Grupos do Projeto Guri fazem apresentações gratuitas

No dia 11 de dezembro, domingo, o Coral Infantil do Guri e a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, programas de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, se apresentam gratuitamente em São Paulo.

Sob a batuta da regente Yara Campos, o Coral Infantil se apresenta no MASP, às 11h, com o programa Uníssono, contemplando obras clássicas do século XX. Para abrir a apresentação, o Coral interpreta uma obra do compositor Béla Bartók, e na sequência peças dos compositores Mozart, Franz Schubert, Robert Schumann, George Gershwin, Johannes Brahms, Tchaikovsky, Ígor Stravinski, Heitor Villa-Lobos, Frédéric Chopin e, para finalizar, uma composição de César Isella.

Já sob a batuta de Anderson Tavares, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil se apresenta no Theatro São Pedro, às 17h, com o programa Quebra-Nozes, contemplando diversas peças do clássico balé de Tchaikovsky. A apresentação se inicia com a Abertura de Criaturas de Prometheus, de Beethoven, seguindo com a apresentação da suíte sinfônica do Quebra-Nozes com Marcha, Dança da Fada Açucarada, Dança russa, Dança árabe, Dança chinesa e a Valsa das Flores.

PROGRAMAÇÕES COMPLETAS

Coral Infantil do Guri

Uníssono

Data: 11 de dezembro – domingo
Horário: 11h
Local: MASP
Endereço:   Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
Entrada: Gratuita
Ingresso: https://masp.byinti.com/#/ticket/

Béla Bartók
Bem-te-vi [Mikrokosmos nº 127] 

Wolfgang Amadeus Mozart
A Flauta Mágica
Ária do Papagueno [Der Vogelfänger bin ich ja, Ato1, nº2] 

Franz Schubert
A truta [Die Forelle, Op.32, nº 8, D.550]  – sobre poema de Christian Friedrich Daniel Schubart
Beatitude [Seligkeit, D.433]  – sobre poema de L.C. Heinrich Hölty 

Robert Schumann
Dichterliebe, Op.48 
A primavera em meu jardim [Im wunderschönen Monat Mai]  – sobre poema de Heinrich Heine

George Gershwin / Ira Gershwin
Tenho ritmo [I got rhythm] 

Johannes Brahms
Canção de ninar [Wiegenlied, Op.49, nº4] 

Pyotr I. Tchaikovsky / Yara Campos
Suíte Quebra-nozes, Op.71a
Abertura (excerto) 
– Dança da doce fada 
– Dança chinesa 
– Dança russa 

Igor Stravinsky
Três Histórias para Crianças (para voz e piano)
Tilimbom (1917) 

Heitor Villa-Lobos
Bachiana Brasileira nº 2
Tocaca (Trenzinho do caipira, com poema de Ferreira Gullar) 

Frédéric Chopin
17 Canções Polonesas, para voz e piano
Devaneio (Zyczenie, op. 74, n. 1), sobre poema de Stefan Witwicki 

Yara Campos
Leve como um pássaro / Arranjo para piano: Lidiana Mincov
(*) Inclui citação do Hino da Proclamação da República de 1890: letra de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, e música de Leopoldo Augusto Miguez

César Isella
Canción con todos [arr. Yara Campos] – letra de Armando Tejada Gómez

Coral Infantil do Guri

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri

Quebra-Nozes

Data: 11 de dezembro – domingo
Horário: 17h
Local: Theatro São Pedro
Endereço:   Rua Barra Funda, 161, Barra Funda – São Paulo
Entrada: Gratuita
Ingresso: https://theatrosaopedro.byinti.com/#/ticket/

Ludwig van Beethoven
Criaturas de Prometheus
Abertura  

Pyotr I. Tchaikovsky
Quebra-Nozes, Suíte, Op. 71a
I. Danças características
a) Marcha – Tempo di marcia viva
b) Dança da Fada Açucarada – Andante ma non troppo
c) Dança russa – Tempo di Trepak, molto vivace
d) Dança árabe – Allegretto
e) Dança chinesa – Allegro moderato
f) Dança das flautas de bambu – Moderato assai

II. Valsa das Flores – Tempo di Valse

Coral Infantil

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral é preceito básico da formação musical, e o Coral Infantil, que reúne crianças de 7 a 12 anos, é o conjunto mais jovem de todo o programa. Nele, acontece um caminho de mão dupla: ao mesmo tempo em que a criança aprende que música é interpretação e performance, a performance acolhe a propensão natural da criança pela brincadeira, e transforma a experiência musical em um processo ao mesmo tempo aprofundado e lúdico, trabalhando de forma integrada música e expressão corporal. Em seu repertório, o Coral Infantil aprende música e história da música, tendo contato com uma ampla gama de composições, que vão desde peças populares brasileiras da Era do Rádio e da MPB, passando pelo folclore popular a arranjos de compositores clássicos e do contemporâneo. Representativo, o grupo já participou de diversos projetos importantes, como o Especial de Fim de ano da TV Cultura (2012), o CD Cantos Novos, com o Coral Juvenil do Guri (2012), e a interpretação de Carmina Burana, na Sala São Paulo, com a Orquestra Jovem do Estado (2015).

Orquestra Sinfônica

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem a sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.

Fotos: Roberta Borges.