Uma das principais atrações da temporada 2025 do Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, é a Mostra Cine São Pedro Brasil-Alemanha, cuja estreia ocorre no dia 13 de março.
A iniciativa acontece em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut, tendo o regente Marcelo Falcão à frente da Orquestra do Theatro São Pedro, que irá executar ao vivo as trilhas sonoras originais para os filmes Nosferatu (1921), Ganga Bruta (1933), O Tempo e o Vento (2013), As Aventuras de Lotte Reiniger e Moustapha Alassane (2018), além da animação As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), no intuito de proporcionar ao público experiências cinematográficas inéditas. Além disso, as sessões serão precedidas por debates com especialistas nas obras.
O projeto inicia com a exibição do clássico do expressionismo alemão Nosferatu, de Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), que terá apresentações em 13 e 20 de março. Com músicas de Hans Erdmann e arranjos de Hans Brandner e Marcelo Falcão, o longa-metragem é um ícone do gênero de terror, sendo a primeira adaptação de Murnau de Drácula, do romancista irlandês Bram Stoker.
A história inicia com a viagem de negócios do desavisado agente imobiliário Hutter da cidade portuária de Wisborg para a Transilvânia. Lá, ele conclui um acordo de compra com o sinistro Conde Orlok para uma propriedade em sua cidade natal. Na manhã seguinte, Hutter acorda com pequenas mordidas em seu pescoço e percebe que Orlok é um vampiro. Ele não consegue impedir que o vampiro viaje para Wisborg e leve a peste e a morte para a pequena cidade. A esposa de Hutter, Ellen, pressente o desastre iminente e vê apenas uma maneira de salvar a cidade.
Já nos dias 14 e 21 de março, o Brasil ganha espaço na Mostra com a apresentação de Ganga Bruta, de Humberto Mauro (1897-1983), um dos pioneiros do cinema nacional. O filme conta com músicas de Radamés Gnatalli e arranjos de Leonardo Bruno e Marcelo Ramos. A trama acompanha a trajetória de Marcos após assassinar a sua esposa na noite de núpcias por descobrir que ela não era virgem. Absolvido pela Justiça, ele se muda para Guarahiba, onde trabalha como engenheiro na construção de uma fábrica, auxiliado por Décio, que vive com a sua mãe paralítica e Sônia, sua irmã de criação. Sônia se apaixona por Marcos, que inicialmente a ignora, mas acaba cedendo ao amor. Enciumado, Décio violenta Sônia e promete vingança.
Na sequência, a película em destaque será O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim (1956), com músicas de Alexandre Guerra. As sessões serão realizadas nos dias 15 e 22 de março. Ambientando no Rio Grande do Sul no final do século XIX, o filme traz a história das famílias Amaral e Terra-Cambará, inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Essa vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana, matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo. Juntos, eles relembram a história não apenas do seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Para finalizar a atividade, o primeiro longa-metragem de animação da história do cinema, As Aventuras do Príncipe Achmed, de Lotte Reiniger (1899-1981), será exibido nos dias 16 e 23 março. A obra será precedida pelo breve documentário As aventuras de Lotte Reiniger e Moustapha Alassane, de Elizabeth Beech e Carla Patullo, que retrata um pouco da história e dos processos de criação da alemã Lotte Reiniger, referência no universo das animações, especialmente nos filmes de silhuetas – nos quais figuras pretas de contornos muito nítidos contracenam diante de um pano de
fundo claro.
Com ensaios gerais abertos e gratuitos (nos dias 06, 07, 11 e 12 de março), a Mostra Cine São Pedro objetiva estimular o contato do público com a sétima arte em uma sala de concerto, buscando também resgatar a história centenária do Theatro São Pedro, inaugurado em 1917, e que já foi também cinema. Além disso, as apresentações dos dias 13, 14, 15 e 16 de março serão precedidas por bate-papos com convidados que irão contextualizar as obras, comentando aspectos relevantes de bastidores, produção das trilhas sonoras e muito mais. As conversas se iniciam uma hora antes da exibição dos filmes, destacando momentos especiais para o público se conectar com as obras
apresentadas.
PROGRAMAÇÃO
Mostra Cine São Pedro: Brasil – Alemanha
Orquestra do Theatro São Pedro
Cinemateca Brasileira
Instituto Goethe
Marcelo Falcão, direção musical
FRIEDRICH WILHELM MURNAU (1889-1931)
Nosferatu (1921) – 94’
[músicas de Hans Erdmann, com arranjos de Hans Brandner/Marcelo Falcão]
[editora: Ries & Erler. https://shop.rieserler.de/]
Ensaio geral aberto e gratuito: 07 de março, 19h, Theatro São Pedro
Exibições: 13 e 20 de março, 20h, Theatro São Pedro
Bate-papo: 13 de março, 19h
Classificação etária: 14 anos
*****
HUMBERTO MAURO (1897-1983)
Ganga Bruta (1933) – 82’
[músicas de Radamés Gnatalli, com arranjos de Leonardo Bruno e Marcelo Ramos]
Ensaio geral aberto e gratuito: 06 de março, 19h, Theatro São Pedro
Exibições: 14 e 21 de março, 20h, Theatro São Pedro
Bate-papo: 14 de março, 19h
Classificação etária: 14 anos
*****
JAYME MONJARDIM (1956)
O Tempo e o Vento (2013) – 127’
[músicas de Alexandre Guerra]
Ensaio geral aberto e gratuito: 12 de março, 19h, Theatro São Pedro
Exibições: 15 e 22 de março, 20h, Theatro São Pedro
Bate-papo: 15 de março, 19h
Classificação etária: 14 anos
*****
ELIZABETH BEECH e CARLA PATULLO
As aventuras de Lotte Reiniger e Moustapha Alassane (2018) – 10’
LOTTE REINIGER (1899-1981)
As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) – 81’
[músicas de Wolfgang Zeller, Freddie Philipps] [editora: Europäische FilmPhilharmonie.
https://filmphilharmonie.de]
Ensaio geral aberto e gratuito: 11 de março, 19h, Theatro São Pedro
Exibições: 16 e 23 de março, 17h, Theatro São Pedro
Bate-papo: 16 de março, 16h
Classificação etária: Livre
SERVIÇO
Quando: de 13 a 23 de março
Realização: Theatro São Pedro, Cinemateca Brasileira e Instituto Goethe
Onde: Theatro São Pedro (R. Barra Funda, 171 – São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 36 (meia) e R$ 72 (inteira) / à venda em https://theatrosaopedro.byinti.com/#/ticket/
Foto principal: “Nosferatu” (reprodução).