A especial combinação da flauta com um trio de instrumentos de cordas é o grande destaque do concerto que a Orquestra Sinfônica Brasileira leva ao palco da Sala Cecília Meireles na manhã de 09 de julho. Para interpretar obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Antonín Dvořák, o flautista Alexis Angulo se une à violinista Gabriela Queiroz, ao violista Tiago Vieira e à violoncelista Emília Valova.
Mozart escreveu o caloroso e compacto Quarteto em Ré Maior, K. 285 durante a sua estadia em Mannheim entre 1777 e 1778. Dedicada ao flautista Ferdinand De Jean, a composição é marcada pela limpidez das texturas, pela beleza das melodias e pelo diálogo cintilante entre a flauta e as cordas.
O compositor tcheco Antonín Dvořák compôs o seu Quarteto em Fá Maior, “Americano”, Op. 96 em 1893, durante a sua estadia nos Estados Unidos. De férias em Spillville, então lar de uma grande comunidade tcheca, o compositor se sentiu em casa, encantado com a tranquilidade da vida campestre. A escrita do Quarteto Americano se deu em pouco mais de duas semanas, e a obra parece equilibrar de maneira fascinante a clareza estrutural e o impulso criador de Dvořák. Originalmente escrita para quarteto de cordas, a obra será ouvida na versão com flauta preparada por Stephan Koncz, que magistralmente conseguiu respeitar o original ao mesmo tempo em que explora as qualidades singulares do instrumento de sopro.
–**–
Programa
Wolfgang Amadeus Mozart
Quarteto em Ré Maior, K. 285, para flauta, violino, viola e violoncelo
Antonín Dvořák
Quarteto em Fá Maior, “Americano”, Op. 96 (versão com flauta de Stephan Koncz)
–**–
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Brasileira
Série Músicos da OSB
Alexis Angulo, flauta
Gabriela Queiroz, violino
Tiago Vieira, viola
Emília Valova, violoncelo
Quando: 09 de julho, domingo, às 11h
Onde: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5 meia-entrada) – ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets
–**–
Foto: Marina Andrade.