Mayara Magri e Victor Caixeta estrelarão “O Lago dos Cisnes” no TMRJ

Ela é carioca, do bairro Alto da Boa Vista, e ele natural de Uberlândia, Minas Gerais. Bailarinos brasileiros reconhecidos internacionalmente, Mayara Magri e Victor Caixeta pisarão no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pela primeira vez para dançar O Lago dos Cisnes, com música de Tchaikovsky, ao lado do Ballet e da Orquestra Sinfônica da casa. O convite partiu do diretor do Ballet do Theatro Municipal, Hélio Bejani:

“Destaco a importância de trazer os talentos brasileiros que fazem sucesso fora do nosso país para compartilharem suas experiências com nossos artistas, e nessa troca engrandecer, ainda mais, nossos espetáculos técnica e artisticamente” – afirma Hélio Bejani.

Mayara Magri é Primeira Bailarina do The Royal Ballet, de Londres. Formada pela Escola do Royal Ballet, ingressou na companhia em 2012 e foi promovida a Solista em 2016, a Primeira Solista em 2018 e a Primeira Bailarina em 2021. Nascida no Rio de Janeiro, começou a dançar aos oito anos com uma bolsa de estudos na Escola de Dança Petite Danse, através do projeto social Dançar à Vida, fundado por Nelma Darzi. No Brasil, venceu concursos como o Conselho Brasileiro da Dança, e foi Medalha de Ouro e Melhor Bailarina no Festival de Dança de Joinville em 2010. Em 2011, ganhou a categoria Sênior do Youth America Grand Prix e a Medalha de Ouro no Prix de Lausanne, recebendo o Prêmio do Público e uma bolsa integral para a Escola do Royal Ballet. Magri também é professora de balé certificada pelo programa de formação de professores da The Royal Ballet School (2022) e Embaixadora Global da Grishko (pontas).

Mayara Magri no auditório da The Royal Opera House/Covent Garden (foto: Carol Lancelloti)

“Dançar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um momento de profunda emoção e significado para mim. Depois de 13 anos morando em Londres, dedicando-me ao aprendizado e ao aprimoramento da minha arte na Companhia do Royal Ballet, retornar aos palcos que marcaram o início da minha trajetória é um verdadeiro presente. É uma oportunidade única de compartilhar tudo o que vivi e aprendi com as pessoas que fizeram parte desse caminho: minha família, meus primeiros professores e o público que me viu crescer. São eles que, desde o começo, acreditaram em mim e me impulsionaram a chegar onde cheguei. Voltar ao Brasil com essa bagagem artística, e poder dividi-la com aqueles que sempre me apoiaram torna essa experiência ainda mais especial e inesquecível. Agradeço de coração à equipe artística e à administrativa do Theatro Municipal, que se dedicou para tornar esse momento possível. Seu empenho e apoio foram fundamentais para que esse reencontro com o público da minha cidade natal se realizasse de forma tão especial, dançando um dos balés clássicos mais icônicos de todos os tempos, ‘O Lago dos Cisnes'” – comemora Mayara Magri.

Victor Caixaeta em O Corsário (foto: Sila Avvakum)

Victor Caixeta começou os seus estudos de balé aos 12 anos no Projeto Pé de Moleque, com Guiomar Boaventura, em Uberlândia, Minas Gerais. Participou de vários concursos nacionais e internacionais, recebendo prêmios e bolsas de estudos. Graduou-se na Escola Estatal de Berlim, na Alemanha, e depois de receber a medalha de bronze no Concurso Internacional de Ballet de Moscou, na Rússia, recebeu um contrato de solista para o Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, sendo o primeiro bailarino brasileiro contratado do teatro. Depois de cinco anos, deixou a Rússia por questões morais relacionadas à Guerra na Ucrânia, e foi para o Het National Ballet, em Amsterdã, na Holanda, onde foi promovido a Primeiro Bailarino aos 23 anos. Hoje dança como bailarino convidado por grandes companhias renomadas em todo o mundo.

“O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma grande referência para bailarinos brasileiros, local onde sempre sonhei em dançar, e estou muito feliz em estar realizando esse sonho. ‘O Lago dos Cisnes’ é um dos balés que mais dancei em minha carreira, e já fiz três versões diferentes. Agora, estou muito animado em dançar mais uma versão junto com a Mayara” – ressalta Victor Caixeta.


As apresentações de O Lago dos Cisnes acontecerão nos dias 14 (estreia), 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de maio, às 19h; nos dias 18 e 25/05, às 17h; e no dia 20/05, às 14h (Projeto Escola). Mayara Magri e Victor Caixeta dançarão nos dias 15, 17 e 21 de maio.


Texto enviado pelo TMRJ.

Foto principal: Gregory Batardon (Mayara Magri e Victor Caixeta dançando trecho de “Dom Quixote”, Suíça, 2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *