Orquestra Jovem do Estado recebe o violoncelista Antonio Meneses

Orquestra Jovem do Estado grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, recebe o violoncelista Antonio Meneses para concerto no dia 14 de maio, domingo, às 16h, na Sala São Paulo. A regência será de Claudio Cruz. A apresentação celebra também a Semana da União Europeia.

O concerto abre com a execução do Hino da União Europeia – sendo este o quarto movimento da 9ª sinfonia de Ludwig van Beethoven – e do Hino Nacional Brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva.

Em seguida, o grupo recebe Antonio Meneses para interpretar Concerto para violoncelo e orquestra nº 2, Op. 126, de Dimitri Shostakovich (1906-1975). Escrita em 1966, a obra foi dedicada ao seu ex-aluno do Conservatório de Moscou, Mstislav Rostropovich. Shostakovich deixou uma obra prolífica e rica. Compôs, entre tantas obras, as óperas O nariz e Lady Macbeth do distrito Mtsensky. Sua produção inclui ainda balés, sinfonias, música de câmara, peças para piano, concertos para violino, violoncelo e piano, suítes, outras obras orquestrais, canções e peças como cantatas e oratórios, além de uma produção para o cinema, com mais de duas dezenas de peças. O conjunto de sua obra o consagra como um dos maiores nomes do século XX.

E para encerrar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado interpreta Sinfonia em Sol menor, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920). Composta em Berlim e estreada em 1897, é considerada a principal obra sinfônica de Nepomuceno. O compositor é fundamental para compreender a história da música no Brasil a partir do fim do século XIX. Suas obras tocam na questão de uma música de identidade brasileira. Alberto Nepomuceno dedicou-se também ao ensino e foi diretor do Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro.

Os ingressos para o concerto custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser adquiridos no seguinte site: https://shre.ink/ojeingressos

Transmissão ao vivo

O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim: www.youtube.com/tjemesp

SERVIÇO

Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo

Cláudio Cruz, regência
Antonio Meneses, violoncelo

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Hino da União Europeia [arr. Herbert von Karajan]

Francisco Manuel da Silva (1795-1865)
Hino Nacional Brasileiro [Poema: Joaquim Osório Duque Estrada]

Dmitri Shostakovich (1906-1975)
Concerto para violoncelo e orquestra nº 2, Op. 126

Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Sinfonia em Sol menor

Foto: Heloísa Bortz.