Ela é carioca, do bairro Alto da Boa Vista, e ele natural de Uberlândia, Minas Gerais. Bailarinos brasileiros reconhecidos internacionalmente, Mayara Magri e Victor Caixeta pisarão no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pela primeira vez para dançar O Lago dos Cisnes, com música de Tchaikovsky, ao lado do Ballet e da Orquestra Sinfônica da casa. O convite partiu do diretor do Ballet do Theatro Municipal, Hélio Bejani:
“Destaco a importância de trazer os talentos brasileiros que fazem sucesso fora do nosso país para compartilharem suas experiências com nossos artistas, e nessa troca engrandecer, ainda mais, nossos espetáculos técnica e artisticamente” – afirma Hélio Bejani.
Mayara Magri é Primeira Bailarina do The Royal Ballet, de Londres. Formada pela Escola do Royal Ballet, ingressou na companhia em 2012 e foi promovida a Solista em 2016, a Primeira Solista em 2018 e a Primeira Bailarina em 2021. Nascida no Rio de Janeiro, começou a dançar aos oito anos com uma bolsa de estudos na Escola de Dança Petite Danse, através do projeto social Dançar à Vida, fundado por Nelma Darzi. No Brasil, venceu concursos como o Conselho Brasileiro da Dança, e foi Medalha de Ouro e Melhor Bailarina no Festival de Dança de Joinville em 2010. Em 2011, ganhou a categoria Sênior do Youth America Grand Prix e a Medalha de Ouro no Prix de Lausanne, recebendo o Prêmio do Público e uma bolsa integral para a Escola do Royal Ballet. Magri também é professora de balé certificada pelo programa de formação de professores da The Royal Ballet School (2022) e Embaixadora Global da Grishko (pontas).

“Dançar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um momento de profunda emoção e significado para mim. Depois de 13 anos morando em Londres, dedicando-me ao aprendizado e ao aprimoramento da minha arte na Companhia do Royal Ballet, retornar aos palcos que marcaram o início da minha trajetória é um verdadeiro presente. É uma oportunidade única de compartilhar tudo o que vivi e aprendi com as pessoas que fizeram parte desse caminho: minha família, meus primeiros professores e o público que me viu crescer. São eles que, desde o começo, acreditaram em mim e me impulsionaram a chegar onde cheguei. Voltar ao Brasil com essa bagagem artística, e poder dividi-la com aqueles que sempre me apoiaram torna essa experiência ainda mais especial e inesquecível. Agradeço de coração à equipe artística e à administrativa do Theatro Municipal, que se dedicou para tornar esse momento possível. Seu empenho e apoio foram fundamentais para que esse reencontro com o público da minha cidade natal se realizasse de forma tão especial, dançando um dos balés clássicos mais icônicos de todos os tempos, ‘O Lago dos Cisnes'” – comemora Mayara Magri.

Victor Caixeta começou os seus estudos de balé aos 12 anos no Projeto Pé de Moleque, com Guiomar Boaventura, em Uberlândia, Minas Gerais. Participou de vários concursos nacionais e internacionais, recebendo prêmios e bolsas de estudos. Graduou-se na Escola Estatal de Berlim, na Alemanha, e depois de receber a medalha de bronze no Concurso Internacional de Ballet de Moscou, na Rússia, recebeu um contrato de solista para o Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, sendo o primeiro bailarino brasileiro contratado do teatro. Depois de cinco anos, deixou a Rússia por questões morais relacionadas à Guerra na Ucrânia, e foi para o Het National Ballet, em Amsterdã, na Holanda, onde foi promovido a Primeiro Bailarino aos 23 anos. Hoje dança como bailarino convidado por grandes companhias renomadas em todo o mundo.
“O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma grande referência para bailarinos brasileiros, local onde sempre sonhei em dançar, e estou muito feliz em estar realizando esse sonho. ‘O Lago dos Cisnes’ é um dos balés que mais dancei em minha carreira, e já fiz três versões diferentes. Agora, estou muito animado em dançar mais uma versão junto com a Mayara” – ressalta Victor Caixeta.
As apresentações de O Lago dos Cisnes acontecerão nos dias 14 (estreia), 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de maio, às 19h; nos dias 18 e 25/05, às 17h; e no dia 20/05, às 14h (Projeto Escola). Mayara Magri e Victor Caixeta dançarão nos dias 15, 17 e 21 de maio.
Texto enviado pelo TMRJ.
Foto principal: Gregory Batardon (Mayara Magri e Victor Caixeta dançando trecho de “Dom Quixote”, Suíça, 2023).