Maio no Theatro Municipal de São Paulo

O mês de maio celebra a volta de uma obra-prima aos palcos do Theatro Municipal de São Paulo. Após 104 anos da sua estreia no Municipal e 23 anos depois da sua última montagem na maior casa de óperas do Brasil, a ópera Il Guarany (O Guarani), de Carlos Gomes, será encenada com concepção-geral do líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor Ailton Krenak. A direção cênica fica a cargo da premiada diretora Cibele Forjaz (Teatro Oficina Uzyna Uzona e Cia. Livre). A direção musical será do maestro Roberto Minczuk e a direção de arte, do artista Denilson Baniwa e da cenógrafa e figurinista Simone Mina. As apresentações serão entre os dias 12 e 20 de maio, com duração de 180 minutos e ingressos entre R$ 12 e R$ 158 (inteira).

No mesmo período, de 15 a 24 de maio, o Theatro Municipal recebe dentro do projeto Ópera Fora da Caixa a opereta-jazz Blue Monday, de George Gershwin, que contará com o Coral Paulistano e bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo, ambos corpos artísticos fixos da casa, no elenco da produção.

Ainda em 15 e 16 de maio, Fórum de Comunicação da Ópera Latinoamérica tem o seu prelúdio acontecendo na casa: a 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica. O Fórum OLA de Comunicação abordará as oportunidades e desafios relacionados aos novos ambientes digitais e de inteligência artificial, bem como novas formas de desenvolver comunidades públicas que revelam o impacto que as organizações culturais têm sobre as pessoas. Os debates serão transmitidos pela internet ao vivo, com tradução consecutiva.

Em continuidade ao projeto das integrais de Beethoven, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresentará Seriedade e Nobreza. O concerto, que marca dez anos do Quarteto na Sala do Conservatório após a sua grande reforma, será realizado no dia 11 de maio, às 20h, e tem em seu programa as obras Quarteto Op. 95, “Serioso” (22’) e Quarteto Op. 127 (40’). Ambos marcam a era dos quartetos tardios do compositor, especialmente Serioso, notório por ser um experimento de técnicas de composição, como uso dos silêncios, métricas ambíguas e mais liberdade de tonalidade que os trabalhos finais do compositor germânico. Os ingressos custam R$ 32 (inteira) e a apresentação tem duração de 65 minutos.

O mês conta ainda com o Municipal Circula, projeto que democratiza a programação de um dos espaços de cultura mais tradicionais do país, levando a programação do Theatro Municipal para toda a cidade de São Paulo. Em maio, a apresentação será do Balé da Cidade de São Paulo no CEU Inácio Monteiro (Zona Leste), dia 13, às 11h. Após retornar ao Brasil da temporada de apresentações em São Petersburgo, o balé apresentará as coreografias Aldeias Mortas (15’), de Márcio Filho, Owa (13’), de Luiz Crepaldi, e Muyrakytã (30’), de Allan Falieri. A duração total é de 70 minutos com intervalo, e a classificação é livre para todos os públicos, com entrada gratuita.

Em continuidade ao projeto inaugurado em março, o Samba de Sexta realiza a sua terceira edição com o grupo Samba no Asfalto. Realizado uma vez ao mês no Vão da Praça das Artes, a edição de maio será na sexta-feira (12), às 19h. Samba no Asfalto é um projeto cultural e social que há 15 anos desenvolve ações no bairro de Ermelino Matarazzo (Zona Leste/SP), por meio de suas rodas de samba e oficinas de dança. Desde julho de 2007, o grupo proporciona cultura e lazer para a comunidade a cada apresentação, mantendo viva a tradição e a história do estilo musical considerado Patrimônio Cultural do Brasil: o Samba. O evento é gratuito.

Duo Arcos é um recital conduzido de modo a contextualizar as obras dos pontos de vista histórico e estético, com repertório abrangente e convidativo, que será apresentado na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, no dia 21 de maio, às 11h. O programa traz duas sonatas de J. S. Bach, com destaque para Sonata BWV 1016, numa proposta de execução da parte do cravo na harpa. Também apresenta obras do impressionismo francês, entre as quais estão três peças de Lili Boulanger, executadas raramente em programações brasileiras. Paola Baron (harpa) e Edgar Leite (violino) assinam a direção musical. O recital tem ingressos de R$ 16 a R$ 32 (inteira), e terá duração de 60 minutos.

Para os amantes do Quarteto de Cordas, maio contará com o concerto América do Sol, reunindo em seu programa duas obras latino-americanas. No dia 25 de maio, às 20h, na Sala do Conservatório, o grupo apresentará Dyonisos Quartet, de Acário Cotapos (Chile, 1889-1969) e o Quarteto nº 5, de Blas Emilio Atehortua (Colômbia, 1943-2020). O concerto tem ingressos de R$ 16 a R$ 32 (inteira) e duração de 60 minutos.

Conhecido por não seguir as tendências modernas em prol de uma linguagem harmônica e tradicional do século 19, o compositor Samuel Barber é um dos mais importantes do século passado. Celebrando a obra do músico, a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta Barber, nos dias 26 e 27 de maio, às 20h e 17h, respectivamente. O programa contará também com obras de Debussy e Ravel. Na ocasião, a Orquestra será regida pela americana JoAnn Falletta, que teve carreira como violonista e bandolim no Metropolitan Opera e na Orquestra Filarmônica de Nova York, além de ter sido premiada, em 2002, com o Prêmio Seaver / National Endowment for the Arts Conductor. O solista da noite será o violinista português Pablo de León. O concerto terá ingressos de R$ 12 a R$ 64 (inteira) e duração de 100 minutos.

Por fim, o Municipal traz o projeto PELE: entre o corpo, a rua e o teatro, no qual a artista da dança Laila Padovan, com Adriane de Luca, Maju Kaiser e Victor Isidro, convidam os participantes a se engajarem em ações performativas pelos instigantes espaços internos do Theatro Municipal e pelas ruas de seu entorno, a fim de investigar as relações entre o corpo e as paisagens cotidianas. Este é um projeto contemplado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal, coordenado pelo Núcleo de Educação. Os encontros serão do dia 18 ao dia 29, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, com 30 vagas. Inscrições abertas em breve.

Foto: Stig de Lavor.