Experimenta São Pedro abre espaços alternativos do TSP-SP

Com a intenção de difundir a música de câmara e valorizar jovens artistas, o Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, inaugura em 2024 o Experimenta São Pedro. Sob curadoria da jornalista e pesquisadora especializada em música clássica Camila Fresca, a iniciativa reúne apresentações de grupos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP Tom Jobim, bem como recitais dos cantores participantes da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

A estreia acontece em abril, com apresentações nos dias 06 e 13 (sábados), das 16h às 18h, quando o Theatro abrirá as suas portas convidando o público a explorar seus diferentes espaços: além do palco e da plateia, o saguão e o café serão locais de apresentações.

“Pensando no Theatro São Pedro como uma casa de óperas com uma programação intensa de espetáculos, buscamos formas diferentes de apresentar a música clássica e a música popular, chamando novos públicos e aproximando o público tradicional das práticas. Para isso, resolvemos usar espaços alternativos do Theatro e não ter tanta divisão entre palco e plateia, entre quem faz e quem ouve as músicas, dando espaços de apresentação para esses jovens que já estão avançados nas suas formações artísticas, mas que precisam de oportunidades profissionais para engatar uma carreira”, explica Camila Fresca.

No dia 06/04, a música começa no saguão do Theatro São Pedro, com a Cia.Sax, grupo voltado à música clássica e ao choro, trazendo obras de Felix Mendelssohn, Fernande Decruck, Chiquinha Gonzaga, Rodrigo Morte, Paquito D’Riviera, Pedro Iturralde, Astor Piazzolla, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos e Claude Debussy. Na sequência, a soprano Débora Neves, o tenor Willian Manoel e a pianista Michiko Licciardi executam no café do Theatro um recital com composições de Charles Gounod, Gaetano Donizetti, Wolfgang Amadeus Mozart, Chiquinha Gonzaga, Jules Massenet e Felix Mendelssohn. Para finalizar as atrações do dia, o público será convidado a se dirigir até a plateia, onde o Trio Café, formado por percussão, violão 7 cordas e voz, apresentará repertório com Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Os Tincoãs, Cassiano, João Donato, Rita Lee, Criolo e músicas próprias.

Trio Café

Já no dia 13/04, o programa inicia com recital conduzido pela soprano Anastasia Liàntziris, pelo tenor Éder Rodrigues e pelo pianista Daniel Gonçalves, interpretando obras de Robert Schumann, Leonard Bernstein, Franz Schubert, Helza Cameu, Babi de Oliveira, Pietro Mascagni e Jules Massenet. Em seguida, o Quarteto Aurora, formado exclusivamente por mulheres, toca composições de Heitor Villa-Lobos, Fanny Mendelssohn, Hawa Kassé Mady Diabaté, Chiquinha Gonzaga, Inezita Barroso, Zequinha de Abreu, Fanny Crosby, Cyro Pereira e Carlos Gardel. O concerto de encerramento será com o Quinteto Aquarela, focado em repertório camerístico, apresentando músicas de Amy Beach, Franz Danzi, Ronaldo Miranda e Ary Barroso.

“As pessoas estão convidadas a conhecerem os diversos espaços do Theatro e a ficarem à vontade para fruir a música, pois o ‘Experimenta São Pedro’ pretende dar visibilidade aos jovens artistas e ocupar espaços alternativos dessa casa de espetáculos tradicional de ópera em São Paulo”, destaca Camila Fresca.


EXPERIMENTA SÃO PEDRO – CONCERTOS

06 de abril, sábado, das 16h às 18h

Cia.Sax
Gabriel Fanzeres, sax soprano
Gustavo Andrade, sax barítono
Matheus Carvalho, sax tenor
Bruno Khaleb, sax barítono

***

Voz e Piano com a Academia de Ópera do Theatro Sâo Pedro
Débora Neves, soprano
Willian Manoel, tenor
Michiko Licciardi, piano

***

Trio Café
Nissá, voz
Luan Moritz, violão 7 cordas
Guigo Silva, percussão popular

==========================

13 de abril, sábado, das 16h às 18h

Voz e Piano com Academia de Ópera do Theatro São Pedro 
Anastasia Liàntziris, soprano
Éder Rodrigues, tenor
Daniel Gonçalves, piano

***

Quarteto Aurora
Pollyana Santana, violino
Verônica Lopes, violino
Flórence Suana, viola
Bianca de Souza, violoncelo

***

Quinteto Aquarela
Leonardo Paladino, flauta
Mateus Colares, oboé
Josué Rodrigues, clarinete
Natalia Kaiti, fagote
Winicius Wagner, trompa


Quando: 06 e 13 de abril de 2024, sábados, das 16h às 18h
Onde: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda por meio dos seguintes links: https://feverup.com/m/161380 (06/04) e https://feverup.com/m/161377 (13/04)
Classificação: livre


Fotos: Heloísa Bortz (na foto principal, a Cia.Sax).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *