No dia 16 de abril, domingo, às 16h, a Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, recebe o maestro Roberto Minczuk para concerto na Sala São Paulo dentro da temporada 2023.
“Neste ano de 2023, as obras de compositoras e compositores que serão apresentadas pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo nos convidam a encontrar as imagens e ressonâncias dos crepúsculos. A imagem é a da luz que vai do azul ao escuro, ou do escuro ao azul, passando pelos tons de amarelo e vermelho que se percebem entre o ocaso e a noite, mas também entre a noite e o nascer do dia. O arrebol, o lusco-fusco. E a ressonância é o sentido metafórico das imagens dos crepúsculos, que nos puxam um fio de sensação intensa no instante em que algo surge, ou que antecede um final”, explica Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
O programa escolhido para o mês de abril contempla peças dos compositores norte-americanos Charles Ives, Leonard Bernstein, Samuel Barber e George Gershwin, e traz como convidado o maestro Roberto Minczuk, regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal. A Orquestra Jovem do Estado abre o concerto com a obra The Unanswered Question, deCharles Ives (1874-1954), uma pequena obra-prima.
Na sequência, o grupo interpreta Symphonic Dances – West Side Stories, de Leonard Bernstein. Com libreto de Arthur Laurents, música de Bernstein, letras de Stephen Sondheim e coreografia de Jerome Robbins, West Side Story estreou em 1957, em Nova York, e ficou em cartaz durante quase dois anos. Reconhecido até hoje como um dos maiores títulos da história da Broadway, conta uma versão atualizada da história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Em 1961, Bernstein revisitou a sua partitura para West Side Story e extraiu nove seções para compor o que chamou de Danças sinfônicas. Bernstein foi uma das principais personalidades da música do século XX, atuando como compositor, maestro, pianista e educador. Foi diretor musical da Filarmônica de Nova York entre 1958 e 1969 – período em que se dedicou à popularização do repertório clássico – e regeu as maiores orquestras do mundo.
Em seguida, é a vez de Adagio for strings, de Samuel Barber (1910-1981), que foi escrita originalmente para quarteto de cordas em 1936, e só depois foi transcrita para orquestra de cordas, a pedido do maestro Arturo Toscanini, responsável pela estreia da peça em 1938, à frente da Orquestra da NBC.
O concerto se encerra com An American in Paris, de George Gershwin (1898-1937). Estreada em 1928, An American in Paris é um poema sinfônico que chama atenção pelo modo como Gershwin une a linguagem erudita de sua formação musical às características típicas da música popular norte-americana.
Os ingressos para o concerto custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), e podem ser adquiridos pelo site: https://shre.ink/ojeingressos
Transmissão ao vivo
O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim: www.youtube.com/tjemesp.
Acesse a programação completa da temporada 2023 da Orquestra Jovem do Estado: https://shre.ink/ojeprogramacao.
SERVIÇO
Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo
Roberto Minczuk, regência
Programa
Charles Ives (1874-1954)
The Unanswered Question
Leonard Bernstein (1918-1990)
Symphonic Dances – West Side Story
Samuel Barber (1910-1981)
Adagio for strings
George Gershwin (1898-1937)
An American in Paris
Foto: Heloísa Bortz.