FIMA encerra segunda edição no Palácio Tiradentes

O Festival Interativo de Música e Arquitetura – FIMA encerra a sua segunda edição de forma grandiosa: celebrando o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), referência na arquitetura, história e memória política do país. O espaço receberá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência de Daniel Guedes, na sexta-feira, dia 26 de maio, às 17h.

Depois de homenagear palácios históricos no Rio de Janeiro, Belém, Petrópolis, São Luís e Ouro Preto, o FIMA reverencia, desta vez, este ícone da arquitetura eclética carioca da primeira metade do século XX, que combina elementos renascentistas e clássicos em uma síntese harmoniosa de diferentes estilos e épocas. Pensado especialmente para este concerto, o repertório dialoga com a história, a arquitetura e arte decorativa deste patrimônio cultural brasileiro, reunindo composições que serão intercaladas pelos comentários de três especialistas: as arquitetas Noemia Barradas e Simone Algebaile, e o professor Fernando Ebert.  Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita.

Programação especial para a rede pública de ensino

O FIMA realizará também, no mesmo dia, às 14:30h, um concerto sinfônico no Palácio Tiradentes exclusivamente para alunos do ensino público municipal e estadual da Escola vocacionada à Música – CIEP 485,  de Barra Mansa, e de alunos e professores do CE Júlia Kubitscheck, no Rio de Janeiro. Nos dias 08 e 09 de maio, aulas pré-evento foram realizadas presencialmente com os professores destas instituições de ensino. As ações fazem parte do FIMA na Escola, que tem como objetivo sensibilizar públicos de todas as idades a respeito do patrimônio cultural material e imaterial do nosso país propondo ações educativas no caminho da valorização e reconhecimento pelos jovens, de suas próprias identidades culturais. As aulas foram ministradas pelos três especialistas e o diretor artístico do FIMA, Pablo Castellar. Em sua primeira edição, o FIMA ofereceu aulas preparatórias para mais de 60 professores no total, atingindo mais de 4 mil alunos do ensino fundamental I e II.

Programa

Claudio Monteverdi
Orfeo, SV 318: Abertura

José Maurício Nunes Garcia
Abertura em Ré

Pedro de Alcântara (Dom Pedro I)
Abertura para a Independência do Brasil 

Antônio Carlos Gomes
O Escravo | Alvorada

Lorenzo Fernandez
Reisado do Pastoreio: Batuque – Dança de Negros

Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 4 – III. Ária (Cantiga)

Antônio Carlos Jobim
Brasília: Sinfonia da Alvorada – II. A Chegada dos Candangos

Ernani Aguiar
Sinfonieta Seconda – Carnevale – IV. Escola de Samba

SERVIÇO

Palácio Tiradentes

FIMA – Concerto de encerramento da 2º edição

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Daniel Guedes, regência

Quando: 26 de maio, sexta-feira, às 17h (antes, às 14:30h, haverá apresentação exclusiva para alulnos e professores)
Onde: Palácio Tiradentes
Ingressos: Entrada franca

Foto: Daniel Ebendinger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *