A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 07 de outubro, às 19h, e dia 08 de outubro, sábado, às 16h, dentro da série Sala Orquestras, o Coro e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a participação da mezzosoprano Cecília Massa e regência de Luiz Fernando Malheiro. No programa, obras do compositor alemão Johannes Brahms.
Luiz Fernando Malheiro
É um dos principais nomes da ópera no Brasil, com mais de 60 títulos regidos. É diretor artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera. Foi diretor artístico do Theatro São Pedro, de São Paulo, e diretor de ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Regeu as principais orquestras brasileiras e também no Festival de Ópera de La Coruña, Sinfônica de Miami, Sinfônica de Bari, Filarmônica Marchigiana, Ópera Nacional de Sófia, Sinfônica de Porto Rico, Teatro de Bellas Artes do México. É o único brasileiro a ter regido integralmente O Anel do Nibelungo, de Wagner.
Cecília Massa
Mezzosoprano, Cecília Massa é graduada em Música pela UNICAMP e integrou como solista o elenco estável do Theatro São Pedro, interpretando papéis como Beppe em L’Amico Fritz, de P. Mascagni; Garcias em Don Quichotte, de J. Massenet; Mlle Dangeville em Adriana Lecouvreur, de F. Cilea; Sara em Roberto Devereaux, de G. Donizetti; Geltrude na estreia mundial da ópera Il Noce di Benevento, de G. Balducci; e Angelina em La Cenerentola, de G. Rossini, sob a direção artística de Luiz Fernando Malheiro. Participou de importantes festivais internacionais, como o Dartington International Summer School, na Inglaterra; da Bachkantaten Akademie sob a direção de Helmuth Rilling, apresentando-se nas cidades de Weimar, Erfurt, Leipzig e Eisenach, na Alemanha; e da VI Semana de Música Barroca do Centre de Musique Baroque de Versailles, em parceria com a UNIRIO, sob a direção de Benoît Dratwicki. Realizou sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo na obra Magnificat, de J.S.Bach, e em Der Rosenkavalier, de R. Strauss, sob a direção musical de Roberto Minczuck. Em seu repertório de ópera também destacam-se papéis como Charlotte (Werther, de J. Massenet); Rosina (Il Barbiere di Siviglia, de G. Rossini); Ottavia (L’Incoronazione di Poppea, de C. Monteverdi); Cherubino (Le Nozze di Figaro) e Sesto (La Clemenza di Tito), ambas de Mozart. Em concertos, apresentou-se em obras como Stabat Mater, de Pergolesi; Missa em C maior, de Beethoven; Requiem, de Mozart; as Siete Canciones Populares, de Manuel de Falla; e a Alto Rhapsodie, de J. Brahms. Atualmente realiza um vasto repertório de ópera, concertos sinfônicos e de música de câmara em salas de concerto do Brasil.
PROGRAMA
Johannes Brahms
Rapsódia para contralto, op. 53
INTERVALO
Serenata em Ré Maior, op. 11
Sala Cecília Meireles – Série Sala Orquestras
Sexta-feira, 07 de outubro, 19h
Sábado, 08 de outubro, 16h
Cecília Massa, mezzosoprano
Luiz Fernando Malheiro, regência
Coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ
Ingressos: R$ 40,00 na bilheteria ou no site da Sala, no endereço http://salaceciliameireles.rj.gov.br/
Foto: divulgação.