Em 2024, o mundo da ópera homenageia o centenário de morte de um de seus maiores nomes, o italiano Giacomo Puccini (1858-1924). Nos últimos meses, sua rica obra vem sendo estudada pelos participantes do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores e uma de suas óperas mais icônicas, Gianni Schicchi, foi escolhida como espetáculo de encerramento do curso. A nova montagem terá duas sessões, no Theatro São Pedro, nos dias 30 de novembro, às 20h, e 1º de dezembro, às 18h. Os ingressos já estão à venda, entre R$ 30 e R$ 80, no site do Theatro São Pedro.
Única comédia presente no catálogo de Puccini, Gianni Schicchi é parte de uma trilogia que inclui ainda Il Tabarro e Suor Angelica. Estreou em 1918, no Metropolitan de Nova York, e atualmente é um dos títulos mais frequentes nas casas de ópera. A fama da obra está ligada especialmente à ária O mio babbino caro, uma das mais emblemáticas do repertório operístico.
Gianni Schicchi tem concepção e direção cênica de Flávio Leite e direção musical e regência de Sérgio Sisto. “É uma ópera em que todos os personagens ficam em cena o tempo todo. Portanto, é uma obra muito difícil, que representa um imenso aprendizado para todos os alunos do projeto”, explica Flávio Leite. O elenco é formado pelos 16 cantores do Ópera Estúdio 2024, enquanto o acompanhamento instrumental cabe ao aluno de correpetição Helson Sanctu. O barítono paulista Vinícius Atique, que se juntará à OSPA nos dias 07 e 08 de dezembro como solista do espetáculo Carmina Burana, foi convidado a fazer uma participação especial como o personagem-título, Gianni Schicchi.
Ganância e hipocrisia
Situada originalmente em Florença, Gianni Schicchi é uma crítica social à hipocrisia e à ganância da elite. É considerada uma ópera curta: a história se desenrola em apenas um ato, com duração de cerca de uma hora. O libreto, escrito por Giovacchino Forzano, é baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Na concepção de Flávio Leite, a história migra para a contemporaneidade. O cenário é uma mansão, onde uma família se reúne para velar o magnata Buoso Donati. Ao descobrirem que a sua herança foi deixada para a igreja, os parentes se desesperam e bolam um plano para reaver a fortuna. Decidem chamar o advogado Gianni Schicchi, que, apesar de ser constantemente menosprezado pela família, aceita se passar pelo morto e redigir um novo testamento. Ao final, frustrando a expectativa de todos, Schicchi inclui o seu próprio nome como o principal beneficiário da herança.
Ópera Estúdio
Criado em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, o Ópera Estúdio oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP). Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.
As apresentações ao vivo promovidas pelo Ópera Estúdio funcionam como uma vitrine para os talentos do projeto, ao mesmo tempo em que se consolidam como opção de programa acessível para os amantes do canto lírico. Em 2024, a agenda incluiu outros dois eventos (Recital de Música de Câmara Vocal, em 26/09, e Experimentos Poéticos, em 29/10), além de Gianni Schicchi.
PROGRAMA
Ópera Estúdio 2024
Gianni Schicchi
Ópera em um ato de Giacomo Puccini
Espetáculo de encerramento do Ópera Estúdio 2024
Concepção e direção cênica: Flávio Leite
Direção musical, regência e doppione de Schicchi: Sérgio Sisto
Direção vocal: Eiko Senda
Direção de movimento: Carlota Albuquerque
Pianista correpetidor e preparador musical: Patrick Menuzzi
Cenário: Yara Balboni
Figurinos: Daniel Lion
Iluminação: Veridiana Mendes
Produção: Brenda Knevitz
Legendas: Marina Gimenez
Pianista: Helson Sanctu – aluno de correpetição
Elenco:
Gianni Schicchi: Vinícius Atique (participação especial)
Lauretta: Cecília Salatti e Elisa Lopes
Rinuccio: Matias Herrera e Felipe Bertol
Zita: Rose Carvalho
Gherardo: Oséas Duarte
Nella: Dêizi Nascimento
Gherardino: Gabriela Jucá
Simone: Roberto Moreira
Betto di Signa: Vinícius Braga
Marco: Eric de la Vega
Ciesca: Débora Moretti
Maestro Spinelloccio: Xavier Quiñonez
Notario: Leonardo Menin
Pinellino: Kaique Campos
Guccio: Xavier Quiñonez
SERVIÇO
Quando: sábado, 30 de novembro, às 20h / domingo, 1º de dezembro, às 18h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre)
Ingressos: R$ 80 (plateia), R$ 60 (camarote central), R$ 40 (camarote lateral) e R$ 30 (galeria) / desconto de 50% para idosos, doadores de sangue, pessoas com deficiência, estudantes, jovens até 15 anos e ID Jovem
Bilheteria on-line: theatrosaopedro.rs.gov.br
Bilheteria do Theatro São Pedro*: dias 30/11 e 01/12, 1:30h antes do início do espetáculo / * Abertura mediante a disponibilidade de ingressos
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h
Estacionamento do TSP: entrada pela Rua Riachuelo, 1.089 / valor único de R$ 18 em dias de espetáculo
Duração: aproximadamente 1h
Foto: Vitória Proença (alunos do Ópera Estúdio 2024).