Grupos musicais do “Guri” apresentam mais de 170 concertos gratuitos

Guri – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – apresenta 174 concertos gratuitos dos seus grupos musicais na Temporada 2024. Até o mês de dezembro, os grupos realizam intensa programação, em 45 cidades, incluindo diversos espaços da capital: Theatro São Pedro, MASP, Sala São Paulo e em sete unidades dos CEUs. Além da agenda local, quatro grupos sediados no interior e no litoral se apresentam no Theatro São Pedro. Alguns concertos contam com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

“Nesta temporada, nosso objetivo é promover a integração entre os grupos musicais e a inserção dos mesmos em diferentes espaços”, disse Jean Paulo Casimiro, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura. A iniciativa é parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Os Grupos estão distribuídos pelo Estado de São Paulo e têm por objetivo aprimorar a formação musical dos alunos e das alunas por meio de vivências e experiências artísticas. Com diferentes formações, são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, corais e regional de choro. Só no mês de junho são 58 concertos programados.

Na capital, a abertura aconteceu no dia 08 de junho, no Theatro São Pedro, com a Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo. Sob a regência de Marcos Sadao, o grupo apresentou composições de Amanda Aldridge, Julie Giroux, Bert Appertmont, Kees Vlak, Hudson Nogueira, Chiquinha Gonzaga e Marcelo Vilor. No dia 09 de junho foi a vez da Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo, que recebeu a regente Renata Jaffé para apresentar o programa especial Do Barroco ao Contemporâneo, que contemplou obras de Antonio Vivaldi, Ludwig van Beethoven, Béla Bartók e Harald Genzmer.


Banda Sinfônica do Guri de São Paulo traz três programas musicais variados na temporada 2024. O primeiro, em parceria com o Coral Infantil do Guri de São Paulo, sob regência de Fabricia Medeiros e Ana Yara Campos, apresenta uma seleção de clássicos nacionais, com as obras de Vinicius de Moraes e suas parcerias com Tom Jobim e Toquinho. O segundo irá destacar ritmos latinos, com obras de José Fajardo, Astor Piazolla e Joseíto Fernández, entre outros, com regência de Yudania Gomez Heredia e Maurício Ivo no clarinete. Já o terceiro programa incluirá obras de Robert W. Smith, Michael Oare e Samuel R. Hazo.

Quando: 16 de junho, 11h, Theatro São Pedro, e 22 de junho, 11h, CEU Jambeiro; 13 e 14 de julho, 11h, Theatro São Pedro; 07 de dezembro, 11h, MASP, e dia 08 de dezembro, CEU Cucuçá.


Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo será conduzida ao longo do ano pelos regentes Marcos Sadao, Yudania Gomez Heredia e Gesiel Vilarubia, com participação de Sintia Piccin no saxofone, nos últimos concertos do ano (07 e 08 de dezembro).

Quando: dias 08 e 15 de junho, 11h e 16h, Theatro São Pedro; 13 e 14 de julho, 11h, Theatro São Pedro; dia 07 de dezembro, 11h, no MASP, e 08 de dezembro, 11h, CEU São Mateus.


Orquestra Sinfônica do Guri apresentará dois programas. O primeiro, junto com o Coral do Guri de São Paulo – sob regência de Wassi Carneiro e Giuliana Frozoni, com participação dos solistas Alessandra CarvalhoEder Rodrigues e Vinicius de Morais Thomazinho – terá apresentação de peças clássicas brasileiras, como Romaria, de Osvaldo Lacerda; Grande Missa Armorial, de Lourenço da Fonseca Barbos, e Mourão, de César Guerra-Peixe. No segundo, sob regência de Paulo Galvão, com o solista Iberê Carvalho, o grupo apresentará obras de Georges Bizet e Johann Christian Bach.

Quando: 30 de junho, 11h, CEU Cidade Dutra; 06 de julho, 11h, CEU São Mateus; 07 de julho, 16h, Theatro São Pedro; 09 de novembro, 15:30h, CEU Perus; e 07 de dezembro, 16h, MASP.


Sob a regência de Giuliana Frozoni, o Coral do Guri de São Paulo apresenta também um segundo programa com peças de Johannes Brahms, Joseph Haydn e Hugo Distler, entre outros.

Quando: dia 05 de outubro, 11h, MASP; 19 de outubro, 13:30h, no Theatro São Pedro; e 26 de outubro, 11h, no CEU Perus.


Orquestra de Cordas do Guri também trará dois programas, sendo o primeiro com Renata Jaffé na regência e participação da flautista Júlia Abdalla (ex-aluna da EMESP); e o segundo com Leonardo Marques na regência e participação de alunas e alunos do Grupo de Percussão da EMESP Tom Jobim.

Quando: 09 de junho, 11h, Theatro São Pedro; 22 de junho, 11h, CEU São Rafael; 29 de junho, 16h, Theatro São Pedro; 26 de outubro, 11h, Theatro São Pedro; 09 de novembro, 15:30h, CEU Perus; e 30 de novembro, 11h, MASP.


Este ano, a Big Band do Guri de São Paulo, que tem como regente Daniel Lopes Filho, homenageará os 90 anos de João Donato, no primeiro programa, e os 80 anos de Chico Buarque, no segundo programa, tocando composições dos músicos em seis concertos.

Quando: 23 de junho, 16:20h, MASP; 29 de junho, 11h, CEU Perus; 30 de junho, 16:20h, Theatro São Pedro; 29 de setembro, 11h, Theatro São Pedro; 05 de outubro, 16h, MASP; e 30 de novembro, 16:20h, CEU Caminho do Mar.


Com Camila Silva na regência, o Regional de Choro do Guri de São Paulo preparou um repertório diverso, com obras de Léa Freire, Antônio Rago e Débora Gurgel, entre outros.

Quando: 23 de junho, 15:40h, MASP; 29 de junho, 11h, CEU Perus; 30 de junho, 15:40h, Theatro São Pedro; 05 de outubro, 15h, MASP; 23 de novembro, 11h, Theatro São Pedro; e 30 de novembro, 11:40h, CEU Caminho do Mar.


Camerata de Violões do Guri de São Paulo, sob a regência de Flávia Prando, toca Chiquinha Gonzaga, Celso Machado, Sergio Assad e Egberto Gismonti, entre outros.

Quando: 23 de junho, 15h, MASP; 29 de junho, 11h, CEU Perus; 30 de junho, 15h, Theatro São Pedro; 29 de setembro, 16h, Theatro São Pedro; 30 de novembro, 11h, CEU Caminho do Mar; e 1º de dezembro, 11h, CEU São Mateus.


Quatro Grupos de fora capital também terão a oportunidade de se apresentar no Theatro São Pedro: a Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos, com Gesiel Vilarubia na regência e participação de Davi Ciriaco no contrabaixo, ocupa o palco no dia 16 de junho, 15:30h; a Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí, sob a regência de Claudio Gatto, no dia 22 de junho, 15h; a Camerata de Violões do Guri de Santos, regido por Deblas Alves, no dia 23 de junho, 15:30h; e o Coral do Guri de São Vicente, com Denise Yamaoka na regência, dia 23 de junho, 16h. Todos com transmissão ao vivo.


Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, sob regência de Negão dos Santos, presta homenagem a Elpídio dos Santos. Natural da cidade sede do grupo, foi o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, tendo sido responsável pela criação de inúmeras trilhas musicais dos filmes do artista. O grupo apresenta um repertório com obras do maestro em seis concertos.

Quando: 20 de junho, 18:30h, Biblioteca (São Luiz do Paraitinga/SP), com transmissão ao vivo; 22 de junho, 16h, Praça Augusto Ribeiro (Lagoinha/SP); 28 de junho, 19h, Museu Mazzaropi (Taubaté/SP); 31 de agosto, 15h, Biblioteca (São Luiz do Paraitinga/SP); 22 de novembro, 19h, Biblioteca (São Luiz do Paraitinga/SP); e 23 de novembro, 20h, Cine Teatro São Benedito (São José dos Campos/SP).


Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos, sob a regência de Cesar Pimenta, apresentará um concerto para trompete, tendo a solista Bianca Santos como convidada. O programa vai apresentar obras de Carlos Gomes, Cesar Pimenta, Georges Bizet e César Guerra-Peixe, em três apresentações na cidade sede do grupo.

Quando: 20 de novembro e 10 de dezembro, 10h, Teatro Municipal; e 1º de dezembro, 10h, Casa de Cultura Tim Lopes.


Banda Sinfônica do Guri de Bauru, sob regência de Devanildo Balmant, fará um concerto para marimba e percussão, e terá como convidado o solista Enzo Ferreira. Juntos, apresentarão um repertório com obras de compositores internacionais e nacionais.

Quando: 16 de junho, 17h, no anfiteatro da Unesp (Bauru/SP); e 22 de junho, 17h, na Escola Municipal Santa Maria (Bauru/SP).


Sob a regência de Marlon Camatari, a Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente vai homenagear a musicista argentina Claudia Montero, tocando uma de suas obras, Un relato sobre Camila, em dois concertos programados para diferentes cidades do Estado de São Paulo. O grupo também irá apresentar a Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert.

Quando: 23 de junho, 17h, Teatro Paulo Roberto Lisboa (Presidente Prudente/SP); e 25 de junho, 15h, Teatro Ophélia Sozzi de Godoy (Regente Feijó/SP), com transmissão ao vivo.


Sob a regência de Lincoln Mendes, a Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tocará o Concertino para Contrabaixo, de Ernst Mahle, com o aluno Bruno Catarino dos Santos como solista de contrabaixo, em apresentações que marcam a despedida do jovem no grupo.

Quando: 18 de junho, 16h, Teatro Municipal de Franca (Franca/SP), com transmissão ao vivo; e 05 de julho, 19h, Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP).


Obras de compositoras negras da Música Popular Brasileira se destacam no repertório realizado pelo Coral e Percussão do Guri de Sorocaba, conduzido pelo regente Luis Anselmi.

Quando: 27 de junho, 16h, Centro de Referência de Sorocaba (Sorocaba/SP); 30 de junho, 16:30h, no Teatro Municipal de Votorantim (Votorantim/SP), com transmissão ao vivo.


Big Band do Guri de São Carlos vai homenagear os 120 anos de Count Basie, pianista, compositor e regente norte-americano. Com regência de Rodrigo Murer, o grupo apresentará obras que marcaram a carreira do músico, além de clássicos do jazz.

Quando: 04 de julho, 19h, Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand (Porto Ferreira/SP), com transmissão ao vivo.


Os grupos musicais do Guri participam ainda de um concerto da Orquestra Jovem do Estado, sob a regência de Cláudio Cruz. O evento marca a cerimônia de entrega do Prêmio Ernani de Almeida Machado, que premia musicistas que são destaques da Orquestra, e acontece no dia 15 de dezembro, às 15:30h, na Sala São Paulo. No programa, Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Compartilham o palco o Coral Jovem do Estado, Coral Juvenil do Guri de São Paulo, Coro Contemporâneo de Campinas, Coro Acadêmico da OSESP e Coro da EMESP Tom Jobim. Participam também os solitas Rosana Lamosa (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano), Matheus Pompeu (tenor) e Sávio Sperandio (baixo). Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos pelo site: orquestrajovemdoestado.byinti.com.


Foto: Robs Borges (Banda Sinfônica do Guri de São Paulo).