Faleceu o coreógrafo e crítico Fabio de Mello

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, faleceu em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, aos 61 anos o coreógrafo e crítico Fabio de Mello. Fabio nasceu no Rio de Janeiro (26/02/1963) e se formou pelo Conservatório de Amsterdam como coreógrafo e encenador de espetáculos de dança, teatro e ópera, tendo recebido importantes prêmios da cultura nacional em sua área de atuação.

Foi fundador e diretor do Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro e da Companhia Ópera do Movimento. Trabalhou com os principais nomes da dança no Brasil, como Ana Botafogo e Marcelo Misailidis. Também trabalhou por oito anos com Hans Donner na criação e direção de aberturas de programas da TV Globo; foi parceiro de Sérgio Britto em inúmeras montagens teatrais e musicais; diretor convidado de companhias de dança em todo o Brasil e no exterior; diretor convidado da Fundação Ópera Brasil. Ministrou cursos especiais e apresentou seus trabalhos de encenador em Amsterdam, Nova York, Barcelona e em diversas capitais brasileiras. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, criou a coreografia e dirigiu uma produção do balé Noite Transfigurada, com música de Arnold Schönberg.

Apaixonado por ópera, Fabio de Mello tinha uma das maiores coleções dedicadas à soprano greco-americana Maria Callas, e chegou a ser consultado mais de uma vez por produções internacionais dedicadas à vida de Callas. Convidado pelo amigo Antônio Rodrigues, participou do extinto portal Movimento.com, no qual exerceu por vários anos a função de crítico de ópera.

No Carnaval, suas comissões de frente marcaram época

Fabio se tornou nacionalmente conhecido por ter revolucionado as comissões de frente do Carnaval carioca. Estreou em 1992 na escola de samba Imperatriz Leopoldinense, a convite da carnavalesca Rosa Magalhães (falecida em julho de 2024). Ficou até 2007 e, ao longo desse tempo, alcançou a nota máxima dos jurados por vários anos consecutivos (de 1992 a 2002), cinco prêmios Estandarte de Ouro (concedidos pelo jornal O Globo), além de cinco títulos (1994, 1995, 1999, 2000 e 2001).

Também comandou comissões de frente em escolas como a Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel, onde venceu mais um Estandarte. Em 2015, voltou à Imperatriz, onde conquistou o seu sétimo Estandarte de Ouro em seu último carnaval como coreógrafo.

“Fabio de Mello foi, para mim, o grande coreógrafo de comissão de frente da história. Pensou coreografias a partir da peculiaridade da Sapucaí: palco vertical, em movimento, com o público acima do show. Seus movimentos sequenciados, com os componentes desenhando espécies de flechas na pista marcaram a forma moderna do quesito. Todo mundo hoje em dia segue as lições do Fabio”, diz o jornalista e escritor Fábio Fabato.

Nos últimos anos, Fabio sofreu com sérios problemas de saúde, decorrentes da Síndrome de Guillain-Barré, um processo inflamatório que ataca os nervos do corpo.

Notas Musicais lamenta a perda de Fabio de Mello e se solidariza com familiares e amigos.


Nota de pesar da escola de samba Imperatriz Leopoldinense

“O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de toda sua diretoria e segmentos, vem a público lamentar profundamente a morte do renomado coreógrafo Fabio de Mello.

Responsável por históricas comissões de frente de nossa agremiação, Fabio revolucionou o quesito nos anos 1990 na Marquês de Sapucaí. O mesmo garantiu por 11 anos consecutivos notas dez para a verde, branco e dourado, fazendo dele um dos maiores e mais celebrados artistas de todos os tempos.

O trabalho irretocável de Fabio, numa parceria memorável com a carnavalesca Rosa Magalhães, fez dele um dos maiores vencedores do Estandarte de Ouro no Carnaval [6 estandartes pela Imperatriz] além do mesmo, com seu estilo próprio, contribuir com 5 dos 9 campeonatos da Rainha de Ramos. (1994-1995-1999-2000-2001).

A Imperatriz, e o Carnaval, maior manifestação cultural de nosso país, agradecem e honram a arte de Fábio de Mello. Uma perda irreparável, de um artista que jamais será esquecido e merecerá para sempre os aplausos por seu legado.

Fica aqui registrado o nosso carinho e forças aos familiares, amigos e fãs”.


Com informações do G1.


Foto: Facebook.