A Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), primeira orquestra brasileira que dá protagonismo às pessoas com deficiência, fará um concerto especial no dia 28 de agosto, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após estrear a temporada 2023 no 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina, a orquestra iniciou a turnê de concertos e agora se prepara para proporcionar momentos inesquecíveis ao público do Rio de Janeiro.
A OPESP estará sob regência do reconhecido maestro Marcos Arakaki e contará com a participação especial da soprano Caroline Brito. A orquestra, que percorre desde 2022 uma jornada em direção à inclusão social por meio da música clássica, após a apresentação no Rio de Janeiro, segue turnê para mais outros três concertos, passando pela capital paulista, Botucatu e Santos.
Para este concerto, a OPESP trará um repertório diversificado que inclui obras de compositores como Mozart, Bizet e Tchaikovsky, dentre outros. “A grande maioria dos músicos da OPESP vivenciou pela primeira vez na vida a experiência da rotina de uma orquestra sinfônica. Dadas todas as dificuldades impostas sobre as pessoas com deficiência, para elas chegava a ser difícil até mesmo encontrar escolas de música para estudar. Hoje serem protagonistas da OPESP e terem contato com um corpo técnico deste nível, é extremamente recompensador”, detalha Igor Cayres, idealizador do projeto.
OPESP
Promover inclusão social por meio da música clássica era o sonho do produtor cultural e mestre em atividades culturais e artísticas Igor Cayres. Com vivências pessoais e profissionais com cadeirantes no passado, em 2022 ele conseguiu captar patrocinadores, encontrar profissionais habilitados, selecionar e capacitar uma orquestra de mais de 30 pessoas e estrear a OPESP – a primeira orquestra parassinfônica de São Paulo – na Sala São Paulo, mesmo palco por onde passam gigantes da música mundial.
O gigantesco esforço valeu a pena. No mesmo ano o projeto conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura, e ganhou novo fôlego para seguir seu caminho.
O projeto envolve, além de ensaios e concertos, a preparação de todos os músicos por meio de aulas, em um processo de crescimento e amadurecimento. A área pedagógica da orquestra está sob a coordenação da pianista e renomada professora Aída Machado, Mestre em Música ECA-USP.
–**–
SERVIÇO
Rio de Janeiro
Quando: 28 de agosto, às 19h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N, Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Apresentações seguintes:
Botucatu
Quando: 16 de setembro, às 20h
Onde: Teatro Municipal de Botucatu (Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27, Centro, Botucatu – SP)
São Paulo
Quando: 30 de setembro, às 21h
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo – SP)
Santos
Quando: 14 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, Santos – SP)
–**–
Foto: Leda/Divulgação.