Ludmilla Bauerfeldt ministra “Masterclass” gratuita no TMRJ

Uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade ministrará uma Masterclass gratuita na Sala Mário Tavares, no anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: é a soprano Ludmilla Bauerfeldt, detentora de prêmios nacionais e internacionais de canto, que vai dar dicas preciosas a quatro cantores selecionados para essa aula inédita. Bauerfeldt é uma artista consagrada e é vista com frequência em grandes produções realizadas no palco do Municipal. Recentemente, ela esteve na ópera Don Giovanni, como Donna Anna, e, em novembro, será Violetta, em La Traviata, com estreia prevista para dia 17/11.

Serão selecionados quatro cantores com até 40 anos, As inscrições estão abertas até 06 de outubro e devem ser realizadas por meio do e-mailmaster.tmrj@gmail.com. A Masterclass contará com a participação do pianista e maestro titular do Coro do TMRJ, Edvan Moraes.

Ludmilla Bauerfeldt

Ludmilla Bauerfeldt (foto: Thadeu Nogueira)

Natural do Rio de Janeiro, formou-se atriz pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena em 2005. No mesmo ano começou a estudar Técnica Vocal no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor Sergio Lavor. Em 2008, foi admitida no curso de Bacharelado em Canto pela UNIRIO, na classe da professora Carol McDavit.

Ludmilla Bauerfeldt formou-se na prestigiosa Academia do Teatro alla Scala, onde protagonizou as produções de Don Pasquale (Donizetti) e La Scala di Seta (Rossini). Vem desenvolvendo carreira como solista em concertos e festivais na Itália (Teatro Filarmonico), Suíça (OperaViva), Rússia (Svetlanov Hall, Musical Olympus) e Alemanha (Bad Kissingen, Dresdner Musikfestspiele, Stars and Rising Stars).

É detentora de prêmios nacionais e internacionais de canto, como o 1º lugar no Concurso Internacional de Canto – Vozes do Brasil, em 2010, e no Bidu Sayão, em 2011; 2º prêmio do 7º Concurso de Canto Leyla Gencer, em Istambul, Turquia. Venceu o 1º lugar na 2ª edição do Prêmio Etta Limiti – Opera, em Milão, e na 38ª edição do Concurso Internacional de Canto Maria Callas, em Atenas, Grécia. No Concurso Internacional de Canto Hariclea Darclèe, Romênia, conquistou o Grand Prix e na 7ª edição do Concurso Internacional de Belcanto Vincenzo Bellini, em Vendôme, França, conquistou o Prêmio Especial Voz Feminina.

Apresentou-se em vários teatros da Europa e EUA, tais como: Teatro de Ópera de Avignon (França), Fundação Theocharakis em Atenas (Grécia), Teatro Krisanke em Ljubliana (Eslovênia), Harris Theatre, Chicago, e Strathmore Hall, Washington-DC (EUA).

Presença frequente nas principais casas de ópera no país, seus últimos trabalhos incluem a personagem Konstanze, em O Rapto do Serralho (W.A. Mozart), no Theatro São Pedro (SP); Donna Anna, em Don Giovanni (W.A.Mozart), e a estreia brasileira de Orphée, de Phillip Glass, ambas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; a première mundial dos Translieder, de Flô Menezes, e a 8ª Sinfonia de G. Mahler, junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

–**–

SERVIÇO

Masterclass com a soprano Ludmilla Bauerfeldt

Quando: 10 de outubro, terça-feira, das 14h às 17h
Onde: Sala Mário Tavares – anexo ao Theatro Municipal (Av. Almirante Barroso, 14/16, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: entrada franca (por ordem de chegada)
Inscrições para cantores: abertas até 06 de outubro por meio do e-mail master.tmrj@gmail.com

Arte: Rodrigo Cordeiro

–**–

Foto principal: Heloísa Bortz (na foto, Ludmilla Bauerfeldt como Konstanze, na ópera “O Rapto do Serralho”, de Mozart).