Celebrando os 100 anos da pianista Maria Josephina Mignone – nascida, em Belém, no dia 25 de março de 1923 – a soprano Georgia Szpilman e a pianista Dília Tosta vão apresentar o concerto Cartas de Amor de Francisco Mignone para sua Jô, no próximo dia 02 de março, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal. Com direção do ator, diretor e coreógrafo Rubem Gabira, o espetáculo tem como fio condutor o amor do maestro e compositor Francisco Mignone pela pianista Maria Josephina, registrado em diversas cartas escritas ao longo dos anos para aquela que se tornaria a sua esposa e companheira de uma longa e linda jornada musical e pessoal.
Ao recitar as cartas de amor do maestro endereçadas à sua amada pianista Josephina – ou sua Jô, como gostava de chamá-la – entrelaçadas por suas composições onde o amor e o contentamento dão vida às palavras, as musicistas realçam não apenas a genialidade musical do compositor, como também a sua característica romântica, delicada e sempre atenta ao amor.
Mignone nasceu em São Paulo em 03 de setembro de 1897, e seu pai, o grande flautista Alfredo Mignone, foi o seu primeiro professor e incentivador. Logo se forma em piano, flauta e composição, e, em 1920, recebe uma bolsa de estudos para estudar composição em Milão, onde compõe a sua primeira ópera, Contratador de Diamantes. Nascida em Belém do Pará, a pianista Maria Josephina passou em um concurso e ganhou uma bolsa para estudar no Rio de Janeiro. Na nova cidade, foi aluna, inclusive, de Liddy Chiaffarelli Mignone, então mulher do maestro. A professora morreu em 1962, em um desastre aéreo. Dois anos depois, aos 66 anos, Francisco Mignone se apaixonou por Maria Josephina. Casados, passaram a trabalhar juntos, ora em concertos a quatro mãos, ora Josephina tocava as peças escritas pelo marido para piano e orquestra, sendo regida por ele. Assim surgiu o Duo Mignone, mantendo-se ativo por 14 anos, até a morte do maestro.
Programa
Três pequenas valsas de esquina
3ª valsa de esquina
Improviso
Alma adorada
Quando uma flor desabrocha
8ª valsa de esquina
Doce nome de você
Três pintas
Cantiga de ninar
*Ária da ópera Domitla – (João Guilherme Ripper)
A folhinha de pimenta
Se tu soubesses
*A inclusão da ária da ópera ‘Domitila’, do compositor Guilherme Ripper, deu-se pela necessidade de demonstrar os segredos e a magia das cartas de amor, retratadas nesta composição, trazendo mais força e dramaticidade ao concerto.
SERVIÇO
02/03, quinta-feira, 19h
Cartas de Amor de Francisco Mignone para sua Jô
Georgia Szpilman, soprano
Dília Tosta, piano
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco 241, Centro
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia-entrada)
Tel: (21) 3261-2550
Foto: Paulo Alvadia.