Orquestra e Coro da UFRJ levam Brahms à Sala

Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 07 de outubro, às 19h, e dia 08 de outubro, sábado, às 16h, dentro da série Sala Orquestras, o Coro e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a participação da mezzosoprano Cecília Massa e regência de Luiz Fernando Malheiro. No programa, obras do compositor alemão Johannes Brahms.

Luiz Fernando Malheiro

É um dos principais nomes da ópera no Brasil, com mais de 60 títulos regidos. É diretor artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera. Foi diretor artístico do Theatro São Pedro, de São Paulo, e diretor de ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Regeu as principais orquestras brasileiras e também no Festival de Ópera de La Coruña, Sinfônica de Miami, Sinfônica de Bari, Filarmônica Marchigiana, Ópera Nacional de Sófia, Sinfônica de Porto Rico, Teatro de Bellas Artes do México. É o único brasileiro a ter regido integralmente O Anel do Nibelungo, de Wagner.

Cecília Massa

Mezzosoprano, Cecília Massa é graduada em Música pela UNICAMP e integrou como solista o elenco estável do Theatro São Pedro, interpretando papéis como Beppe em L’Amico Fritz, de P. Mascagni; Garcias em Don Quichotte, de J. Massenet; Mlle Dangeville em Adriana Lecouvreur, de F. Cilea; Sara em Roberto Devereaux, de G. Donizetti; Geltrude na estreia mundial da ópera Il Noce di Benevento, de G. Balducci; e Angelina em La Cenerentola, de G. Rossini, sob a direção artística de Luiz Fernando Malheiro. Participou de importantes festivais internacionais, como o Dartington International Summer School, na Inglaterra; da Bachkantaten Akademie sob a direção de Helmuth Rilling, apresentando-se nas cidades de Weimar, Erfurt, Leipzig e Eisenach, na Alemanha; e da VI Semana de Música Barroca do Centre de Musique Baroque de Versailles, em parceria com a UNIRIO, sob a  direção de Benoît Dratwicki. Realizou sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo na obra Magnificat, de J.S.Bach, e em Der Rosenkavalier, de R. Strauss, sob a direção musical de Roberto Minczuck. Em seu repertório de ópera também destacam-se papéis como Charlotte (Werther, de J. Massenet); Rosina (Il Barbiere di Siviglia, de G. Rossini); Ottavia (L’Incoronazione di Poppea, de C. Monteverdi); Cherubino (Le Nozze di Figaro) e Sesto (La Clemenza di Tito), ambas de Mozart. Em concertos, apresentou-se em obras como Stabat Mater, de Pergolesi; Missa em C maior, de Beethoven; Requiem, de Mozart; as Siete Canciones Populares, de Manuel de Falla; e a Alto Rhapsodie, de J. Brahms. Atualmente realiza um vasto repertório de ópera, concertos sinfônicos e de música de câmara em salas de concerto do Brasil.

PROGRAMA

Johannes Brahms
Rapsódia para contralto, op. 53                                                  

INTERVALO

Serenata em Ré Maior, op. 11

Sala Cecília Meireles Série Sala Orquestras

Sexta-feira, 07 de outubro, 19h
Sábado, 08 de outubro, 16h

Cecília Massa, mezzosoprano
Luiz Fernando Malheiro, regência
Coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ

Ingressos: R$ 40,00 na bilheteria ou no site da Sala, no endereço http://salaceciliameireles.rj.gov.br/

Foto: divulgação.