Orquestra Jovem do Estado recebe Valentina Peleggi

Na sequência da temporada 2023, a Orquestra Jovem do Estado, grupo artístico da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo -, gerida pela Santa Marcelina Cultura, apresenta no próximo domingo, 15 de outubro, um concerto em homenagem ao Dia das Professoras e Professores. Na oportunidade, os docentes da rede pública de ensino são contemplados com uma cota de ingressos gratuitos.

Com um programa de ampla variedade estilística e repleto de desafios técnicos, serão apresentadas obras como o Preludio Sinfônico, de Giacomo Puccini; o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor, de Antonín Dvorák, e a Suíte Romeu e Julieta, do compositor Sergei Prokofiev. Na ocasião, a regente será Valentina Peleggi, formada em regência pelo Conservatório Santa Cecília, em Roma. Com experiência de estudos na Royal Academy of Music, Valentina foi Regente Titular do Coro da Osesp e Regente em Residência da Osesp no biênio de 2017-2018.

Além disso, será solista do concerto a violoncelista sul-coreana Hayoung Choi, desde o fim de setembro em turnê pelo Brasil com concertos ao lado de orquestras e recitais solo. No último ano, Hayoung foi vencedora do Primeiro Prêmio do Concurso Rainha Elisabeth para Violoncelo, realizado em Bruxelas, na Bélgica, e considerado um dos concursos de música clássica mais prestigiados do mundo.

Valentina Peleggi, regência

Valentina Peleggi

Duas vezes nomeada vencedora da Gordon Foundation e premiada com a bolsa Henry Wood, em 2012, Valentina Peleggi recebeu em 2014 o prêmio Fred Southall Memorial e o prestigiado Ernest Read Conducting. Em apenas alguns anos, o caminho profissional da regente italiana decolou significativamente e, depois de excelentes críticas, foi nomeada regente assistente da Osesp, em São Paulo (2016). Em seguida, foi nomeada regente residente da Orquestra e regente principal do Coro Sinfônico (2017), ganhando o Prêmio APCA como a melhor regente do ano. Primeira italiana a entrar no programa internacional de regentes de orquestra na Royal Academy of Music, de Londres, formou-se com distinção e recebeu o DipRAM por um excelente recital final. Ela teve a oportunidade de assistir produções de John Eliot Gardiner, Semyon Bychkov, Christian Thielemann e continuar seus estudos com David Zinman, no Tonhalle, em Zurique. Valentina possui um mestrado em regência pelo Conservatorio di Musica Santa Cecilia, em Roma, com honras. Recebeu duas vezes o Diploma di Merito, em 2011 e 2012, da Accademia Chigiana e, em 2013, recebeu o Diploma d’Onore, o prêmio mais alto de Chigiana.

Hayoung Choi, violoncelo

A violoncelista sul-coreana Hayoung Choi, nascida em Bielefeld (Alemanha) em 1998, é a vencedora do Primeiro Prêmio do Concurso Rainha Elisabeth para Violoncelo de 2022. Ganhou também os Primeiros Prêmios no 3º Concurso Internacional de Violoncelo Krzysztof Penderecki e no Concurso Internacional Johannes Brahms. Durante as masterclasses de violoncelo de Kronberg, foi regalada com o Prêmio Landgrave de Hesse e o Prêmio de Música Leyda Ungerer. Mais recentemente, ela foi selecionada como a ganhadora inaugural do FENDI Music Award. Seus destaques recentes e atuais incluem apresentações com a Orquestra Filarmônica de Bruxelas, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra Filarmônica de Poznan, Orquestra Filarmônica de Kosice, Orquestra Filarmônica de Cracóvia, Orquestra Filarmônica de Boston, New York Classical Players e Orquestra Sinfônica da KBS.

–**–

PROGRAMA

Giacomo Puccini
Preludio Sinfônico

Antonín Dvorák
Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor

INTERVALO

Sergei Prokofiev
Suíte Romeu e Julieta

–**–

SERVIÇO

Orquestra Jovem do Estado

Valentina Peleggi, regência
Hayoung Choi, violoncelo

Quando: 15 de outubro, domingo, às 16h
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) / ingressos à venda em: https://encurtador.com.br/ajQR0

–**–

Foto principal: Bruno Lima.