Menos de dois meses após ter sido diagnosticado com glioblastoma multiforme, um tipo agressivo de tumor maligno cerebral, morre, na Suíça, às vésperas de completar 67 anos, o grande violoncelista brasileiro Antonio Meneses. No dia 07 de julho, foi publicada uma nota nas redes sociais do artista, informando sobre seu estado de saúde e comunicando seu afastamento definitivo dos palcos.
Antonio Meneses nasceu no Recife, e foi criado no Rio de Janeiro. Seu pai integrou e seus irmãos ainda integram a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Aos dezessete anos, deixou o Brasil e foi estudar na Europa. Em 1981, gravou, sob a regência de Herbert von Karajan e ao lado da Orquestra Filarmônica de Berlim e de Anne-Sophie Mutter, o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo de Brahms. No ano seguinte venceu o célebre Concurso Tchaikovsky. Integrou, durante dez anos, o Beaux Arts Trio, que marcou época na música de câmara.
O violoncelista se apresentou como solista em alguns dos mais prestigiosos palcos do mundo, ao lado de grandes orquestras e renomados regentes, e registrou a qualidade superior da sua arte em inúmeras gravações. No Brasil, Meneses tinha apresentações prevista para 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela temporada da Dellarte, e na temporada de reabertura do Teatro Cultura Artística, em São Paulo: os concertos seriam em outubro, ao lado da Orquestra de Câmara de Basel.
Notas Musicais se solidariza com os familiares e amigos de Antonio Meneses e lamenta profundamente o desaparecimento desse grande artista, que era motivo de tanto orgulho para o Brasil.
Muito triste
Grande perda