP – Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Santo André, Sinfonia Cultura, Sinfônica da USP, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, entre outras.
Casou-se em 1982 com o compositor Osvaldo Lacerda, que a ela dedicou inúmeras obras, entre elas Cromos para piano e orquestra, peça premiada pela APCA e que já apresentou 14 vezes pelo Brasil . Com ele fundou (1984), e atualmente preside, o Centro de Música Brasileira, em São Paulo, que já completou 354 apresentações.
Possui extensa produção fonográfica, com destaque para a gravação do Concerto nº 2 para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, sob a regência do compositor, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Outros registros importantes são os das obras de Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Eduardo Souto, Osvaldo Lacerda e muitos outros compositores brasileiros.
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PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart
Rondó em Ré Maior, K 485
Ludwig van Beethoven
Sonata Op. 27, nº 2 – Sonata ao Luar (Adagio Sostenuto, Allegretto e Presto agitato)
Franz Liszt
Estudo – Capricho nº 8 (Appassionato)
Sergei Rachmaninoff
Prelúdio em Sol menor, Op. 23, nº 5
Rachmaninoff – Silotti
Polca Italiana
Ernesto Lecuona
Crisântemo (valsa)
Malagueña
Osvaldo Lacerda
Toada, Op. 2
Nilson Lombardi
Seis Miniaturas (Com leveza, Com recolhimento, Desalentado, Ritmado e Alegre, Com ternura e Expressivo)
Marcello Tupinambá
Bambuhy
Arnaldo Rebello
Lundu Amazonense
Ernesto Nazareth
Escorregando (tango)
Lina Pesce
Bem te vi atrevido
Lorenzo Fernández
Jongo
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SERVIÇO
Recital de Eudóxia de Barros (piano)
Quando: 08 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Onde: Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo) / 143 lugares (seis para cadeirantes) / Acessível
Ingressos: entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria a partir de uma hora antes da apresentação)
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Quando: 16 de dezembro, sábado, às 17h
Onde: Sociedade Brasileira de Eubiose (Av. Lacerda Franco, 1059, Aclimação, São Paulo) / 201 lugares
Ingressos: entrada gratuita
Duração aproximada: 1:15h
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Foto: Leandro Armbrust.