Orquestra Jovem do Estado abre a sua temporada na Sala São Paulo

No dia 12 de março, domingo, às 16h, a Orquestra Jovem do Estado – grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre a sua temporada de 2023 com o tema Crepúsculos.

“Neste ano de 2023, as obras de compositoras e compositores que serão apresentadas pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo nos convidam a encontrar as imagens e ressonâncias dos crepúsculos. A imagem é a da luz que vai do azul ao escuro, ou do escuro ao azul, passando pelos tons de amarelo e vermelho que se percebem entre o ocaso e a noite, mas também entre a noite e o nascer do dia. O arrebol, o lusco-fusco. E a ressonância é o sentido metafórico das imagens dos crepúsculos, que nos puxam um fio de sensação intensa no instante em que algo surge, ou que antecede um final”, explica Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.   

Sob regência de Cláudio Cruz, a Orquestra Jovem do Estado abre o concerto com Asteroid 4179: Toutatis, da compositora finlandesa Kaija Saariaho. Encomendada pela Filarmônica de Berlim, a peça foi composta em 2005 e é inspirada no asteroide mais próximo que passa pela Terra. 

Em seguida, o grupo recebe o pianista brasileiro Marcelo Bratke para interpretar Momo Precoce, de Heitor Villa-Lobos. Orquestrada pelo compositor brasileiro em 1929, a partir de sua obra para piano O carnaval das crianças brasileiras (1919-20), Momo Precoce estreou em dia 23 de fevereiro de 1930, em Paris, interpretada pela pianista brasileira Magda Tagliaferro. Sua orquestração brilhante evoca a alegria das crianças que aguardam a chegada do reinado de Momo.

Para encerrar o concerto, foi escolhida a Sinfonia nº 3, do compositor norte-americano Aaron Copland. Uma das principais características das suas obras, além do nacionalismo, é a versatilidade. Aaron Copland compôs peças para salas de concerto, teatro, balé e cinema. Foi reconhecido com premiações como: Prix de Paris, Prêmio Pulitzer, Grammy, Emmy e um Oscar de melhor trilha sonora para o filme The Heiress, de 1949. Escrita entre 1944 e 1946, a Sinfonia nº 3 foi encomendada pela Fundação de Música Koussevitzky e dedicada à memória de sua fundadora, Nathalie Koussevitzky.

Transmissão ao vivo

Para democratizar o acesso, os concertos realizados na Sala São Paulo serão  também transmitidos ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim: www.youtube.com/tjemesp

Acesse a programação completa da temporada 2023 da Orquestra Jovem do Estado: https://emesp.org.br/wp-content/uploads/sites/2/2022/11/Programa-Temporada-2023_OJE.pdf 

SERVIÇO

Orquestra Jovem do Estado

Cláudio Cruz, regência  
Marcelo Bratke, piano  

Kaija Saariaho (1952-)
Asteroid 4179: Toutatis

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Momo Precoce

Aaron Copland (1900-1990)
Sinfonia nº 3  

Data: 12 de março, domingo, às 16h
Local: Sala São Paulo 
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo/SP 
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Compra online: https://orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/ticket/

Foto: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *