Isaac Karabtchevsky celebra 90 anos em concerto histórico na Cinelândia

Em homenagem aos 90 anos de Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Praça da Cinelândia (Praça Floriano), em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, será palco de um concerto gratuito e inesquecível, no dia 27 de dezembro (sexta-feira), às 19h. Esta celebração, organizada em parceria pela Petrobras Sinfônica, Sesc RJ e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, retoma uma das características mais marcantes da trajetória do maestro, que é a popularização da música de concerto. Em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro (sábado), no mesmo horário.

Isaac Karabtchevsky é reconhecido como um dos regentes mais relevantes da atualidade, cuja carreira se estende por sete décadas. Em 2009, o jornal britânico The Guardian o incluiu entre os ícones vivos do Brasil. Ele continua a reger com vigor, mantendo uma agenda cheia de compromissos e exercendo forte influência no cenário da música clássica, tanto nacional quanto internacionalmente.

A Temporada 2024 da Orquestra Petrobras Sinfônica foi inteiramente dedicada ao maestro, e teve como um dos principais destaques a primeira turnê internacional do conjunto, passando pelo Uruguai e pela Argentina. Para encerrar esta linda temporada, o maestro convida todo o público para celebrar o seu aniversário em um concerto que promete ficar na história da cidade do Rio de Janeiro.

O repertório da noite inclui grandes clássicos da música de concerto, como o movimento final de O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, a Marcha Radetzky, de Johann Strauss, o Bolero, uma das mais conhecidas composições de Maurice Ravel, a Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms, e a Valsa do Imperador, de um dos mais destacados compositores de valsas, Johann Strauss Jr.

Do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, será interpretada a Toccata – Trenzinho do Caipira, das Bachianas Brasileiras nº 2. Para encerrar, sempre de Tchaikovsky, as danças Trepak e Valsa das Flores, de O Quebra-Nozes, e a Abertura 1812 completarão a experiência.

Isaac Karabtchevsky (foto: Nadja Kouchi)

A missão de Isaac Karabtchevsky pela democratização do acesso à cultura no Brasil remonta ao Projeto Aquarius, idealizado em 1972 pelo próprio maestro, pelo jornalista Roberto Marinho e pelo gerente de promoções do jornal O Globo, Péricles de Barros, com o propósito de levar a música clássica ao maior número possível de pessoas. O projeto foi marcado por momentos inesquecíveis, como a encenação da ópera Aida, de Verdi, em 1986, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, com um elenco de 470 artistas e mais de duas horas de duração. Um público de 200 mil pessoas se acomodou no gramado e ocupou o lago de águas geladas do local.

Além do Projeto Aquarius, Karabtchevsky também esteve à frente de programas televisivos como os Concertos para a Juventude e os Concertos Internacionais, transmitidos pela TV Globo. Os projetos compartilhavam do propósito de aproximar a população, especialmente os jovens, do ensino humanístico, algo que o maestro já destacou em entrevistas.

No dia 27 de dezembro (sexta-feira), a partir das 19h, a Cinelândia se transforma em um espaço de celebração e reverência ao legado de um dos maiores nomes da música clássica brasileira. A Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a batuta do próprio Karabtchevsky, promete oferecer aos presentes uma experiência única, de vivenciar a grandiosidade da sua trajetória.


Karabtchevsky 90 anos

Orquestra Petrobras Sinfônica
Isaac Karabtchevsky, regente

Igor Stravinsky
O Pássaro de Fogo | Suíte
VI. Final | Lento maestoso

Johann Strauss
Marcha Radetzky, Op. 228

Maurice Ravel
Bolero

Johannes Brahms
Dança húngara nº 5 [arranjo de A. Parlow]

Johann Strauss Jr.
Valsa do Imperador, Op. 437

Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 2
IV. Toccata | O trenzinho do caipira

Piotr I. Tchaikovsky
O Quebra-Nozes, Op. 71
IIc. Trepak
XIII. Valsa das flores

Piotr I. Tchaikovsky
Abertura 1812, Op. 49


Quando: 27 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Onde: Praça Floriano (Cinelândia), em frente ao Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro
Observação: em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro, sábado, no mesmo horário


Foto principal: Juan Montani (Orquestra Petrobras Sinfônica e Isaac Karabtchevsky no Teatro Colón, de Buenos Aires).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *