Giselle, um dos balés mais famosos do mundo, que estreou em 1841 na Ópera de Paris, está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com realização AATM (Associação de Amigos do Theatro Municipal) e patrocínio Ouro Petrobras, música de Adolphe Adam, libreto de Théophile Gautier e concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira (segundo Jean Coralli e Jules Perrot), a temporada estreia no dia 05 de abril, às 19h, e contará com dez récitas – sendo uma apresentação fechada para escolas públicas – com a participação do Ballet e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência do maestro Jésus Figueiredo.
No libreto imaginado pelo grande poeta do romantismo francês Gautier, a jovem camponesa Giselle é traída e morre de amor, voltando para se vingar do amante traidor na forma de uma Willi – as Willis são espíritos de virgens que morreram antes de se casarem. Vingativas, elas fazem dançar até a morte os homens que encontram na estrada, às altas horas da noite.
Uma das curiosidades de Giselle é ser um dos poucos balés dançados ainda em tutu romântico – ou seja, saias das bailarinas na altura da panturrilha que remontam às crinolinas da segunda metade do século XIX. Giselle exige técnica e emoção de seus intérpretes, cuja expressão facial conta muito na apresentação da obra. O papel de Giselle é um dos mais ambicionados do repertório, já que exige tanto perfeição técnica, quanto graça e lirismo.
Várias das mais habilidosas bailarinas do mundo representaram esse papel ao longo dos tempos: as célebres Margot Fonteyn, Yvette Chauviré, Natalia Makarova e Carlotta Grisi (para quem o papel foi criado); O Theatro Municipal conheceu Giselle pela primeira vez em 27 de outubro de 1913, dançado pela Companhia de Bailados Russos de Diaghilev e por suas maiores estrelas, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinski. Nosso Corpo de Baile apresentou-o pela primeira vez em 21 de novembro 1951, com coreografia de sua diretora Tatiana Leskova, que também dançou o papel-título. Na vesperal do dia 25, Berta Rosanova deve ter sido a primeira brasileira a dançá-lo em sua versão completa. Duas de suas grandes intérpretes foram as primeiras bailarinas do TMRJ, Aurea Hämmerli e Ana Botafogo.
Depois de anos apresentando a tradicional produção de Sir Peter Wright, o BTM mostra uma versão baseada na coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot. A iluminação é assinada por Paulo Ornellas, a cenografia é de Manuel Puoci e o figurino de Tânia Agra.
A Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, comemora a estreia de Giselle nesta nova temporada de dança do ano:
“’Giselle’ é um clássico dos balés. O espetáculo foi encenado no Theatro Municipal algumas vezes, sempre com grande sucesso. Atendendo às demandas do público, encenamos essa obra novamente, como o primeiro título de balé de 2023. Também é uma data muito especial, pois será a última interpretação de Giselle da nossa primeira bailarina, Cláudia Mota.
“Dando sequência à nossa temporada artista 2023, o Theatro Municipal traz seu primeiro Ballet do ano: ‘Giselle’! A mais tradicional companhia de balé brasileira no palco mais importante do país. Com os solistas Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Marcella Borges, Manuela Roçado, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Rodrigo Hermesmeyer. Uma alegria enorme poder oferecer ao público espetáculo de tão alta qualidade artística e técnica!”, ressaltou o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.
“Considerando a importância de nossa Companhia dentro da tradição dos grandes clássicos de repertório, e sendo a única no país a preservar estas características, apresentamos o balé ‘Giselle’, uma das obras mais importantes no cenário mundial. Com esta versão procuramos passar com clareza todas as sensações necessárias para que o público, mesmo sem conhecer o libreto, possa sentir a dramaticidade e perceber as variações emocionais sugeridas dentro das características de cada personagem” – afirma Hélio Bejani, diretor geral da produção.
“’Giselle’ é a mais conhecida obra de Adolphe Charles Adam, compositor francês do período romântico da música. Ele escreve dezenas de óperas e 14 balés, além de muitas cantatas como ‘Oh Noite Santa!’, reconhecida canção natalina. O balé ‘Giselle’ foi criado em 1841 e se tornou uma referência, não só na parte coreográfica, mas também na parte musical, influenciando vários outros compositores das gerações seguintes, entre eles o próprio Tchaikovsky. Adam utiliza formas musicais muito curtas, porém sempre muito bem construídas e bem interessantes e belas” – destaca o maestro Jésus Figueiredo.
Ficha Técnica
Solistas:
05 e 15 de abril – Cláudia Mota e Cícero Gomes
06 e 11 de abril – Marcella Borges e Filipe Moreira
08, 13 e 16 de abril – Márcia Jaqueline e Cícero Gomes
09 e 14 de abril – Juliana Valadão e Filipe Moreira
12 de abril – Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer
Ensaiadores: Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque
Figurino: Tânia Agra
Iluminação: Paulo Ornellas
Cenografia: Manoel Puoci
Confecção: Pará Produções e Eventos
Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules Perrot
Balé e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência: Jésus Figueiredo
Direção Geral: Hélio Bejani
SERVIÇO
Giselle
Balé dramático em dois atos
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz
Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine
Duração do espetáculo: Cada ato terá 45 minutos de duração, com um intervalo de 15 minutos
Quando: 05, 06, 08, 12, 13, 14 e 15 de abril, às 19h / 09 e 16 de abril, às 17h / 11 de abril, às 14h (somente escolas)
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
Classificação: Livre
Haverá palestras gratuitas uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio.
Ciclo de palestras
05/4, quarta-feira – 18h – Salão Assyrio (récita 1): Os criadores de Giselle – Jayme Chaves e Paulo Melgaço
06/4, quinta-feira – 18h – Salão Assyrio (récita 2): O Romantismo na música e na literatura – Edvan Moraes e Jayme Chaves
08/4, sábado – 18h – Salão Assyrio (récita 3): O Ballet Romântico – Teresa Augusta e Paulo Melgaço
09/4, domingo – 16h – Salão Assyrio (récita 4): Giselle no TMRJ – Paulo Melgaço
11/4, terça-feira – 14h – Palco/frente da cortina (escolas): Descobrindo os personagens – Ana Botafogo
12/4, quarta-feira – 18h (récita 6): O simbolismo em Giselle – Jayme Chaves e Paulo Melgaço
13/4, quinta-feira – 18h (récita 7): Sílfides, Willis e o sobrenatural – Jayme Chaves
14/4, sexta-feira – 18h (récita 8): O papel do corpo de baile no ballet clássico – Vera Aragão
15/4, sábado – 18h (récita 9): A magia da cena: cenário e figurino – Leonardo Bora
16/4, domingo –16h (récita 10): O símbolo da leveza: a sapatilha de ponta – Liana Vasconcelos
Ingressos
Na bilheteria do TMRJ ou através do site theatromunicipal.rj.gov.br:
Frisas e Camarotes – R$ 80,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$ 60,00
Balcão Superior – R$ 40,00
Galeria – R$ 20,00
Foto principal: Alice Bravo.