“Festival Ópera na Tela” exibe tetralogia de Wagner

Depois do sucesso da programação que ocupou o Parque Lage entre os dias 16 e 24 de setembro, quando recebeu um público total de quatro mil pessoas, o Festival Ópera na Tela anuncia programação inédita nas telas de cinema, com a exibição dos filmes das quatro obras do ciclo O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner: O Ouro do RenoA ValquíriaSiegfried e O Crepúsculo dos Deuses. Será no Estação NET Rio, em Botafogo, Rio de Janeiro, em sessões entre os dias 21 de outubro e 11 de novembro, com entrada gratuita.

Produzida pela Staatsoper Berlin, com regência de Christian Thielemann e encenação de Dmitri Tcherniakov, essa montagem da tetralogia apresenta uma abordagem nova e histórica da obra.  Tcherniakov introduz outra história naquela do Anel, história essa que lança uma luz muito diferente sobre o quadro wagneriano e mostra que a dramaturgia da obra de Wagner continua a resistir e a entregar novas perspectivas, e a ser fonte inesgotável de inspiração e verdades sobre o nosso mundo. “Encontramos o elemento central do ‘Anel’ Wagneriano, que é o exercício do poder, desta vez metaforizado pela pesquisa científica. A questão colocada sobre o valor da ciência, dos seus excessos, da forma de conduzir experiências ‘a la Doctor Strangelove’ está no centro da questão ética hoje, e é também uma questão eminentemente política, que é a confiança cega numa ciência da qual se pode fazer nascer a monstruosidade por manipulação genética”, analisa Emmanuelle Boudier, que, ao lado de Christian Boudier, da Bonfilm, são os idealizadores e produtores do festival, em sua sétima edição.

Todas as produções têm legendas em português, e no sábado, 21 de outubro, haverá uma palestra inaugural sobre a obra de Wagner, às 10h, ministrada por Rodolfo Valverde

O Festival Ópera na Tela terá todos os filmes programados para cinemas brasileiros durante o período de um ano, garantindo ainda mais acessibilidade para o gênero.

–**–

O ANEL DO NIBELUNGO
de Richard Wagner (1813-1883)

Ciclo de quatro óperas épicas, estreado em 1876
Cantado em alemão

Produção: Staatsoper Berlin – 2023
Regência: Christian Thielemann
Direção cênica: Dmitri Tcherniakov
Orquestra: Staatskapelle de Berlim

Elenco:
Michael Volle (Wotan)
Lauri Vasar (Gunther)
Siyabonga Maqungo (Froh)
Rolando Villazón (Loge)
Johannes Martin Kränzle (Alberich)
Andreas Schager (Siegfried)
Mika Kares (Hagen)
Anja Kampe (Brünnhilde)
Mandy Fredrich (Gutrune)
Violeta Urmana (Waltraute)

1 – O Ouro do Reno (2:36h)

O Ouro do Reno

O centro da história é o anel mágico forjado pelo anão Alberich a partir do ouro roubado do rio Reno, quando as donzelas do Reno se distraíam. Diversas personagens míticas lutam pela posse do objeto, incluindo Wotan, o chefe dos deuses.

2 – A Valquíria (3:44h)

A Valquíria

O drama gira em torno do desentendimento da valquíria Brünnhilde com o pai, Wotan, chefe dos deuses, quando ela hesita em obedecer a uma ordem. Na mitologia wagneriana, as valquírias são encarregadas de levar as almas dos guerreiros mortos para o Walhalla.

3 – Siegfried (4:11h)

Siegfried

Há muitos anos, Mime acolheu Siegfried como seu filho adoptivo, que agora deve ajudá-lo a arrancar o anel de Fafner. Com a ajuda do capacete mágico, o guardião do anel transforma-se num dragão que só um herói pode derrotar.

4 – O Crepúsculo dos Deuses (4:45h)

O Crepúsculo dos Deuses

As três Nornas, que tecem o destino com fios de ouro, anteveem o crepúsculo dos deuses. Quando a corda do destino é rompida, elas desaparecem para sempre.

–**–

PROGRAMAÇÃO

Sábado 21/10

10h às 11:30h – O anel de Wagner: a tetralogia como obra de arte do futuro – Palestra inaugural sobre a Tetralogia de Wagner, ministrada por Rodolfo Valverde 
12h: – O Ouro do Reno 
 
Sábado 28/10

A Valquíria

10h às 12h – primeira parte
13h às 15h – segunda parte
 
Sábado 04/11

Siegfried

10h às 11:50h – primeira parte
12:30h às 15h – segunda parte
 
Sábado 11/11

O Crepúsculo dos Deuses

10h às 12:10h – primeira parte
12:40h às 15:20h – segunda parte

–**–

SERVIÇO

Festival Ópera na Tela
www.operanatela.com

De 21 de outubro a 11 de novembro

Onde: Estação NET RIO, sala 5 (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, Rio de Janeiro)
Ingressos entrada gratuita (distribuição de senhas a partir de 1h antes do início da sessão)
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: operanatela@bonfilm.com.br

–**–

Fotos: Monika Rittershaus.